quarta-feira, setembro 29, 2010

Universidade de Évora -Curso de Mestrado em Teatro – Ramo Actor-Marionetista 2010 / 2012



Universidade de Évora
Departamento de Artes Cénicas
Curso de Mestrado em Teatro – Ramo Actor-Marionetista

Tipologia do Curso
Pós-Graduação
60 créditos ECTS
Mestrado
120 créditos ECTS
Possibilidade de reconhecimento de competências profissionais, académicas ou curriculares.

Duração
. Pós-Graduação
2 Semestres
. Mestrado
4 Semestres (regime normal)
Disciplinas leccionadas por módulos

Condições de ingresso
Formação académica (Licenciatura)
Experiência profissional na área do teatro

Prova de aptidão vocacional
Entrevista

Propina
2000€

Candidaturas: www.sac.uevora.pt

Informações
Departamento de Artes Cénicas
Edifício dos Leões
Universidade de Évora
Email: mmcc@uevora.pt
Web: www.dac.uevora.pt

Direcção do Curso
Christine Zurbach
zurbach@uevora.pt

Apresentação

A marioneta tem um lugar de crescente centralidade na cultura teatral contemporânea. Objecto de investigação marcado por um reconhecível passado onde se cruzam e interagem variadas tradições, a marioneta afirma-se cada vez mais como objecto artístico pleno de declinações. Teatro de objectos ou teatro de formas animadas, com recurso às tradições ou reinventando a cada passo a nossa relação com os objectos e com a ‘arte de contar histórias’, este universo de múltiplos ‘objectos performativos’ está no centro deste Curso de Mestrado em Teatro, ramo Actor-Marionetista, um Curso inovador, único em Portugal, capaz de alicerçar e estimular uma carreira simultaneamente artística e académica.

Benificiando da integração numa Escola de Artes (com formação em Arquitectura, Artes Visuais, Música e Teatro) e do enquadramento de promoção da investigação garantido pelo Centro de História da Arte e Investigação Científica (CHAIA), o Curso, destinado a formar actores-criadores (com ou sem experiência no campo das marionetas), articula-se em torno de três linhas estratégicas:
a) a investigação de formas clássicas, tradicionais e contemporâneas, em estreito contacto com especialistas. A teoria, a história, a dramaturgia, a antropologia do objecto e a cultura material cruzam aqui caminhos e buscam alargar horizontes. O campo da investigação integra um Seminário temático e uma série de quatro conferências de especialidade;
b) o treino especializado, conducente à aquisição de competências actorais específicas, centradas no corpo, na voz e nas técnicas de movimento especialmente requeridas por cada um dos projectos;
c) os projectos de criação, confiados a artistas da cena contemporânea nacional e internacional, concretizam-se em cada um dos três primeiros semestres. Cada um desses projectos estrutura as aprendizagens, articulando investigação, dramaturgia, criação oficinal e treino actoral orientado.

No último semestre, o aluno é convidado a realizar um projecto / estágio ou dissertação para conclusão do seu Mestrado. A articulação da Universidade com as companhias profissionais nacionais e internacionais, as relações com escolas de formação altamente credenciadas (como Charleville-Mézières (FR) ou a Central School of Speech and Drama (UK), entre outras), são de molde a abrir ao mestrando possibilidades de estágio ou projecto integrado em companhias de referência, ou a realização de um período de estudo / investigação em instituições parceiras, podendo benificiar de acordos Erasmus, de bolsas de investigação e, em cada momento, de orientação e aconselhamento tutorial personalizado.

1 comentário:

dizi izle disse...

thank you