sexta-feira, setembro 10, 2010

"Pérolas" enviadas por João Paulo Seara Cardoso

Mais uma vez obrigadinho ao Grande Detective que aqui tem publicado vídeos que eu julgava perdidos no pó dos tempos, relativos ao célebre atelier Jim Henson. Nomeadamente aquele que foi o meu trabalho de fim de curso… que coisa preciosa! Este também é engraçado, eu com uma grande barba e cara de mau… Suponho que este é um vídeo individual, ao contrário dos outros que são trabalhos de grupo. O autor é o Patrick – um Grande amigalhaço natural da Ilha da Reunião - e que é conhecido por ser o marionetista mais alto do mundo. Como se tornava impossível fazer trabalhos de grupo com ele, tenho ideia de que o Jim optou por esta hipótese. A foto seguinte é uma prova da desproporção de que falo…



O atelier Jim Henson foi um momento histórico e eu tenho um orgulho enorme em ter participado nele, como é evidente. Eu já fazia programas de televisão de uma forma absolutamente empírica e apenas num mês aprendi tudo o que alguma vez podia sonhar, com uma pessoa por quem tinha uma admiração brutal. Toda a gente investiu tudo neste atelier: o Instituto da Marioneta – foi o curso mais caro alguma vez organizado e o Jim Henson que interrompeu os seus projectos que na altura estavam no auge e veio de Nova Iorque com armas e bagagens e os seus melhores colaboradores, para alem de toda a família. Para mim também foi um grande investimento – na altura cerca de oitocentos contos!...

Bom, especialmente para o BLOG Marionetas Portugal envio uma foto espectacular que duvido que exista mais alguma no mundo. Quem viu o vídeo do meu grupo recorda-se que há uma cena com uma “guest star”, nem mais nem menos do que o sapo Cocas a espreitar pela janela do atelier. Essa cena é protagonizada pelo próprio Jim Henson…



Para acabar, a foto da praxe que selou uma grande amizade entre mim e o Jim, que infelizmente viria a falecer de uma doença estranha três anos depois.




(video publicado a 22 agosto 2010)

1 comentário:

Rui Sousa disse...

Olá João Paulo.
Não se trata do 'Grande Dectetive' mas sim da dupla 'Patilhas e Ventoinha'. Um descobre e o outro publica.
Grande abraço