sábado, dezembro 12, 2009

Exposição "S.A.Marionetas - 12 anos a trabalhar para o boneco" 19 Dez.´09 a 19 Fev´10 - Mosteiro de Alcobaça



Mais de 200 Marionetas em Exposição da companhia S.A.Marionetas no Mosteiro de Alcobaça

O Director do IGESPAR, a Directora do Mosteiro de Alcobaça, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e a S.A.Marionetas convidam V. Exa. e seus familiares para a inauguração da Exposição “S.A.Marionetas - 12 anos a trabalhar para o boneco”que terá lugar na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça, no dia 19 de Dezembro de 2009 pelas 17h00.

S. A. Marionetas, Teatro e Bonecos no Mosteiro de Alcobaça
Há notícia da existência do teatro de marionetas em quase todas as civilizações: na Europa da Antiguidade, na China e na Índia. Do Pulcinella ao Punch, do Don Cristóbal ao Dom Roberto, é vasta a plêiade de bonecos pela Europa fora. Divertidos ou dramáticos, o seu papel é indelével na análise e crítica da sociedade. No século dezoito, António José da Silva, «o Judeu», levava à cena diversas óperas para marionetas, criando personagens densas e ricas do ponto de vista psicológico. O seu êxito foi imenso mas veio a ser condenado à morte pela Inquisição.
Perde-se nos tempos a tradição do teatro de marionetas em Portugal. Todos nós nos recordamos das barracas, muitas vezes em chita de Alcobaça, de onde sobressaíam pequenos bonecos que alegravam miúdos e graúdos, nas feiras populares, nas praias ou nos jardins. Estes «bonecreiros» andavam de terra em terra, de barraca às costas, muitas vezes fugindo às autoridades, já que os seus fantoches, frequentemente eram irreverentes, afrontando os bons costumes. Algumas peças representadas pelos bonecos são de tradição popular, outras são criadas propositadamente para determinados espectáculos.
A companhia S. A. Marionetas foi criada como estrutura profissional em 1997, embora o trabalho dos seus fundadores nesta área já tivesse lugar na década anterior. Desde essa altura, dedicaram-se à criação de peças originais, que têm levado em itinerância por Portugal e pelo exterior. Desde essa altura estiveram ligados a esta companhia o nome de José Gil, Sofia Vinagre, Jaime Leão, Bárbara Santos, Natacha Pereira e, mais recentemente, Rui Sousa. Estabeleceram co-produções com o Festival Cistermúsica, com as Comemorações dos 650 anos da morte de Inês de Castro, com a companhia de bailado CeDeCê, com as Comemorações dos 200 anos da partida da Família Real para o Brasil, com o Igespar e com alguns nomes importantes da música: os Gift, no vídeo «Question of Love» (Prémio Melhor Produção TMN 2002) e o tubista Sérgio Carolino, com quem fizeram o espectáculo «Tubic». Internacionalmente, têm participado em festivais diversos em Itália, Alemanha, Espanha, País de Gales, França e Inglaterra.
Em Alcobaça, desde 1998 que desenvolvem o Festival Marionetas na Cidade, tendo sido reconhecido como «de interesse cultural» pelo Ministério da Cultura. Pelo seu trabalho, a companhia foi premiada com o Prémio Afonso Lopes Vieira, na categoria Artes e Espectáculo, em 2006. De 1997 até à actualidade, a S. A. Marionetas estreou 31 produções originais, tendo levado a cabo 1336 representações. De resto, a companhia tem no seu currículo a efectivação da educação pela arte, pegando em temas históricos como a história de D. Pedro e D. Inês de Castro, o tempo de D. Maria I, D. João VI e a mudança da Corte para o Brasil ou lendas como a da Padeira de Aljubarrota – dentro da transversalidade dos temas que aborda, a S. A. Marionetas não esquece a história da região que a viu nascer.
A exposição «12 Anos a trabalhar para o boneco» na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça, apoiada pela Câmara Municipal de Alcobaça, consagra e demonstra o trabalho da S. A. Marionetas que conquistou já, pelos seus méritos, um lugar indelével na História do Teatro de Marionetas em Portugal.

Jorge Pereira de Sampaio
Comissário da Exposição

A Exposição está patente até ao dia 19 de Fevereiro de 2010 de Segunda a Domingo, das 10.00 Horas às 17.00 Horas.
Entrada Livre

Mais Informações em www.samarionetas.com

1 comentário:

Rui Sousa disse...

É um prazer fazer parte dos compêndios da história desta grande instituição que são os S.A.Marionetas.
Parabéns e um forte abraço

Rui Sousa