quinta-feira, novembro 24, 2011

10º ANIVERSÁRIO - Museu da marioneta Domingo, dia 27 às 17H


O Museu da marioneta é um lugar especial. Num antigo convento no centro de Lisboa conhecemos a história, formas e evolução de uma arte milenar.
O Museu é mais do que uma colecção. É um lugar cheio de vida. É a aventura e alegria de aprender, brincando, tocando, ouvindo. São os espectáculos. É a descoberta de outros tempos aqui ao alcance da mão.
Para os dias 27 e 28 de Novembro preparámos uma programação especial para a qual contamos com a sua presença.

10º ANIVERSÁRIO
Domingo, dia 27 às 17H

Lançamento dos livros “Museu da Marioneta: 10 anos em imagens” e “Henrique Delgado: contributos para a história da marioneta em Portugal”

Exposição “O Museu Ilustrado”
Para a comemoração do 10º aniversário do Museu, abrimos as portas a novos olhares sobre as nossas peças. Do palco para o papel, várias marionetas vão ganhar nova vida pelas mãos de dez ilustradores: Ana Ventura, Bernardo Carvalho, Filipe Abranches, Frederico Rocha, Gémeo Luís, Joana Rosa Bragança, João Maio Pinto, Nuno Cintrão, Nuno Saraiva, Susana Carvalhinhos.

Filme "Maratona de Robertos"
Exibição dos espectáculos de Robertos que a 10 de Setembro tiveram lugar no Chiado, em Lisboa. Com os bonecreiros: Rui Sousa (Marionetas da Feira), Francisco Mota (PortoImagem), Jorge Soares (A Barraca do Gregório), Nuno Pinto (Fio de Azeite), Raul Constante Pereira (Limite Zero), José Gil (SA Marionetas), Manuel Dias (Trulé).

Segunda-feira, dia 28

Museu Aberto!

BONECOS DE SANTO ALEIXO
CENDREV
28 e 29 de Novembro de 2011, 21h30

Estes títeres tradicionais do Alentejo parecem terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.
São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

Maiores de 12 anos
Duração – 70m

CASA DOS VENTOS
Teatro e Marionetas de Mandrágora
De Quarta a Sexta, 23, 24 e 25 de Novembro ás 10h30 e 15h

Sábado, dia 26 às 16h
Domingo, dia 27 às 11h30

“Casa dos ventos” é uma casa e é uma viagem. Qual a dimensão de uma casa? Pode uma pessoa ser uma casa? Necessita uma casa de paredes? Pode uma casa ser um local, uma língua, um país... ?
Este espectáculo narra uma viagem de duas personagens em busca de manterem a sua forma de estar, o seu espaço de afectos e emoções num mundo em transformação. Numa grande cidade, uma velha, Alba e Maria tentam atravessá-la carregando um moinho de vento às costas na procura de uma nova colina que lhes garanta um local para viverem. Mas a cidade respira, oprime e fascina.
A casa parte da procura da integração das memórias pessoais e colectivas na vida quotidiana, olhando para os legados tradicionais como a possibilidade de construir a imagem de um futuro próprio, repleto de memórias e tradições reinventadas.

Público-alvo: Maiores de 6 anos

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE AUTÓMATOS
Teatro e Marionetas de Mandrágora
26 e 27 de Novembro de 2011

Na abordagem aos mecanismos e às engrenagens criamos figuras animadas, atravessadas por distintas dinâmicas de movimento, ponto base para teatro das marionetas.
Estas figuras situadas na fronteira da escultura e do teatro das marionetas, são colocadas em acção quer pelo manipulador quer pela acção da força mecânica ou natural, como é a força do vento.

Sem comentários: