quarta-feira, novembro 02, 2011

Luk De Bruyker e Isabel Barros são os formadores dos workshops no F.I.M.Sintra


O Chão de Oliva está a organizar o Festival Internacional de Marionetas de Sintra - FiMS, de 5 a 20 de Novembro de 2011.
Os workshops que o FiMS tem incluido na sua Programação têm um desconto de 20% para os sócios da UNIMA- Portugal.

12 Novembro
"Masque et Humanette"Formador: Luk De Bruyker (Be)

17 e 18 Novembro
"Corpo | Marionetas | Espaço"
Formador: Isabel Barros
para mais informações www.chaodeoliva.com

Workshop
Masque et Humanette

Esta formação é destinada a um público profissional do universo da marioneta, do teatro e das artes performativas, bem como outros interessados. Luk De Bruyker vem partilhar a sua experiencia relativamente às principais bases da relação entre as marionetas e actores com prática da Mascara Veneziana e com a técnica da marionete Humanette.

Destinado a pessoas com e sem formação (trazer roupa confortável preta).

Formador
Luk De Bruyker (Be)

Luk De Bruyker, com apenas 15 anos de idade, funda a sua companhia Théâtre Taptoe. Desempenha sempre um duplo papel central de marionetista e de actor, estabelecendo um diálogo profícuo entre a plateia e a cena. Aperfeiçoou as suas qualidades trabalhando com a companhia Litle Angel, em Londres, e com as Marionetas de Salzburgo. Em 1973, junta-se a Freek Neirynk e da colaboração entre ambos saem magníficas criações que marcam o repertório do Taptoe, atingindo um nível de reconhecimento internacional que os levou a apresentarem-se, com sucesso, em mais de vinte e seis países. Luk De bruyker, desde 1995, é o único marionetista, sem a nacionalidade Turca, com o título de “Hayali” – Mestre da tradicional marioneta de sombra turca (com os tradicionais personagens Karagoz e Hacivat). Luk pertence à memória afectiva de muitas pessoas de Ghent e Flandres Oriental, pois manipula a marioneta tradicional de Ghent – Pierke.

12 Novembro (Sábado)
9.00 horas – Sintra Museu Arte Moderna
Duração: 4 horas
Idioma: inglês (com tradução)
Preço: 30 € (desconto de 20% para membros da UNIMA-Portugal)
------------------------------------------------------------------
Workshop:
Corpo | Marionetas | Espaço

A partir dos objectos e das marionetas são exploradas várias noções relacionadas com as qualidades do movimento. O desenho, a arquitectura do corpo e do espaço. A poética do corpo na sua relação com outros corpos, objectos e marionetas.
Destinado a pessoas com e sem formação (trazer roupa confortável preta).

Formador:
Isabel Barros

Isabel Barros, Directora Artística do Teatro de Marionetas do Porto - TMP, ao longo da sua carreira tem desenvolvido trabalho como coreógrafa, intérprete, programadora e formadora. Nasceu no Porto e é membro da direcção do balleteatro do qual foi fundadora. Após a sua formação inicial em dança clássica , realizou diversos cursos em dança contemporânea e composição em Paris, onde residiu e estudou. Em Berlim desenvolveu trabalho na área da performance a solo., Já em Portugal estudou teatro e conclui a licenciatura do Curso Superior de Teatro na Escola Superior Artística do Porto. Desde 1992 tem apresentado regularmente os seus trabalhos. Desde de 1994 é responsável, ao nível do movimento e coreografia, de vários espectáculos no TMP. Recebeu vários Prémios Nacionais. Tem sido convidada por várias entidades a coordenar e intervir em várias eventos, Festivais e de Formação. É responsável pela coordenação de vários projectos artísticos de carácter social. Em 2008 lançou o seu primeiro livro, Quando é que chegamos?, especialmente dirigido às crianças.

17 e 18 Novembro ( 5ª e 6ª feira)
19.00 horas - Museu Sintra Arte Moderna
Duração: 6 horas (3 + 3)
Idioma: Português
Preço: 50 € (desconto de 20% para membros da UNIMA-Portugal)

Sem comentários: