terça-feira, novembro 29, 2011

Henrique Delgado - contributos para a história da marioneta em Portugal de Rute Ribeiro - edição Museu da Marioneta de Lisboa


provávelmente uma das publicações mais esperadas por todos os que vivem o universo da marioneta portuguesa. são 280 páginas de informação recolhida por Henrique Delgado aqui com texto,pesquisa e selecção de artigos feita por Rute Ribeiro numa edição do Museu da Marioneta de Lisboa.

Henrique Delgado - contributos para a história da marioneta em Portugal de Rute Ribeiro
ISBN 978-989-8167-11-8
Deposito Legal 336292/11

publicidade com marionetas de fios

Marionetas from armadillo on Vimeo.

Teatro de sombras da China está na lista do patrimônio cultural imaterial


A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), anunciou ontem (27) que o sexto o Comitê Intergovernamental da entidade, reunido em Bali, na Indonésia, decidiu incluir o teatro de sombras da China na Lista Representativa de Patrimônio Imaterial da Humanidade.

O teatro de sombras chinês apresenta manipulação de marionetes, canto, literatura oral e artesanato. A manifestação envolve história cultural, crenças sociais e costumes locais.

Antes dessa reunião, a China contava com 28 patrimônios culturais na lista da Unesco, que tinha um total de 213 itens de todo o mundo.

tirado de http://portuguese.cri.cn/561/2011/11/28/1s142900.htm

sábado, novembro 26, 2011

Portugal em marionetas participa no Festival Fringe


Um menino de madeira, um jardim e um manipulador. Uma criação inteiramente portuguesa e um espectáculo de “one man show” vai estar em cena no próximo sábado, integrado no Festival Fringe.

Não é o Pinóquio, nem vive na pequena aldeia italiana, nem tem um pai de nome Geppetto. Chama-se Jasmim, vive num jardim e o “pai” é Sérgio Rolo, quem o criou e quem lhe dá vida. Pela primeira vez em Macau, o ex-actor do Teatro de Marionetas do Porto vem fazer a estreia de “Jardim Jasmim” ao território – o primeiro espectáculo depois da criação da Má – Marionetas do Algarve.

Uma peça para maiores de quatro anos e sem limite de idade. O argumento convida-nos a entrar no mundo do menino e conta a história do seu dia-a-dia e do seu jardim. “Jardim Jasmim conta as vivências e os sentimentos da rotina diária do menino”, desvenda Sérgio Rolo.

Um mundo imaginário, onde tudo se passa e tudo o que se sente é uma hipérbole de vivências. O artista fala em “booms imaginários”, entre flores, plantas e, claro, jasmim. O boneco é manipulado em loco. Propositado ou não, para Sérgio Rolo, assim dá-se mais vida ao menino e as crianças podem ver como tudo funciona e se vai transformando ao longo da peça. É em português, mas a língua pouco importa. O artista quis apostar na música, como veículo de comunicação e como dinamizador da narração.

E como todos os contos, este não é diferente e pretende ter uma mensagem de abertura ao mundo. Sérgio Rolo explica ao Hoje Macau: um universo infantil marcado pelo egocentrismo deve-se quebrar e mostrar que há vida para além de cada um. “As crianças vivem na casa delas, no jardim delas, no mundo delas. Mas o mundo é global, há mais árvores e mais meninos a viverem as mesmas experiências”, refere em alusão ao espectáculo. Assim, no final da representação, o jardim, simbolizando o universo de jasmim, abre-se para os outros. “O mundo é global. No final há uma abertura e uma análise”, comenta ainda o artista.



Um público exigente

Um espectáculo direccionado para crianças, que nas palavras de Sérgio Rolo, é a audiência mais difícil de conquistar e de prender ao lugar. “É como andar num arame sem chão por baixo”, assim descreve o sentimento de entrar em cena, com uma plateia onde as crianças são os juízes.

Mas é também no planeta das crianças que o artista gosta de estar e nos seus mundos imaginários. “Há uma liberdade para criar. Eu gosto de não ter limites como criador”, explica.

Serão 40 minutos ao encontro do público, numa acção directa e onde não há segredos de produção. “O manipulador está à vista e como se tivesse dupla personalidade – também é narrador”, diz o artista. “Para as crianças é bom haver um desvendar de truques.”

E como hoje em dia o universo infantil está ligado às tecnologias, o espectáculo tem uma componente gráfica muito intensa. “É um forma de ir ao encontro da realidade dos mais novos. Tentei fazer a peça numa espécie de anúncio de televisão. As imagens são fortes e instantâneas”, esclarece ainda.

Num “one man show” tudo é controlado por Sérgio Rolo, não deixando escapar o sistema mecânico que faz Jasmim caminhar de forma quase humana. Apesar de dar o nome à peça, o menino de madeira não é a personagem principal. “Ele aparece e desaparece, a imagem gráfica é o mais importante nesta peça.”

Macau, o público e o ser artista

Sérgio Rolo pretende ficar em Macau pelo menos até Fevereiro. Em menos de uma semana vários projectos já surgiram e acima de tudo a sua arte é apreciada como arte. “Há muito tempo, se é que um dia aconteceu, não sentia consideração pelo facto de ser artista”, manifesta. Um público afável e respeitoso, uma terra de oportunidades de trocas e experiências já apaixonou este português. Sérgio Rolo quer dar o que sabe, mas quer também aprender – mais sobre marionetas, para poder levar para a Europa o que se faz na Ásia. “Gostava de ir ao Vietname e estudar as técnicas de andar sobre a água e aprofundar também as marionetas chinesas.”


http://hojemacau.com.mo/?p=24756

(noticia enviada por Rui Sousa)

quinta-feira, novembro 24, 2011

Pin - Produção da companhia S.A.Marionetas



A Arvore que não era de natal - nova produção de NTheias/no mundo da lua


http://www.aarvorequenaoeradenatal.blogspot.com/

10º ANIVERSÁRIO - Museu da marioneta Domingo, dia 27 às 17H


O Museu da marioneta é um lugar especial. Num antigo convento no centro de Lisboa conhecemos a história, formas e evolução de uma arte milenar.
O Museu é mais do que uma colecção. É um lugar cheio de vida. É a aventura e alegria de aprender, brincando, tocando, ouvindo. São os espectáculos. É a descoberta de outros tempos aqui ao alcance da mão.
Para os dias 27 e 28 de Novembro preparámos uma programação especial para a qual contamos com a sua presença.

10º ANIVERSÁRIO
Domingo, dia 27 às 17H

Lançamento dos livros “Museu da Marioneta: 10 anos em imagens” e “Henrique Delgado: contributos para a história da marioneta em Portugal”

Exposição “O Museu Ilustrado”
Para a comemoração do 10º aniversário do Museu, abrimos as portas a novos olhares sobre as nossas peças. Do palco para o papel, várias marionetas vão ganhar nova vida pelas mãos de dez ilustradores: Ana Ventura, Bernardo Carvalho, Filipe Abranches, Frederico Rocha, Gémeo Luís, Joana Rosa Bragança, João Maio Pinto, Nuno Cintrão, Nuno Saraiva, Susana Carvalhinhos.

Filme "Maratona de Robertos"
Exibição dos espectáculos de Robertos que a 10 de Setembro tiveram lugar no Chiado, em Lisboa. Com os bonecreiros: Rui Sousa (Marionetas da Feira), Francisco Mota (PortoImagem), Jorge Soares (A Barraca do Gregório), Nuno Pinto (Fio de Azeite), Raul Constante Pereira (Limite Zero), José Gil (SA Marionetas), Manuel Dias (Trulé).

Segunda-feira, dia 28

Museu Aberto!

BONECOS DE SANTO ALEIXO
CENDREV
28 e 29 de Novembro de 2011, 21h30

Estes títeres tradicionais do Alentejo parecem terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.
São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

Maiores de 12 anos
Duração – 70m

CASA DOS VENTOS
Teatro e Marionetas de Mandrágora
De Quarta a Sexta, 23, 24 e 25 de Novembro ás 10h30 e 15h

Sábado, dia 26 às 16h
Domingo, dia 27 às 11h30

“Casa dos ventos” é uma casa e é uma viagem. Qual a dimensão de uma casa? Pode uma pessoa ser uma casa? Necessita uma casa de paredes? Pode uma casa ser um local, uma língua, um país... ?
Este espectáculo narra uma viagem de duas personagens em busca de manterem a sua forma de estar, o seu espaço de afectos e emoções num mundo em transformação. Numa grande cidade, uma velha, Alba e Maria tentam atravessá-la carregando um moinho de vento às costas na procura de uma nova colina que lhes garanta um local para viverem. Mas a cidade respira, oprime e fascina.
A casa parte da procura da integração das memórias pessoais e colectivas na vida quotidiana, olhando para os legados tradicionais como a possibilidade de construir a imagem de um futuro próprio, repleto de memórias e tradições reinventadas.

Público-alvo: Maiores de 6 anos

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE AUTÓMATOS
Teatro e Marionetas de Mandrágora
26 e 27 de Novembro de 2011

Na abordagem aos mecanismos e às engrenagens criamos figuras animadas, atravessadas por distintas dinâmicas de movimento, ponto base para teatro das marionetas.
Estas figuras situadas na fronteira da escultura e do teatro das marionetas, são colocadas em acção quer pelo manipulador quer pela acção da força mecânica ou natural, como é a força do vento.

sexta-feira, novembro 18, 2011

10ª. edição da Casa Mágica - Festival de Marionetas em Valongo do Vouga


A Casa do Povo de Valongo vai organizar, de 18 a 20 de Novembro, a 10ª. edição da Casa Mágica, com o Festival de Marionetas.

O programa envolve uma exposição fotográfica alusiva ao 10º. aniversário do evento e a direcção artística é de Beto Hinça, com apoios oficiais da Câmara Municipal de Águeda e da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga - e também da Pizaria Casa Branca, restaurantes Jacinto e Videira e Caixa de Crédito Agrícola de Águeda.
O programa é o seguinte:
- Dia 18, 6ª.-feira: Beto Inça com “Magia Musical”, espectáculo oferecido às instituições locais (14,30 horas), e Marimbondo, com “Anton, o rato do circo” (21,30).
- Dia 19, sábado: Grupo “Improviso”, com o especial “Imprevisto” (21,30 horas).
- Dia 20, domingo: Beto Hinça, com ”A história de um cão” (16 horas).
Os espectáculos decorrerão (todos) no auditório da Casa do Povo de Valongo do Vouga

sexta-feira, novembro 11, 2011

palestra sobre o “Karakuri-Ningyo”, boneco mecanizado tradicional do Japão


Terá lugar uma palestra sobre o “Karakuri-Ningyo”, boneco mecanizado tradicional do Japão, pelo Prof. Mitsuharu Hanya, organizado pela "Japan Foundation, Madrid”, e com o apoio do Museu do Oriente e Câmara Municipal do Porto.

Datas e locais: < 22 de Novembro de 2011, pelas 18h00 - no Museu do Oriente (Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), 1350-352, Lisboa);
< 23 de Novembro de 2011, pelas 18h00 - na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Rua D. Manuel II, Jardins do Palácio de Cristal, 4050-239, Porto).

Entrada Gratuita.

quinta-feira, novembro 10, 2011

Rui Sousa - Agenda Novembro / Dezembro 2011


12 de Novembro - 'O BARBEIRO' e 'TOURADA À PORTUGUESA' - FIMS - Sintra
10h30 - Palácio de Monserrate
15h30 - Palácio Nacional de Sintra – Vila

20 de Novembro - WORKSHOP DE CONSTRUÇÃO DE PRESÉPIOS (MARIONETAS DE MESA)
11h30 - Fórum FNAC Mar Shopping - Leça da Palmeira

1 a 4 de Dezembro - evento: PRENDA 2011 - Portas do Mar - PONTA DELGADA
'O BARBEIRO' e 'TOURADA À PORTUGUESA'
1 de Dezembro - 21h00
2 de Dezembro - 10h30
3 de Dezembro - 18h00
Workshop de construção de fatoches
2 de Dezembro - 18h00

18 de Dezembro - 'O CIRCO DAS MARIONETAS' - FNAC Mar Shopping
17h00 - Fórum FNAC Mar Shopping - Leça da Palmeira


Mais informações em:
www.ruisousa.pt
www.marionetasdafeira.blogspot.com
www.facebook.com/marionetasdafeira

quarta-feira, novembro 09, 2011

Museu da Marioneta - Newsletter 22



Newsletter 22 ()

O Museu da Marioneta é um lugar especial. Num antigo convento no centro de Lisboa conhecemos a história, formas e evolução de uma arte milenar. O Museu é mais do que uma colecção. É um lugar cheio de vida. É a aventura e alegria de aprender, brincando, tocando, ouvindo. São os espectáculos. É a descoberta de outros tempos aqui ao alcance da mão.

Em Novembro fazemos 10 anos. Preparámos uma programação especial para grandes e pequenos com espectáculos, exposições, workshops... Esperamos pela sua visita!

4 A 6 DE NOVEMBRO
FASE REMTeatro Kaos

O que acontece quando, depois de adormecermos, aparece uma simples caixa que nos abrirá o caminho até ao lugar mais sonhado por nós?
Só temos de nos deixar levar pelas sensações que somos capazes de viver mesmo quando estamos acordados: a curiosidade de saber o que há no final de uma misteriosa corda, a ilusão de brincar num trapézio, a frustração de ser arrastado pelo vendaval ou, melhor ainda, a liberdade de voar.
Em “Fase REM” viveremos estas e mais aventuras sem pensar se é um sonho ou realidade, sem saber se estamos acordados ou a dormir. Porque os teus sonhos se podem tornar realidade, mesmo que seja só no teatro.

PÚBLICO-ALVO: maiores de 6 anos
HORÁRIO: dias 4, 10h30 Sábado, dia 5, 16h Domingo, dia 6, 11h30
PREÇOS: Grupos escolares: 3€ Crianças até aos 12 anos: 5€ Adultos: 7€
------------------------------------------------
10 A 13 DE NOVEMBRO
ESTÓRIA DO TAMANHO DAS PALAVRASLimite Zero Associação Cultural

Este novo projecto dirige-se a um público infantil, mas que pode envolver toda a família à volta de um tema que nos importa tocar, o Livro.
Sabemos que no mundo tecnológico e acelerado em que vivemos é mais difícil do que nunca motivar as crianças para a pausa, a introspecção, a reflexão. É aí que nasce o pensamento crítico e criativo, tão importante na formação de adultos capazes e conscientes do seu papel interventivo na sociedade.
Contamos uma história onde os personagens principais são os habitantes de uma biblioteca.
As palavras, que vivem numa casa que é um livro, numa cidade que é a biblioteca, ganham vida, com os seus defeitos e qualidades, tal e qual como as pessoas, fazendo-nos ter vontade de as conhecer melhor.
Uma história do tamanho das palavras, onde o amor, o medo e a injustiça social confundem-se entre o bem e o mal, numa divertida reflexão sobre os afectos e os valores éticos na sociedade actual.
Um espectáculo de promoção do livro e da leitura, que promove, acima de tudo, o ser humano, através das palavras.

PÚBLICO-ALVO: maiores de 6 anos
HORÁRIOS: 10 e 11 de Novembro às 10H30M - grupos escolares;
12 de Novembro, às 16H00M - público em geral;
13 de Novembro, às 11H30M - público em geral.
PREÇOS: Grupos escolares: 3€ Crianças até aos 12 anos: 5€ Adultos: 7€
-----------------------------------------------------------------------
23 A 27 DE NOVEMBRO
CASA DOS VENTOS Teatro e Marionetas de Mandrágora

“Casa dos ventos” é uma casa e é uma viagem. Qual a dimensão de uma casa? Pode uma pessoa ser uma casa? Necessita uma casa de paredes? Pode uma casa ser um local, uma língua, um país... ?
Este espectáculo narra uma viagem de duas personagens em busca de manterem a sua forma de estar, o seu espaço de afectos e emoções num mundo em transformação. Numa grande cidade, uma velha, Alba e Maria tentam atravessá-la carregando um moinho de vento às costas na procura de uma nova colina que lhes garanta um local para viverem. Mas a cidade respira, oprime e fascina.
A casa parte da procura da integração das memórias pessoais e colectivas na vida quotidiana, olhando para os legados tradicionais como a possibilidade de construir a imagem de um futuro próprio, repleto de memórias e tradições reinventadas.


PÚBLICO-ALVO: maiores de 6 anos
HORÁRIOS: Dias 23, 24 e 25 10h30 e 15h - grupos escolares;
Sábado, dia 26, 16h - público em geral;
Domingo, dia 27, 11h30- público em geral.
PREÇOS: Grupos escolares: 3€
Crianças até aos 12 anos: 5€
Adultos: 7€
Duração do espectáculo 60 minutos
-------------------------------------------------------
28 E 29 DE NOVEMBRO
BONECOS DE SANTO ALEIXO CENDREV

Estes títeres tradicionais do Alentejo parecem terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.


PÚBLICO-ALVO: maiores de 12 anos
HORÁRIOS: 21h30
PREÇOS: 7€
Duração do espectáculo 70 minutos
------------------------------------------------------
26 E 27 DE NOVEMBRO
CONSTRUÇÂO DE AUTÓMATOS Teatro e Marionetas de Mandrágora
OFICINA PARA ADULTOS

O autómato estabelece a fronteira entre a marioneta e a escultura.
O movimento da figura dá-nos a ilusão de estar animada, possuidora de vida.
Utilizando diversos materiais a criança explora as dinâmicas de movimento e animação de figuras. Cada
criança vai construir a sua própria figura, ponto de partido para uma exploração mais exaustiva no seu
grupo escolar e familiar.

PÚBLICO-ALVO: maiores de 14 anos
HORÁRIO: das 10h às 18h
PREÇO: 50 €
----------------------------------------------------------------------
27 DE NOVEMBRO A 31 DE DEZEMBRO
O MUSEU ILUSTRADO
EXPOSIÇÃO
10 anos | 10 ilustradores!
Para a comemoração do 10º aniversário do Museu, abrimos as portas a novos olhares sobre as nossas peças. Do palco para o papel, várias marionetas vão ganhar nova vida pelas mãos de dez ilustradores.


HORÁRIO: das 10h às 13h e das 14h às 18h
PREÇO: Entrada Gratuita

TODOS OS DOMINGOS DE NOVEMBRO
BEST OF MANHAS CRIATIVAS
OFICINAS PARA PAIS E FILHOS

Em Novembro o Museu da Marioneta faz 10 ANOS! Para celebrar esta data tão especial preparámos um “best of” de manhãs criativas!
Venham festejar connosco, vão ser quatro domingos imperdíveis!

Dia 6 Histórias Conventuais — Nesta oficina vamos construir uma marioneta inspirada nos antigos habitantes do Convento das Bernardas.

Dia 13 Instrumentos cozinhados, bonecos chanfrados — Durante esta manhã vamos criar uma marioneta a partir de um objecto de cozinha. Para isso basta trazerem alguns gramas de criatividade e boa disposição!

Dia 20 Cinco dedos de história — Oficina onde os participantes vão recriar a sua família em ponto pequeno, através da construção de cinco marionetas de dedo.

Dia 27 Nas mãos bocas… e na cabeça: ideias loucas! - Manhã dedicada ao universo das marionetas de esponja . Com matérias fofas vamos criar as coisas mais loucas…

HORÁRIO Manhã 10h30 às 12h30m
DURAÇÃO 2 horas
PÚBLICO 1 adulto + 1 criança com mais de 6 anos
PREÇO 5€

Valdevinos teatro de marionetas apresentam "FLORESTA"




Valdevinos teatro de marionetas
apresentam

FLORESTA

na Biblioteca Municipal de Sintra
12 e 19 de Novembro (sábado) às 16h00
entrada livre

sábado, novembro 05, 2011

"Marioneta Meu Amor", um concerto-espectáculo -Fórum Eugénio de Almeida - 5 de Nov. - 21h30


Fórum Eugénio de Almeida
5 de Novembro de 2011 pelas 21h30

Marioneta Meu Amor
Intimismo e cumplicidade na poesia da música e das imagens.

Marionetista: Manuel Costa Dias

Composição e piano: Amílcar Vasques-Dias

Voz no CD DESNUDO: Joana Machado

"Marioneta Meu Amor", um concerto-espectáculo inigualável que junta o intimismo e cumplicidade na poesia da música e das imagens. Criado a partir do CD "Desnudo", de Amílcar Vasques-Dias, sobre poesia feminina hispano-árabe do século XII, em "Marioneta Meu Amor", Manuel Dias, conceituado marionetista, dá vida às personagens que se desvendam na música e nos poemas. A mestria do marionetista, aliada a uma criteriosa selecção musical, traz de volta a mais pura essência da arte.

http://vimeo.com/25938693

quarta-feira, novembro 02, 2011

Luk De Bruyker e Isabel Barros são os formadores dos workshops no F.I.M.Sintra


O Chão de Oliva está a organizar o Festival Internacional de Marionetas de Sintra - FiMS, de 5 a 20 de Novembro de 2011.
Os workshops que o FiMS tem incluido na sua Programação têm um desconto de 20% para os sócios da UNIMA- Portugal.

12 Novembro
"Masque et Humanette"Formador: Luk De Bruyker (Be)

17 e 18 Novembro
"Corpo | Marionetas | Espaço"
Formador: Isabel Barros
para mais informações www.chaodeoliva.com

Workshop
Masque et Humanette

Esta formação é destinada a um público profissional do universo da marioneta, do teatro e das artes performativas, bem como outros interessados. Luk De Bruyker vem partilhar a sua experiencia relativamente às principais bases da relação entre as marionetas e actores com prática da Mascara Veneziana e com a técnica da marionete Humanette.

Destinado a pessoas com e sem formação (trazer roupa confortável preta).

Formador
Luk De Bruyker (Be)

Luk De Bruyker, com apenas 15 anos de idade, funda a sua companhia Théâtre Taptoe. Desempenha sempre um duplo papel central de marionetista e de actor, estabelecendo um diálogo profícuo entre a plateia e a cena. Aperfeiçoou as suas qualidades trabalhando com a companhia Litle Angel, em Londres, e com as Marionetas de Salzburgo. Em 1973, junta-se a Freek Neirynk e da colaboração entre ambos saem magníficas criações que marcam o repertório do Taptoe, atingindo um nível de reconhecimento internacional que os levou a apresentarem-se, com sucesso, em mais de vinte e seis países. Luk De bruyker, desde 1995, é o único marionetista, sem a nacionalidade Turca, com o título de “Hayali” – Mestre da tradicional marioneta de sombra turca (com os tradicionais personagens Karagoz e Hacivat). Luk pertence à memória afectiva de muitas pessoas de Ghent e Flandres Oriental, pois manipula a marioneta tradicional de Ghent – Pierke.

12 Novembro (Sábado)
9.00 horas – Sintra Museu Arte Moderna
Duração: 4 horas
Idioma: inglês (com tradução)
Preço: 30 € (desconto de 20% para membros da UNIMA-Portugal)
------------------------------------------------------------------
Workshop:
Corpo | Marionetas | Espaço

A partir dos objectos e das marionetas são exploradas várias noções relacionadas com as qualidades do movimento. O desenho, a arquitectura do corpo e do espaço. A poética do corpo na sua relação com outros corpos, objectos e marionetas.
Destinado a pessoas com e sem formação (trazer roupa confortável preta).

Formador:
Isabel Barros

Isabel Barros, Directora Artística do Teatro de Marionetas do Porto - TMP, ao longo da sua carreira tem desenvolvido trabalho como coreógrafa, intérprete, programadora e formadora. Nasceu no Porto e é membro da direcção do balleteatro do qual foi fundadora. Após a sua formação inicial em dança clássica , realizou diversos cursos em dança contemporânea e composição em Paris, onde residiu e estudou. Em Berlim desenvolveu trabalho na área da performance a solo., Já em Portugal estudou teatro e conclui a licenciatura do Curso Superior de Teatro na Escola Superior Artística do Porto. Desde 1992 tem apresentado regularmente os seus trabalhos. Desde de 1994 é responsável, ao nível do movimento e coreografia, de vários espectáculos no TMP. Recebeu vários Prémios Nacionais. Tem sido convidada por várias entidades a coordenar e intervir em várias eventos, Festivais e de Formação. É responsável pela coordenação de vários projectos artísticos de carácter social. Em 2008 lançou o seu primeiro livro, Quando é que chegamos?, especialmente dirigido às crianças.

17 e 18 Novembro ( 5ª e 6ª feira)
19.00 horas - Museu Sintra Arte Moderna
Duração: 6 horas (3 + 3)
Idioma: Português
Preço: 50 € (desconto de 20% para membros da UNIMA-Portugal)

«Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir» Museu de História e Etnologia da Terra da Maia


«Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir»

1 Out 2011 a 31 Ago. 2012

Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

A exposição temporária “Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir” exibe o espólio do coleccionador e investigador Francisco Mota que se dedica ao estudo das origens do Teatro de Bonifrates. Esta valiosíssima colecção é constituída por robertos de fio e de luva dos principais bonecreiros portugueses e ainda por fotos e documentos raros alusivos ao Teatro de Bonifrates.

Esta acção cultural tem como objectivos principais:

- Sensibilizar a comunidade maiata para a protecção e promoção do património cultural, material e imaterial;

- Contribuir para a construção da memória colectiva assente numa tradição cultural, sobretudo de animação de rua, com séculos de existência, presente em feiras, romarias como a da Nossa Senhora do Bom Despacho, entre muitas outras festividades.

- Dar a conhecer à comunidade o Teatro de Bonifrates, também designados de títeres ou marionetas tradicionais portuguesas, cuja existência remonta à Idade Média, fazendo parte da memória colectiva local, nacional e mesmo internacional;

- Divulgar a arte secular de fazer bonecros, actores de madeira e trapos, contribuindo para o seu reconhecimento enquanto auxiliares lúdicos e pedagógicos.

Em profunda articulação com a exposição, realizar-se-ão um conjunto de actividades paralelas que visam simultaneamente aprofundar o conhecimento e entusiasmar os diferentes públicos na descoberta desta arte secular, designadamente: visitas guiadas animadas; acção de formação de construção e manipulação de bonifrates; oficinas de construção e manipulação de bonifrates; espectáculos de teatro “ O Barbeiro diabólico” e “ Uma tourada à portuguesa” e um colóquio.

Horários: terça-feira a sexta-feira: 09:30h -13:00h ; 14:00h -17:30h, sábados e Domingos, 14:30h - 17:30h.

terça-feira, novembro 01, 2011

ESTREIA " A Cerejeira da Lua" de António Torrado , 10 de novembro, 21h30, em noite de Lua Cheia Em cena de 13 novembro a 11 dezembro

ESTÓRIA DO TAMANHO DAS PALAVRAS por Limite Zero no Museu da Marioneta de Lisboa 10 a 13 Nov.


ESTÓRIA DO TAMANHO DAS PALAVRAS
Limite Zero Associação Cultural

10 A 13 DE NOVEMBRO
“Uma história do tamanho das palavras, onde o amor, o medo e a injustiça social confundem-se entre o bem e o mal, numa divertida reflexão sobre os afectos e os valores éticos na sociedade actual." (Thomas Bakk)
Este novo projecto dirige-se a um público infantil, mas que pode envolver toda a família à volta de um tema que nos importa tocar, o Livro.
Sabemos que no mundo tecnológico e acelerado em que vivemos é mais difícil do que nunca motivar as crianças para a pausa, a introspecção, a reflexão. É aí que nasce o pensamento crítico e criativo, tão importante na formação de adultos capazes e conscientes do seu papel interventivo na sociedade.
Contamos uma história onde os personagens principais são os habitantes de uma biblioteca.
As palavras, que vivem numa casa que é um livro, numa cidade que é a biblioteca, ganham vida, com os seus defeitos e qualidades, tal e qual como as pessoas, fazendo-nos ter vontade de as conhecer melhor.
Uma história do tamanho das palavras, onde o amor, o medo e a injustiça social confundem-se entre o bem e o mal, numa divertida reflexão sobre os afectos e os valores éticos na sociedade actual.
Um espectáculo de promoção do livro e da leitura, que promove, acima de tudo, o ser humano, através das palavras.

Ficha Artística e Técnica
Texto Thomas Bakk
Encenação e Cenografia Raul Constante Pereira
Desenhos Sandra Neves
Desenho de luz Pedro Carvalho
Música e Sonoplastia Carlos Adolfo
Figurinos Inês Mariana Moitas
Interpretação Teresa Alpendurada / Raul Constante Pereira
Construção cénica Filipe Mendes / Hernâni Miranda / João Loureiro / Inês Mariana Moitas / Eduardo Mendes
Produção executiva Pedro Leitão
Agradecimentos Albano Martins / Raquel Silva / Dário Pais
Apoio Manuel Gaspar
Público-alvo: Maiores de 4 anos

Fotos ©Susana Neves

Horários:
10 e 11 de Novembro: 10h30
12 de Novembro: 16h
13 de Novembro: 11h30

Preços:
Grupos escolares: 3€/criança
Crianças até aos 12 anos: 5€
Adultos: 7€

Festival Internacional de Marionetas de Sintra

FESTAFIFE - Viana do Castelo de 12 a 19 de Novembro 2011


http://www.festafife.com/2011_festafife_marionetas.htm