quarta-feira, novembro 02, 2011

«Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir» Museu de História e Etnologia da Terra da Maia


«Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir»

1 Out 2011 a 31 Ago. 2012

Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

A exposição temporária “Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir” exibe o espólio do coleccionador e investigador Francisco Mota que se dedica ao estudo das origens do Teatro de Bonifrates. Esta valiosíssima colecção é constituída por robertos de fio e de luva dos principais bonecreiros portugueses e ainda por fotos e documentos raros alusivos ao Teatro de Bonifrates.

Esta acção cultural tem como objectivos principais:

- Sensibilizar a comunidade maiata para a protecção e promoção do património cultural, material e imaterial;

- Contribuir para a construção da memória colectiva assente numa tradição cultural, sobretudo de animação de rua, com séculos de existência, presente em feiras, romarias como a da Nossa Senhora do Bom Despacho, entre muitas outras festividades.

- Dar a conhecer à comunidade o Teatro de Bonifrates, também designados de títeres ou marionetas tradicionais portuguesas, cuja existência remonta à Idade Média, fazendo parte da memória colectiva local, nacional e mesmo internacional;

- Divulgar a arte secular de fazer bonecros, actores de madeira e trapos, contribuindo para o seu reconhecimento enquanto auxiliares lúdicos e pedagógicos.

Em profunda articulação com a exposição, realizar-se-ão um conjunto de actividades paralelas que visam simultaneamente aprofundar o conhecimento e entusiasmar os diferentes públicos na descoberta desta arte secular, designadamente: visitas guiadas animadas; acção de formação de construção e manipulação de bonifrates; oficinas de construção e manipulação de bonifrates; espectáculos de teatro “ O Barbeiro diabólico” e “ Uma tourada à portuguesa” e um colóquio.

Horários: terça-feira a sexta-feira: 09:30h -13:00h ; 14:00h -17:30h, sábados e Domingos, 14:30h - 17:30h.

Sem comentários: