quinta-feira, maio 24, 2012

5º Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo - de 29 de Maio a 10 de Junho de 2012


A Alma d'Arame, estrutura sediada em Montemor-o-Novo, tem desenvolvido na área das artes cénicas, com particular destaque para o teatro de marionetas, um trabalho regular nomeadamente ao nível do Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo, que este ano apresenta a 5ª edição e conta mais uma vez com a parceria, entre outros, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e este ano também com o Espaço do Tempo . Entre os objectivos da associação e deste encontro está a angariação de novos públicos nomeadamente em áreas afastadas do acesso aos grandes eixos da programação, intervindo em ambientes rurais ou periféricos.

O V Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo realizar-se-á em Montemor-o-Novo de 29 de Maio a 10 de Junho de 2012 e contará com a apresentação de espectáculos, conversas, workshops e exposição. Este ano abrimos portas à internacionalização convidando a companhia Anima Theatre de França. Com os workshops sublinhamos mais uma vez a importância da formação ao nível do temática da marioneta que este ano dirigimos ao público em geral nomeadamente aos jovens, professores e profissionais da área. A entrada é livre em toda a programação.

Neste sentido, vimos pedir apoio na divulgação deste projecto e convidá-los a assistirem aos espectáculos.

http://www.almadarame.pt/

Animatic é uma aplicação que está a ser desenvolvida no ambito de uma tese de mestrado sobre marionetas virtuais



Animatic é uma aplicação que está a ser desenvolvida no ambito de uma tese de mestrado sobre marionetas virtuais e a sua versão final deverá simular um pequeno teatro de marionetas em tempo real com pelo menos duas marionetas controladas por rato e gamepad

ÂNGELA RIBEIRO apresenta... JUNHO | JULHO


ÂNGELA RIBEIRO apresenta...
JUNHO | JULHO

31 de Maio | Contos da Mata dos Medos
teatro de marionetas
14.30H, Cine Teatro Florbela Espanca, Vila Viçosa
Produção O Mundo do Espectáculo

2 de Junho | Barcos do Tejo
oficina para famílias
16H-18H, Jardim do Rio, Almada
Produção CMA e O Mundo do Espectáculo


3 de Junho | Contos da Mata dos Medos
teatro de marionetas
16HCentro Cultural do Redondo
Produção O Mundo do Espectáculo

9 de Junho | O rio é a ponte
oficina para famílias
16H-18H, Jardim do Rio/ Museu Naval, Almada
Produção CMA e O Mundo do Espectáculo

16 de Junho | Flasmob na Cerca, Casa da Cerca
evento integrado na Festa da Casa da Cerca, Almada
Produção O Mundo do Espectáculo e Casa da Cerca

24 de Junho | Viajando com Violeta, destino: China
teatro de marionetas
Alcochete
Produção Ângela Ribeiro

25 de Junho - 6 de Julho| Férias Artísticas, turno 1 | Almada
Produção O Mundo do Espectáculo
inscrições a decorrer

30 de Junho | Uma marioneta na tua mão
oficina de construção de marionetas
14H-18H, Solar dos Zagalos
Produção O Mundo do Espectáculo e Ângela Ribeiro

2-6 de Julho | Oficina de construção de marionetas | Almada
Produção Companhia de Dança de Almada
inscrições a decorrer

2-20 de Julho | Férias Artísticas, turno 2 | Almada
Produção O Mundo do Espectáculo
inscrições a decorrer

Agradecemos a divulgação.
CONTAMOS CONVOSCO!!!

--
Ângela Ribeiro
Descubra mais em www.angela-ribeiro.blogspot.com

UNIMA Portugal no 21º congresso mundial em Chendu (China)




Olá! a todos....!!
Estou a poucas horas de partir para Chengdu na China onde, como todos sabem se vai realizar o 21º congresso mundial da UNIMA. Como decidido em assembleia geral em Espinho inscrevi-me no congresso e vou tentar estar o mais presente possivel nos trabalhos do congresso apesar de estar a apresentar espectáculos ao mesmo tempo com a S.A.Marionetas no festival que se realiza na mesma altura. De referir que vai ser a primeira vez que Portugal vai a um congresso mundial da UNIMA com um representante.
Vários assuntos se iram debater e votar no congresso, a eleição de novos corpos sociais, alterações de estatutos e votar onde irá se ralizar o próximo congresso mundial. Muito trabalho para um só representante, mas vou ter a companhia e o apoio do nossso associado Manuel Dias que também irá estar a participar no festival de marionetas com a sua companhia (Trulé).
Três companhias portuguesas candidataram-se ao festival de Chengdu, todas foram seleccionadas, o que nos deixa muito orgulhosos. Mas infelizmente não conseguiram estar todas presentes por falta de apoios. Fica aqui um abraço para a companhia Marionetas de Mandrágora que foi a terceira companhia a ser seleccionada.
Se tiver tempo e acesso há internet, vou tentar fazer um diário de bordo sobre o que se vai passando no congresso e no festival.
Para terminar não se esqueçam que o próximo numero da UNIMA Portugal MAGAZINE, sai a 21 de Junho.

Abraços a todos!!!!

José Gil
(Presidente da Direcção da UNIMA Portugal)
mais informações em www.unimaportugal.com

(enviado por UNIMA Portugal)

quarta-feira, maio 23, 2012

A maior digressão internacional de sempre da S.A.Marionetas - 3 continentes e 6 paises


S.A.Marionetas – digressão internacional 2012

China - Macau - Inglaterra - Eslováquia - Cazaquistão - Estados Unidos da América

A companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos durante o ano de 2012 celebra o seu 15 aniversário como estrutura profissional de teatro de marionetas e irá realizar uma digressão internacional com as várias produções que tem em cena passando por 3 continentes e 6 países.

Esta digressão vai ser possível realizar através do apoio do Município de Alcobaça e de investimento próprio da companhia, reforçando assim mais uma vez a parceria que existem entre ambas as entidades desde 1997.
Nunca é demais referir que esta parceria existe há 15 anos e tem vindo a crescer. A recente abertura da sede nacional da UNIMA Portugal na cidade de Alcobaça é mais um sinal do apoio dado ao teatro de marionetas pelo Município, colocando o nome de Alcobaça mais uma vez no centro do movimento artístico e cultural deste país.

Assim iremos iniciar a digressão na China, mais concretamente na cidade de Chengdu com a apresentação do espetáculo “TUBIC”, que desta vez terá a participação do tubista Gil Gonçalves. Iremos representar Alcobaça e Portugal no Festival Internacional de Marionetas de Chengdu que se realiza integrado no 21º Congresso Mundial da UNIMA -União Internacional da Marioneta, dia 30 de Maio no International Intangible Cultural Heritage Park. Estarão presentes 60 companhias que realizarão 180 espetáculos.
http://www.unima2012.org/

Depois continuaremos até Macau onde a companhia apresenta em estreia mundial a sua mais recente produção “ETC.”, um original de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil no auditório da Casa de Portugal em Macau, dia 9 de Junho e dia 10 iremos estar no jardim Luis de Camões com o espetáculo “Teatro D. Roberto”. Ambas as apresentações estão integradas nas comemorações oficiais do dia de Portugal, estando já previstas mais apresentações de ambos os espetáculos durante a nossa estadia.

Em Julho entre 26 e 30 voamos até Inglaterra com o “Teatro D. Roberto” onde vamos comemorar com o Mr. Punch o seu 350º aniversário integrando as comemorações nacionais na cidade de Lincoln no Lincoln Punch and Judy festival.

Em Agosto voltamos a Portugal onde uma nova produção será apresentada em estreia absoluta em Santa Maria da Feira na “Viagem Medieval em Terras de Santa Maria”. Trata-se de mais um original de Natacha Costa Pereira, Rui Sousa, Sofia Vinagre e José Gil de seu título ”O Povoador” que estará em cena de 2 a 12 de Agosto.
http://www.viagemmedieval.com/

Eslováquia vai ser o próximo destino, de 23 a 26 de Agosto na cidade de Kremnica apresentaremos o “Teatro D. Roberto” no festival European Festival of Humor and Satire Kremnica Gags 2012.
http://www.gagy.sk/index:domaca-stranka?Open&lang=en

Em Setembro na cidade de Almaty no Cazaquistão apresentaremos o “Teatro D. Roberto” e “ETC” no 2º World Puppet Carnival.
http://www.worldpuppetcarnival.com/

Em Outubro realizaremos a 15ª edição do festival “Marionetas na Cidade” na cidade de Alcobaça.
http://www.samarionetas.com/

E em Dezembro finalizamos o ano com a participação no festival internacional de marionetas de Hollywood nos Estados Unidos da América com os espetáculos “Teatro D. Roberto” e “ETC”.

Esta digressão irá por certo ter novas datas e destinos onde iremos apresentar as nossas produções as quais divulgaremos atempadamente.
O teatro de marionetas em Portugal continua a crescer e está de boa saúde. Queremos continuar, mas para isso necessitamos do apoio de todos na divulgação do nosso trabalho.
Alcobaça, Portugal e o Teatro de Marionetas, agradecem!!!

Mais Informações em www.samarionetas.com

TRULÉ vai à China


TRULÉ vai à China

Pode dizer-se que Chengdu, e Évora vão estar ligadas por um fio de sensibilidade… ou por formas animadas, durante a próxima semana.

Chengdu é uma cidade do sudoeste da China, com cerca de 4 600 000 habitantes. Desta cidade antiga há notícias desde o século V a.C. Actualmente afirma-se como centro económico e cultural.

Évora é a cidade portuguesa onde nasceu e vive o TRULÉ - projeto de Investigações de Formas Animadas. Daqui sai, na próxima quinta feira, rumo a Chengdu, o marionetista Manuel Dias. Vai acompanhado de dois outros elementos do TRULÉ, bem como dos “artistas” que fazem o espectáculo “Amores e Humores da Bonecada”. O seu objectivo é participar no 21º UNIMA Congress and World Puppetry Festival que se realizará entre 27 de Maio e 3 de Junho de 2012.
São cerca de cem os grupos de marionetas de todo o mundo que participam neste prestigiado Festival.

O TRULÉ participa, em média, três a quatro vezes por ano em Festivais Internacionais de Marionetas organizados em vários pontos do planeta. Nesta sexagésima sexta participação do TRULÉ em Festivais Internacionais a sua deslocação é apoiada pelas seguintes entidades: Instituto Camões através da Secção Cultural da Embaixada de Portugal em Pequim; Fundação Oriente; Fundação Stanley Ho.



UNIMA é a “casa” dos marionetistas de todo o mundo.

UNIMA (Union Internationale de la Marionnette - International Association Puppetry) é uma organização não-governamental filiada na UNESCO, que foi fundada em 1929 em Praga-República Checa. São 75 os países membros. A sede está localizada em Charleville-Mézières, França.

O Congresso da UNIMA realiza-se de quatro em quatro anos, sob a forma de um Festival Mundial da Marionetas. Realizou-se com sucesso por 20 vezes em países, como Washington DC (EUA), Munique (Alemanha), Moscou (antiga União Soviética), Tóquio e Osaka (Japão), Charleville-Mézières (França), Ljubljana (Eslovénia), Budapeste (Hungria), Magdeburg (Alemanha), Rijeka (Croácia), Perth (Austrália) entre outros.



Para mais informação contactar:
Manuel Dias
Telm. 96 2426525
Mail: trule.manueldias@ sapo.pt

Teatro Ferro no Festival Imaginários em Santa Maria da Feira


MARIONETAS DA FEIRA | Agenda


As Marionetas da Feira marcam presença este fim-de-semana no Imaginarius - Festival Internacional de teatro de rua de Santa Maria da Feira, com a apresentação do espectáculo 'r/e/t/a/l/h/o/s' e as peças do Teatro de D. Roberto ‘O Barbeiro’ e a ‘Tourada à Portuguesa’.

Já no dia 2 de Junho as Marionetas da Feira deslocam-se a Viana do Castelo para apresentação do espectáculo ‘O Circo das Marionetas’, na Praça da República, pelas 11h00


MARIONETAS DA FEIRA | Agenda


25.MAI | 15h00 | Espectáculo | ‘O Barbeiro’ + ‘Tourada à Portuguesa’
Local: Hospital S. Sebastião – Santa Maria da Feira
Classificação etária: maiores de 4 anos
Evento: Imaginarius’12

Organização: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira / Feira Viva – Cultura e Desporto, e.e.m.
+ info

25.MAI | 21H30 | Espectáculo | ‘r/e/t/a/l/h/o/s’
Local: Rua dos Descobrimentos – Santa Maria da Feira
Classificação etária: maiores de 4 anos
Evento: Imaginarius’12

Organização: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira / Feira Viva – Cultura e Desporto, e.e.m.
+ info

26.MAI | 15h00 | Espectáculo | ‘O Barbeiro’ + ‘Tourada à Portuguesa’
Local: Largo do Rossio – Santa Maria da Feira
Classificação etária: maiores de 4 anos
Evento: Imaginarius’12

Organização: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira / Feira Viva – Cultura e Desporto, e.e.m.
+ info

26.MAI | 21H30 | Espectáculo | ‘r/e/t/a/l/h/o/s’
Local: Rua dos Descobrimentos – Santa Maria da Feira
Classificação etária: maiores de 4 anos
Evento: Imaginarius’12

Organização: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira / Feira Viva – Cultura e Desporto, e.e.m.
+ info

27.MAI | 16h00 | Espectáculo | ‘O Barbeiro’ + ‘Tourada à Portuguesa’
Local: Praça da República – Santa Maria da Feira
Classificação etária: maiores de 4 anos
Evento: Imaginarius’12

Organização: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira / Feira Viva – Cultura e Desporto, e.e.m.
+ info

02.JUN | 11h00 | Espectáculo | ‘O Circo das Marionetas’
Local: Praça da República – Viana do Castelo
Classificação etária: maiores de 4 anos
Evento: Comemorações Dia Mundial da Criança

Organização: Câmara Municipal de Viana do Castelo / Centro Dramático de Viana

Links
http://www.facebook.com/marionetasdafeira
http://marionetasdafeira.blogspot.com
retalhos vídeo promo

Contacto para espectáculos
Alberto Castelo | 917563254 - alberto.castelo@1bigo.info

sexta-feira, maio 18, 2012

Happy 350th Birthday, Mr Punch

hoje no FIMFA em Lisboa


Compañía Pèlmanec Espanha
Diagnóstico: Hamlet

TEATRO NACIONAL D. MARIA II - Sala Estúdio
18 e 19 de Maio às 21h15 (Sexta e Sábado)
Encenação: María Castillo Actor-manipulador: Miquel Gallardo Texto: Miquel Gallardo (inspirado na obra de Shakespeare) Desenho das marionetas: Aitor Herrero e Martí Doy Construção das marionetas: Martí Doy Cenografia: Xavier Erra Figurino: Rosa Soler Desenho de luz: Xavier Muñoz Desenho de som: Miquel Gallardo Vídeo: Marco Domenichetti Fotografias: Marta Vidanes Técnica: Manipulação à vista Idioma: Espanhol Duração: 70 min. Público-alvo: M/12
Quem quer ser Hamlet?

Poucos gostariam de trocar de vida com uma personagem de uma tragédia de Shakespeare. Geralmente não têm um fim invejável…

Max quer ser Hamlet. Quer que Shakespeare decida por ele, fale por ele, o liberte da sua dor e do seu medo, através das palavras de uma das suas personagens mais complexas e analisadas. Por isso, dia após dia, recria a ilusão da vida como um encenador, manipula e controla os seus pesadelos, como um marionetista. Mas o cérebro é perverso e enfrenta-nos mais tarde ou mais cedo com a grande verdade: a vida é incerteza.

Mas esta não é uma versão de Hamlet de Shakespeare, “estamos apenas com a personagem, as suas preocupações e o seu conflito interno”, como afirmou Miquel Gallardo e… com marionetas de tamanho humano e uma manipulação excelente.

Max Flaubert é um jovem de dezassete anos de idade que vive na cela de um hospital psiquiátrico, onde foi colocado após os acontecimentos ocorridos na sua vida alguns anos antes. Max viveu a traumática morte do pai e o casamento repentino da mãe com o tio. O desespero e a dor, combinados com a obsessão de que sofre a personagem de Hamlet da tragédia de Shakespeare, levam o jovem a culpar o tio do súbito desaparecimento do seu pai, provocando um comportamento hostil que acaba com a morte deste, depois de uma agressão do jovem.

O mais curioso é que se fizéssemos uma actualização do jovem príncipe da Dinamarca, sem dúvida que encontraríamos nos jovens hikikomoris da sociedade japonesa uma imagem bastante fiel dessa não acção.

Em Diagnóstico: Hamlet vamos poder ver marionetas deslumbrantes, com uma manipulação notável, em que um só actor-manipulador manipula a marioneta e esta, por sua vez, manipula o manipulador, descobrindo-se um jogo de interdependências e lealdades, onde os conflitos e as personagens adquirem uma força inusitada. A não perder!

5º Encontro Internacional de Marionetas Montemor-o-Novo, 2012

sábado, maio 12, 2012

Este domingo à tarde, na matiné da RTP Memória, às 15h00 - Dom Roberto, de Ernesto de Sousa, 1962


Este domingo à tarde, na matiné da RTP Memória, às 15h00, não percam 'Dom Roberto' de Ernesto de Sousa, com Raúl Solnado. 3 Excelências da cultura nacional: Dom Roberto, Ernesto de Sousa e Raúl Solnado. Imperdível!




Celebração do 50º Aniversário do filme Dom Roberto, “filme charneira que marca o advento do «cinema novo» português. História de um bonecreiro chaplinesco a que Raul Solnado empresta o rosto e a ternura, esta é uma obra que continua a ver-se como primeira materialização de uma vontade de mudança, após os negros anos para o cinema português que foram os anos 50″.

TV Rural - Faz-te um Homem, Rapaz


o teatro Dom Roberto foi o protagonista do vídeo para o 2º single do novo disco "A Balada do Coiote". o marionetista foi João Costa com os seus "Robertos".

quarta-feira, maio 02, 2012

Dom Roberto continua vivo pelos descendentes dos antigos mestres bonecreiros,Vítor Manuel Costa (filho de Santa-Bárbara)


Graças há procura e investigação de várias pessoas ligadas à UNIMA Portugal, descobriu-se que afinal ainda existem bonecreiros vivos descendentes dos antigos mestres do teatro Dom Roberto. Vítor Manuel Costa (filho de Santa-Bárbara)é um exemplo disso. aqui fica o link para a página dele onde se pode encontrar um pequeno video.

Site:
http://www.wix.com/vitorcosta1971/robertos/home

Teatro de Marionetas do Porto em Maio


em Maio com Marionetas de Mandrágora



em Maio com Marionetas de Mandrágora

Exposição "Teatro e Marionetas de Mandrágora"
F.A.C.E. - Fórum de Arte e Cultura de Espinho
até 31 Dez' 12
exposição do espólio da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora
Companhia com 10 anos de produções artísticas contínuas

Bzzzoira Moira
Cine Teatro Avenida - Castelo Branco
02 Mai' 12
inserido no programa Cultrede

Exposição "Teatro e Marionetas de Mandrágora"
R. Gil Pais - Torres Novas
03 Mai' 12 » 06 Mai' 12
inserido na Feira Quinhentista 'Memórias da História - O Dote da Princesa'
+info: Memórias da História

Bzzzoira Moira
R. Gil Pais - Torres Novas
03 Mai' 12 » 06 Mai' 12
inserido na Feira Quinhentista 'Memórias da História - O Dote da Princesa' +info: Memórias da História

A Farsa do Mestre Pedro Pereira - Trupe de Bonifrates
R. Gil Pais - Torres Novas
03 Mai' 12 » 06 Mai' 12
inserido na Feira Quinhentista 'Memórias da História - O Dote da Princesa' +info: Memórias da História

Medieval - Construção de Marionetas
R. Gil Pais - Torres Novas
03 Mai' 12 » 18.30
04 Mai' 12 » 11.00
04 Mai' 12 » 14.30
04 Mai' 12 » 18.30
04 Mai' 12 » 14.30
05 Mai' 12 » 11.00
05 Mai' 12 » 16.00
05 Mai' 12 » 19.00
06 Mai' 12 » 16.00
inserido na Feira Quinhentista 'Memórias da História - O Dote da Princesa' +info: Memórias da História

Esponja - Construção de Marionetas
Junta de Freguesia de Avintes
12 Mai' 12 » 10.00~18.30
19 Mai' 12 » 10.00~18.30
+info e inscrições:
938940122 | mandragora@marionetasmandragora.com
inscrições online

Olhapins e Olharapos
Museu do Vinho do Porto
13 Mai' 12 » 15.00
+ info e marcações:
mandragora@marionetasmandragora.com
914 514 756 | 934 609 858
963 394 153 | 938 438 097 8€ (criança + acompanhante)


Olhapins e Olharapos
Biblioteca Municipal de Gondomar
19 Mai' 12 » 14.30~17.00
+ info e marcações:
mandragora@marionetasmandragora.com
914 514 756 | 934 609 858
963 394 153 | 938 438 097
5€ (criança + acompanhante)

Gigantes - Construção de Marionetas
Montemor-o-Novo
29 Mai' 12 » 31 Mai' 12
inserido no V Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo

O Gato Preto e a Gaivota Cor-de-Prata
JI de Prime
31 Mai' 12 » 14.00
inserido nas comemorações do Dia da Criança