quarta-feira, outubro 20, 2010

3º encontro do Teatro Dom Roberto em Alcobaça 16 Out. 2010


Decorreu este fim de semana mais a 13ª edição do Festival Marionetas na Cidade em Alcobaça promovido pela Companhia S.A. Marionetas, festival que se pauta por ser uma mostra nacional de companhias de teatro de marionetas, foram três dias dedicados aos espectáculos e ao encontro entre marionetistas.
Decorreu inserido no Festival mais um Encontro de bonecreiros tradicionais portugueses, apresentando em frente ao belissímo Mosteiro da cidade os "Robertos", estes bonecreiros tradicionais, que ainda aprendem através das mãos de um mestre, praticamente estão reduzidos a um grupo de seis bonecreiros que utilizam a "palheta".
Não foi possível estarem todos, infelizmente, mas estiveram José Gil,Nuno Pinto, Jorge Soares e Rui Sousa que se integra na equipa dos novos bonecreiros estreando a "tourada".
Deixo aqui algumas belissimas imagens captadas.
José Gil tem vindo a promover este encontro de bonecreiros realizando-se ainda uma mostra com algum espólio no Armazém das Artes, este encontro tradicional é um legado e um património, espero que seja possível a José Gil e à sua equipa dar continuidade a este encontro por muito anos para que não se perca todo o legado deste teatro.

noticia completa em http://marionetasdemandragora.blogspot.com/

Sem comentários: