quarta-feira, maio 23, 2012

TRULÉ vai à China


TRULÉ vai à China

Pode dizer-se que Chengdu, e Évora vão estar ligadas por um fio de sensibilidade… ou por formas animadas, durante a próxima semana.

Chengdu é uma cidade do sudoeste da China, com cerca de 4 600 000 habitantes. Desta cidade antiga há notícias desde o século V a.C. Actualmente afirma-se como centro económico e cultural.

Évora é a cidade portuguesa onde nasceu e vive o TRULÉ - projeto de Investigações de Formas Animadas. Daqui sai, na próxima quinta feira, rumo a Chengdu, o marionetista Manuel Dias. Vai acompanhado de dois outros elementos do TRULÉ, bem como dos “artistas” que fazem o espectáculo “Amores e Humores da Bonecada”. O seu objectivo é participar no 21º UNIMA Congress and World Puppetry Festival que se realizará entre 27 de Maio e 3 de Junho de 2012.
São cerca de cem os grupos de marionetas de todo o mundo que participam neste prestigiado Festival.

O TRULÉ participa, em média, três a quatro vezes por ano em Festivais Internacionais de Marionetas organizados em vários pontos do planeta. Nesta sexagésima sexta participação do TRULÉ em Festivais Internacionais a sua deslocação é apoiada pelas seguintes entidades: Instituto Camões através da Secção Cultural da Embaixada de Portugal em Pequim; Fundação Oriente; Fundação Stanley Ho.



UNIMA é a “casa” dos marionetistas de todo o mundo.

UNIMA (Union Internationale de la Marionnette - International Association Puppetry) é uma organização não-governamental filiada na UNESCO, que foi fundada em 1929 em Praga-República Checa. São 75 os países membros. A sede está localizada em Charleville-Mézières, França.

O Congresso da UNIMA realiza-se de quatro em quatro anos, sob a forma de um Festival Mundial da Marionetas. Realizou-se com sucesso por 20 vezes em países, como Washington DC (EUA), Munique (Alemanha), Moscou (antiga União Soviética), Tóquio e Osaka (Japão), Charleville-Mézières (França), Ljubljana (Eslovénia), Budapeste (Hungria), Magdeburg (Alemanha), Rijeka (Croácia), Perth (Austrália) entre outros.



Para mais informação contactar:
Manuel Dias
Telm. 96 2426525
Mail: trule.manueldias@ sapo.pt

Sem comentários: