quarta-feira, março 10, 2010

"O Tesouro” de Manuel António Pina.


Temos no nosso reportório uma peça de teatro de marionetas “ O Tesouro” de Manuel Antº Pina que se enquadra perfeitamente nas Comemorações do Centenário Nacional da Implantação da Republica, sendo também um texto aconselhado pelo Projecto Ler+.

É percebendo o passado que entendemos o presente…esta peça relata de uma forma transparente e directa um período difícil da Republica (da ditadura à democracia).

Acreditamos que as coisas NÃO acontecem por acaso, nem sozinhas…todos nós somos e devemos assumir a responsabilidade do caminho que segue o nosso Pais.

Esta peça é só uma gota de água…

Por esse motivo, vimos por este meio enviar informações sobre o espectáculo “O Tesouro” de Manuel António Pina.

Achámos importante contar o que foi o nosso Portugal antes do 25 de Abril 1974, que esse foi um dia de grande festa e de esperança, porque o nosso povo voltou a viver em liberdade “essa que temos hoje” depois de cinquenta anos de tristeza e de silêncio.

Estreado em 2006, este espectáculo está a ser um sucesso e a ter grande impacto tanto quando representado para o público em geral, quer quando representado para as escolas.

O TESOURO

Espectáculo para a educação à cidadania.

Um resumo lúdico e pedagógico sobre a liberdade, o antes e o depois, a tristeza e o medo, a luta e finalmente a LIBERDADE…

Esta peça, contemporânea e verídica, foi baseada numa pesquisa rigorosa de músicas, poemas, diálogos, comunicados, vestuário, arquitectura, registos e memórias do povo.

A Liberdade é como uma flor… temos que a regar todos os dias.

- Há muitos anos, no tempo em que os teus pais/avos andavam na escola, num pais muito distante vivia um povo infeliz e solitário, vergado sob o peso de uma misteriosa tristeza. (…)

(…) Os meninos do País das Pessoas Tristes não podiam ouvir as músicas, nem ver os filmes, nem ler os livros e as revistas de que gostavam, (…)

(…) Os soldados reuniram-se nos quartéis e pegaram nas suas armas para arrancar finalmente o tesouro das mãos dos ladroes. E toda a gente saiu alvoroçadamente para a rua e acompanhou os soldados, cantando e gritando: «Viva a liberdade! Viva a liberdade!». (…)

(…) Esse país agora já não se chama País das Pessoas Tristes, chama-se Portugal e é o teu país. E o tesouro pertence-te a ti, és tu que agora tens que cuidar dele, guardando-o muito bem no fundo do teu coração para que ninguém to roube outra vez.


O livro bidimensional, cujas páginas são os cenários e de onde sobressaem figurantes, aliada à manipulação das marionetas, cria um espectáculo que envolve o espectador, criança ou adulto, numa áurea de magia.


Produção e Encenação: Grupo Mestre Filipe e as Suas Marionetas

Direcção Artística e Técnica: Luís Filipe Baptista

Manipulação: Carla Alexandra e Filipa Baptista

Dramatização do Texto e Pesquisa: Filipa Baptista

Criação Plástica: Carla Alexandra

Luminotecnica e Sonoplastia: Carla Alexandra e Filipa Baptista

Colaboração: Anabela (canções à lareira); José Ilídio (Viola); Carlos Soares (carpintaria)

Excertos das Musicas: Depois do Adeus; Hino M.P.; Grândola; Excertos de reportagens e comunicado da rádio retirados do Cd “Os Cravos da Rádio”; Portugal Ressuscitado; varias de José Afonso.

Excertos dos Poemas: “A Dita dura” de José Carlos Vasconcelos e “Os Medos” de José Cutileiro

Para uma melhor apreciação anexamos opinião do público, poderão igualmente ver fotos em www.mestrefilipe.blogspot.com e um pequeno excerto do espectáculo em http://mestrefilipemarionetas.hi5.com

Sem comentários: