Mais uma vez obrigadinho ao Grande Detective que aqui tem publicado vídeos que eu julgava perdidos no pó dos tempos, relativos ao célebre atelier Jim Henson. Nomeadamente aquele que foi o meu trabalho de fim de curso… que coisa preciosa! Este também é engraçado, eu com uma grande barba e cara de mau… Suponho que este é um vídeo individual, ao contrário dos outros que são trabalhos de grupo. O autor é o Patrick – um Grande amigalhaço natural da Ilha da Reunião - e que é conhecido por ser o marionetista mais alto do mundo. Como se tornava impossível fazer trabalhos de grupo com ele, tenho ideia de que o Jim optou por esta hipótese. A foto seguinte é uma prova da desproporção de que falo…
O atelier Jim Henson foi um momento histórico e eu tenho um orgulho enorme em ter participado nele, como é evidente. Eu já fazia programas de televisão de uma forma absolutamente empírica e apenas num mês aprendi tudo o que alguma vez podia sonhar, com uma pessoa por quem tinha uma admiração brutal. Toda a gente investiu tudo neste atelier: o Instituto da Marioneta – foi o curso mais caro alguma vez organizado e o Jim Henson que interrompeu os seus projectos que na altura estavam no auge e veio de Nova Iorque com armas e bagagens e os seus melhores colaboradores, para alem de toda a família. Para mim também foi um grande investimento – na altura cerca de oitocentos contos!...
Bom, especialmente para o BLOG Marionetas Portugal envio uma foto espectacular que duvido que exista mais alguma no mundo. Quem viu o vídeo do meu grupo recorda-se que há uma cena com uma “guest star”, nem mais nem menos do que o sapo Cocas a espreitar pela janela do atelier. Essa cena é protagonizada pelo próprio Jim Henson…
Para acabar, a foto da praxe que selou uma grande amizade entre mim e o Jim, que infelizmente viria a falecer de uma doença estranha três anos depois.
(video publicado a 22 agosto 2010)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olá João Paulo.
Não se trata do 'Grande Dectetive' mas sim da dupla 'Patilhas e Ventoinha'. Um descobre e o outro publica.
Grande abraço
Enviar um comentário