sábado, outubro 30, 2010

links para os "textos" que João Paulo Seara Cardoso enviou e que foram colocados no Blog "Marionetas em portugal"

aqui ficam os links para os "textos" que João Paulo Seara Cardoso enviou e que foram colocados no Blog "Marionetas em portugal"e outras coisas...
http://marionetasportugal.blogspot.com/2010/09/perolas-enviadas-por-joao-paulo-seara.html

http://marionetasportugal.blogspot.com/2010/08/jim-henson-workshop-rehearsal.html

http://marionetasportugal.blogspot.com/2010/02/blog-os-amigos-do-gaspar-de-joao-paulo.html

http://marionetasportugal.blogspot.com/2010/01/ainda-em-relacao-encyclopedie-e-lendo-o.html

http://marionetasportugal.blogspot.com/2009/11/encyclopedie-mondiale-des-arts-de-la.html

http://marionetasportugal.blogspot.com/2009/10/jim-henson-workshop-muppets-counting.html

João Paulo,Obrigado por tudo!!


João Paulo,Obrigado por tudo!!
Conheci o João Paulo quando tinha 14 anos no Porto, num dos encontros de fantoches da altura, fui sozinho de camioneta, há procura de fantoches e lá participei no “festival”, depois em Alcobaça no ano seguinte começaste a ensinar-me a construir bonecos, e desde então nunca mais parei. Dois anos passados usei um poema teu numa peça minha, e tu choraste e deste-me um abraço que ainda hoje o sinto. Depois mais tarde quando comecei a fazer o teatro D.Roberto sorriste de alegria, o mesmo fizeste quando nos juntamos todos em Alcobaça a fazer robertos. Agora com um novo desafio que é manter viva a UNIMA Portugal, foste dos poucos que me apoiou incondicionalmente. Obrigado por tudo e por teres existido na minha vida, estou triste, pois perdi um amigo e companheiro. O teatro de marionetas nunca te irá esquecer, OBRIGADO!!DOM ROBERTO!

José Gil
(S.A.Marionetas)

João Paulo Seara Cardoso, director artístico do Teatro de Marionetas do Porto, faleceu esta noite, vítima de doença.


João Paulo Seara Cardoso, director artístico do Teatro de Marionetas do Porto, faleceu esta noite, vítima de doença.
Este Homem de Teatro desenvolveu durante a sua vida, um trabalho que se inscreve na revitalização das tradições e, mais expressivamente, na afirmação das linguagens da contemporaneidade.
Ao longo de mais de vinte anos, a companhia evoluiu sob a visão e a orientação do seu fundador e director artístico. Num processo vivo, exigente e apaixonado foi alcançado um elevado reconhecimento nacional e internacional, o Teatro de Marionetas do Porto tornou-se numa referência para uma vasta corrente de público.
João Paulo Seara Cardoso foi protagonista de uma postura inspiradora e exemplar, que mobilizou e motivou sempre esta equipa na concretização deste projecto artístico.
Muitos dos seus desígnios ficam por cumprir, interrompidos por uma morte prematura. O choque pelo seu desaparecimento abala-nos muito e muito profundamente, mas não mais do que à sua querida família com quem partilhamos esta perda.

Teatro de Marionetas do Porto

http://www.marionetasdoporto.pt/companhia/director-artistico
O funeral de João Paulo Seara Cardoso realizar-se-á amanhã, domingo, pelas 14h00, na Igreja de Cedofeita, Porto.

Plateia - O João Paulo deixou-nos ontem à noite.

O João Paulo deixou-nos ontem à noite.
As cerimónias fúnebres serão no domingo, ainda sem local e hora marcados. Antes disso, a sua companhia, o teatro de marionetas do porto, apresentará "Cinderela", hoje sábado, pelas 16h, no Balleteatro Auditório, em Arca d'Água. A eles mas antes ainda à sua família, o nosso sentido pesar que é também de todos nós. Para o seu querido projecto mais recente, a conclusão do Museu da Marioneta na Rua das Flores, cá estaremos para garantir que se consolide. Porque é preciso.

Nascido no Porto, foi fundador e presidente da assembleia geral do festival internacional de marionetas do porto, fundador e director do teatro de marionetas do porto, membro fundador da PLATEIA, tendo sido presidente da mesa da assembleia geral de 2004 a 2006.

O João Paulo inovou durante todo o seu percurso profissional. Teve como principais mestres Marcel Violette, Lopez Barrantes, Jim Henson e João Coimbra. Dedicou-se à pesquisa e reconstituição do Teatro Dom Roberto, fantoches populares portugueses, e recebeu de Mestre António Dias a herança desta tradição secular. Efectuou, nos últimos vinte anos, cerca de mil e quinhentas representações do Teatro Dom Roberto.
Alterou a criação televisiva para crianças e impôs novos padrões de qualidade e criatividade com séries como A Árvore dos Patafúrdios e Os Amigos do Gaspar, co-criada com Sérgio Godinho, Jorge Constante Pereira e Alberto Péssimo.
No domínio da literatura infantil tem nove livros publicados, a maioria dos quais peças de teatro. A sua primeira obra “Dás-me um tesouro?” foi premiada pela Associação Portuguesa de Escritores.
Fundou e dirigiu o Teatro de Marionetas do Porto, a mais emblemática companhia de marionetas do país, reconhecida internacionalmente pela sua qualidade e capacidade de inovação, quebrando todos os estereótipos. Na memória de todos estão espectáculos como "Miséria", em 1991, e "Vai no Batalha", uma revista à portuguesa com marionetas, crítica mordaz ao cavaquismo e à mentalidade portuguesa vigente no início dos anos 90, que ficou em cena cerca de um ano com lotações esgotadas. Criou espectáculos para adultos, para crianças e para todas as gerações, encenando autores como Aquilino Ribeiro, Samuel Becket, William Shakespeare, António José da Silva, Lewis Carrol, A. Milne, Almada Negreiros, Heiner Muller, Marguerite Duras, Alfred Jarry e Luísa Costa Gomes. Inovou na noção de interpretação no teatro de marionetas através da exploração de novas relações entre manipuladores e marionetas. As suas criações foram apresentadas em países como a Holanda, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Itália, Bélgica, Canadá, França, Suiça, Cabo Verde, Áustria, China, Brasil, Polónia, Republica Checa, Israel e Marrocos.
Teve também experiência na dança, juntamente com a coreógrafa Isabel Barros, na encenação de teatro sem marionetas, com a companhia Visões Úteis, e na direcção de ópera, com a Casa da Música e a Orquestra Nacional do Porto. Foi ainda professor da cadeira de Interpretação Teatral no Balleteatro Escola Profissional.

«São as paixões a matéria incandescente do teatro. A marioneta é um corpo inerte, altamente inflamável. O actor confia-lhe a chama da vida. De uma forma intermitente. Assim, ela permanece num limbo entre a vida e a morte. “A vida não pode ser exprimida em arte senão pela falta de vida ou pelo recurso à morte” (Kantor).» João Paulo Seara Cardoso, in "A Falta de Vida", escritos, www.marionetasdoporto.pt

Obrigada João Paulo. Valeu a pena. Tem de ter valido a pena.

Óbito: Morreu João Paulo Seara Cardoso, fundador do Teatro de Marionetas do Porto

Lisboa, 29 out (Lusa) -- O diretor artístico e fundador do Teatro de Marionetas do Porto, João Paulo Seara Cardoso, morreu hoje, confirmou à Lusa uma produtora da companhia.

Sofia Carvalho disse ainda que João Paulo Seara Cardoso "estava doente", remetendo mais informações sobre a morte do diretor artístico do Teatro de Marionetas do Porto para mais tarde.

João Paulo Seara Cardoso, diretor artístico e fundador do Teatro de Marionetas do Porto, encenou todos os espetáculos apresentados pela companhia desde 1988, tendo as suas criações sido apresentadas por todo o mundo

in diario de noticias 29 Outubro 2010

sexta-feira, outubro 29, 2010

Subsídios para a História da Marioneta Portuguesa - Armando Ferraz: O último fantocheiro


Armando Ferraz: O último fantocheiro

A Gafanha da Nazaré pode orgulhar-se de ter entre as suas gentes um artista popular que, mesmo iletrado, se tornou famoso. Foi, decerto, um dos últimos fantocheiros, ao jeito daqueles que andavam de feira em feira a exibir a sua arte. Era ele Armando Ferraz, que morava no «canto dos zanagos», perto do “Zé da Branca”, onde convivia com amigos, saboreando um qualquer aperitivo ou digestivo.
Trabalhava na JAPA e distinguiu-se, entre nós, como artista um pouco de tudo. Foi ensaiador de ranchos e marchas, sendo exímio na preparação de encadeados ou entrançados. Mas a sua arte preferida, aquela que levou até ao fim da vida, foi a dos fantoches, também chamados robertos.
Calcorreou arredores da nossa região, ensinou na Universidade de Aveiro as suas habilidades na confecção do necessário para apresentar os fantoches, embrulhados em estórias que ele muito bem sabia urdir e exibir como ninguém.
Apresentou-se na Figueira da Foz e no Algarve. Aqui até deixou alguns bonecos e uma palheta para ver se entusiasmava alguém. «A palheta é feita de duas latinhas embrulhadas por uma fita», para poder produzir os sons característicos enquanto falava, explicou.
Trabalhou em escolas e jardins-de-infância, «a pedido dos professores e educadoras», nas praias e nas feiras. E tudo fazia sem pedir qualquer paga, limitando-se a aceitar o que lhe davam. Contudo, muitas deslocações eram da conta de quem o convidada.
Tornou-se fantocheiro aos 14 anos. Viu os robertos numa Feira de Março e quando chegou a casa fez uns à navalha. Vestiu-os, imaginou uma estória e fez rir a bom rir os irmãos. Aos 15 anos, no largo do “Zé da Branca”, enfrentou o público. Disse-me: «Pelo que vi e ouvi, todos gostaram» E nunca mais parou.
Como personagens principais tinha o Barbeiro, «que bate nos outros que se farta», o Cliente e a Mulher, o Polícia e o Padre, e ainda o Diabo, o Touro e o Toureiro.
Trabalhou sempre desde os 15 anos. Por morte de sua mãe, os seus robertos ficaram guardados numa caixa durante um ano.
Faleceu em19 de Março de 1997, com 73 anos de idade.


Fernando Martins

In "Gafanha da Nazaré: 100 anos de vida"

in http://galafanha.blogspot.com/2010/10/armando-ferraz-um-artista-iletrado.html

(Sr. Fernando Martins o nosso muito obrigado por permitir a publicação do texto no blog Marionetas em Portugal!!)

Sonho de uma Noite de Verão pela Tarumba no Museu da Marioneta de11 de Novembro a 4 de Dezembro de 2010


Sonho de uma Noite de Verão
A Tarumba – Teatro de Marionetas
A partir de William Shakespeare
Nunca foi suave o curso do vero amor…

Museu da Marioneta | 11 de Novembro a 4 de Dezembro de 2010
Quinta a Domingo – 21h30

Os sonhos de uma noite mágica que será pequena para tantos acontecimentos… uma verdadeira atmosfera surreal, com fadas, duendes, amores desencontrados, casais enamorados, poções de amor, sonhos e gargalhadas, onde espíritos desafiam o sentido do verdadeiro amor. Um convite ao prazer, ao riso, ao mundo do maravilhoso e a sonhar de olhos bem abertos… à loucura do amor. Uma história romântica que se desenrola num bosque perto de Atenas, mas que pode acontecer em qualquer lugar ou tempo…

Um espectáculo de formas animadas, com marionetas muito “especiais” que irão levar-vos aos vários “recantos” deste Sonho, inspirado em Shakespeare… tudo será possível, como no mundo dos sonhos… e uma poção de amor que se torna um símbolo do poder natural e irracional do amor, que pode provocar comportamentos estranhos e inexplicáveis e ao qual não se consegue resistir.


Ficha Artística

DIRECÇÃO ARTÍSTICA E CONSTRUÇÃO Luís Vieira e Rute Ribeiro
ACTORES-MANIPULADORES Luís Hipólito, Luís Vieira, Raquel Monteiro e Rute Ribeiro
ADAPTAÇÃO Luís Vieira e Rute Ribeiro
PRODUÇÃO EXECUTIVA Bruno Reis
LUZ e PSICHÉS Zé Rui
SONOPLASTIA Catarina Côdea
ASSISTENTE DE CENOGRAFIA Raquel Monteiro
PÚBLICO-ALVO M/12
CO-PRODUÇÃO Museu da Marioneta
A Tarumba é uma estrutura financiada por MC/DGARTES

Preço:
Bilhete normal - 7 € (Bancada)
- 5 € (plateia, estudantes, <25 anos, >65 anos)

Horário Bilheteira
3ª a Domingo - 10h/13h e 14h/18h
Em dias de espectáculo - 21h30

um tesourinho de 1948 que encontrei no Youtube

Aqui fica mais um tesourinho de 1948 que encontrei no Youtube, com fantoches.
Um pouco arcaico mas o que conta é a intensão.
Lembremo-nos sempre que estavamos em 1948 e já era em formato TV.
http://www.youtube.com/watch?v=-cP3fJ_6VuY
E mais um tesouro de um ano antes, intitulado 'A Present For Santa Claus' (1947).
Um 'Punch and Judy' com direito a um número hilariante de boxe.
http://www.youtube.com/watch?v=WNU5lvrIeGY
Abraços
Rui Sousa

segunda-feira, outubro 25, 2010

S.A.Marionetas com "Res publica - A Caricatura ao Serviço da Tristeza Pública" continua na estrada


17 Abril - "RES PUBLICA"(Estreia) - Cine-Teatro - Alcobaça
17 Junho - 17.00h. - "RES PUBLICA" -C.C.B. - Benedita
04 Setembro - 15.00h. -"RES PUBLICA"- AVANTEATRO - Seixal
28 Setembro - 10.30h. -"RES PUBLICA"- Abrantes
02 Outubro - 11.00h. - "RES PUBLICA" - Oeiras
05 Outubro - 21.30h. - "RES PUBLICA" - Sobral de Monte Agraço
07 Outubro - 10.30h. - "RES PUBLICA" - Barreiro
08 Outubro - 14.30h. - "RES PUBLICA" - Moita
19 Outubro - 14.00h. - "RES PUBLICA" - Santarém
21 Outubro - 14.30h. - "RES PUBLICA" - Cartaxo
24 Outubro - 17.00h. - "RES PUBLICA" - Montijo
31 Outubro - 18.00h. - "RES PUBLICA" - Pinhal Novo
06 Novembro - 21.30h. - "RES PUBLICA" - Cine Teatro - Alcobaça

mais informações em www.samarionetas.com

"Era Uma Vez" no ccc de 28 a 31 de Outubro 2010


CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DAS CALDAS DA RAINHA

Dia 28 - às 11h - A HISTÓRIA DA CAROCHINHA
Dia 29 - às 11h e às 14h30 - A HISTÓRIA DA CAROCHINHA
Dia 30 - às 16h - A HISTÓRIA DA CAROCHINHA
Dia 30 - às 00h - TALVEZ
Dia 31 - às 16h - O MISTÉRIO DA PEDRA ENCANTADA

mais informações em http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Feraumavezmarionetas.com%2F&h=0d329

Dar Anima às Marionetas - Poética dos Objectos na Fundação Calouste Gulbenkian - 6 Novembro 10.00 horas


Dar Anima às Marionetas - Poética dos Objectos
6 aos 9 Público em geral

MÚSICA - Sede da FCG
2 horas
Mín 8
Máx 20
Preço 7.5€

Uma cartolina que ganha forma recortada num perfil criativo gerado pela personagem que cada participante decide inventar com base na sua imaginação ou retirada de uma história. Fazendo jus à História do Teatro de Sombras, revisita-se o código da luz e da sombra com que o Imperador Wu há milhares de anos foi presenteado pelo fazedor de sombras que o emocionou com a animação do recorte de perfil da Imperatriz falecida. Viagem das trevas à luz numa alegoria da caverna desafia-se o exercício estético das sombras recortadas ou das sombras corporais.

Concepção e orientação
José Ramalho

O Retábulo de Mestre Pedro dia 22 outubro de 2010 na GULBENKIAN (Lisboa)


O Retábulo de Mestre Pedro

+6Público em geral
/ Famílias
Grande Auditório
90 minutos
Mín 5
Máx 1066
Preço 6€

Ao compor a ópera O Retábulo de Mestre Pedro (1923), Manuel de Falla partiu de um episódio do D. Quixote de Cervantes, explorando o fascinante jogo entre a realidade e a ficção. A obra envolve um teatro de marionetas, dobradas por cantores, e a participação de uma criança (Trujaman) no papel de narrador. Na plateia encontra-se D. Quixote que, tomando o partido dos oprimidos na história, ataca os bonecos com a sua espada, destruindo o teatro de Mestre Pedro.

Manuel de Falla
O Retábulo de Mestre Pedro

ORQUESTRA GULBENKIAN
Maestrina: Joana Carneiro
Versão encenada: Marionetas de Lisboa
Dramaturgia e Direcção Cénica: José Ramalho

Não teve oportunidade de assistir ao Concerto?
Assistiu e quer relembrar os bons momentos que viveu?
Então, espreite a nossa Galeria de Imagens , com imagens dos ensaios das Marionetas de Lisboa.

http://www.descobrir.gulbenkian.pt/index.php?article=3581&visual=2&area=4

(infelizmente não soubemos a tempo de publicitar este espectáculo aqui no blog...mas como sempre fazemos fica aqui a informação...para mais tarde recordar)

quinta-feira, outubro 21, 2010

Museu da Marioneta de Lisboa - “Monstros deste mundo e do outro”


31 Out 2010

ACTIVIDADE EM FAMÍLIA
MANHÃS CRIATIVAS
ESPECIAL HALLOWEEN
Imagina um reino de sombras… Quem nele habitaria? Bruxas? Vampiros? Fantasmas? As mais estranhas criaturas teriam lugar neste mundo por ti imaginado!
Como de assuntos sombrios se trata, nada melhor que um portátil teatro de sombras que possas levar para todo o lado! Com as personagens e histórias que criares vais poder entusiasmar os teus amigos com verdadeiras histórias de ARREPIAR!!!

HORÁRIO Manhã: 10h30 às 12h30m
PÚBLICO: 1 adulto + 1 criança com mais de 6 anos
DURAÇÃO: 2 horas
PREÇO: 5 euros
Marcação Prévia

NOTA: Participe em 3 MANHÃS CRIATIVAS e ganhe a 4ª!

"A olhar para o boneco" de Rui Sousa


Comunicado

Estou neste momento a oficializar mais um passo na minha carreira como marionetista.
Como forma de retribuição, reconhecimento e camaradagem, 'A Olhar Pró Boneco' é oficializada não como a minha companhia, pois sempre foi noutras denominações e períodos de carreira, mas como um grupo de teatro de marionetas, no qual colaboram com o devido reconhecimento várias pessoas e artístas.
O trajecto continuará o mesmo e as produções continuam a serem produzidas e realizadas como podem consultar sempre em www.aolharproboneco.blogspot.com e em www.ruisousa.pt .

No âmbito dos colaboradores contamos e contaremos com Alberto Castelo, Sérgio Neto, Telma Pedroso, Lino Sousa, Manuela Pedroso, e outros mais que vão colaborando graciosamente com a companhia; nunca esquecendo a mestria de José Gil e toda a camaradagem de passadas e futuras produções de Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira, dos S.A.Marionetas.

Desde já deixamos aqui a nossa agenda de actividades para os próximos tempos.

29/10 - Teatro D. Roberto "O Barbeiro" - FNAC Alfragide - 21h30 - Lisboa
30/10 - Teatro D. Roberto "O Barbeiro" - FNAC Colombo - 11h00 - Lisboa
30/10 - Teatro D. Roberto "O Barbeiro" - FNAC Chiado - 16h00 - Lisboa
30/10 - Teatro D. Roberto "O Barbeiro" - FNAC Cascais - 18h30 - Cascais
31/10 - Teatro D. Roberto "O Barbeiro" - FNAC Almada - 11h00 - Almada
31/10 - Teatro D. Roberto "O Barbeiro" - FNAC Vasco da Gama - 17h00 - Lisboa (Expo)
06/11 - 'Puppetologia' - FNAC - Leiria - 17h - Leiria
07/11 - 'Puppetologia' - Pátio Alfacinha - 17h - Lisboa
18/12 - 'Puppetologia' - Auditório Municipal de Vieira do Minho - 21h
21/12 - 'Puppetologia' - CCI, Centro Cultural de Ilhavo

quarta-feira, outubro 20, 2010

Bonecos Bailarinos de S. Bento do Cortiço em Montemor-o-Novo dia 22 de Outubro de 2010

Bonecos Bailarinos de S. Bento do Cortiço em Montemor-o-Novo dia 22 de Outubro de 2010 na sala da Sociedade Carlista pelas 21.30

reposição de "Cinderela" pelo T.M.Porto de 16 A 31 DE OUTUBRO NO BALLETEATRO AUDITÓRIO


16 A 31 DE OUTUBRO
BALLETEATRO AUDITÓRIO

O TMP APRESENTA
- CINDERELA -
UM ESPECTÁCULO ORIGINAL E DIVERTIDO, PARA TODOS A PARTIR DOS 4 ANOS.

SINOPSE:

Esta não é uma Cinderela tradicional. Há uma reescrita, um tanto ou quanto anacrónica, da história tradicional, a partir das versões de Perrault e Grimm. Personagens saídos de outros contos de fadas caem do céu para dificultar a vida a Cinderela. Há uma Bruxa-Má que detesta histórias com final feliz e um Lobo-Mau disfarçado de GNR a patrulhar as estradas da floresta. Os Sete Anões são chamados para salvar Cinderela de morte certa, na sua qualidade de especialistas em técnicas de salvamento de meninas envenenadas. A Fada-Madrinha é uma tia irascível e ajusta contas com a Bruxa-Má, num combate de wrestling. No final Cinderela casa mesmo com o príncipe e têm imensos filhinhos, para descanso de todos.



PÚBLICO EM GERAL:
sábados e domingos às 16h00
PÚBLICO ESCOLAR:
terça a sexta, às 10h30 e 15h00

BALLETEATRO AUDITÓRIO
Praça 9 de Abril, 76 - Porto (Jardim de Arca d'Água)
RESERVAS PELO TEL. 222089175
ESPECTÁCULO PARA MAIORES DE 4 ANOS.
Encenação, texto e cenografia João Paulo Seara Cardoso Marionetas a partir de desenhos de João Vaz de Carvalho Música Paul Ferrer Figurinos Pedro Ribeiro Coordenação de movimento Isabel Barros Desenho de luz António Real e Rui Pedro Rodrigues Produção Sofia Carvalho Interpretação Sara Henriques, Sérgio Rolo, Shirley Resende Operação de luz Rui Pedro Rodrigues Assistentes de produção Edgard Fernandes, Pedro Miguel Castro Oficina de construção Rui Pedro Rodrigues (coordenação e modelação) Inês Coutinho (pintura) Nuno Valdemar Guedes, Filipe Garcia Construção cenográfica Américo Castanheira, Tudo-Faço Design gráfico Jorge Cerqueira Fotografia de cena Susana Neves Apoio Balleteatro Auditório Co-produção Teatro de Marionetas do Porto, Auditório de Espinho, FIMS - Chão de Oliva

3º encontro do Teatro Dom Roberto em Alcobaça 16 Out. 2010


Decorreu este fim de semana mais a 13ª edição do Festival Marionetas na Cidade em Alcobaça promovido pela Companhia S.A. Marionetas, festival que se pauta por ser uma mostra nacional de companhias de teatro de marionetas, foram três dias dedicados aos espectáculos e ao encontro entre marionetistas.
Decorreu inserido no Festival mais um Encontro de bonecreiros tradicionais portugueses, apresentando em frente ao belissímo Mosteiro da cidade os "Robertos", estes bonecreiros tradicionais, que ainda aprendem através das mãos de um mestre, praticamente estão reduzidos a um grupo de seis bonecreiros que utilizam a "palheta".
Não foi possível estarem todos, infelizmente, mas estiveram José Gil,Nuno Pinto, Jorge Soares e Rui Sousa que se integra na equipa dos novos bonecreiros estreando a "tourada".
Deixo aqui algumas belissimas imagens captadas.
José Gil tem vindo a promover este encontro de bonecreiros realizando-se ainda uma mostra com algum espólio no Armazém das Artes, este encontro tradicional é um legado e um património, espero que seja possível a José Gil e à sua equipa dar continuidade a este encontro por muito anos para que não se perca todo o legado deste teatro.

noticia completa em http://marionetasdemandragora.blogspot.com/

Newsletter de Outubro e Novembro de 2010 - Teatro e Marionetas de Mandrágora


Newsletter de Outubro e Novembro de 2010

Teatro e Marionetas de Mandrágora
www.marionetasmandragora.com
www.marionetasdemandragora.blogspot.com
(siga-nos também no Facebook)

Projectos Raiz
Outubro
Data 17 de Outubro
Designação “Entre Lugares” encenação de Clara Ribeiro
Espectáculo de Rua
Evento Festival Marionetas na Cidade
Local Mosteiro de Alcobaça
Horário 16h
Organização S.A Marionetas

Novembro
Data 13 de Novembro
ESTREIA Funil encenação de Clara Ribeiro
Local Auditório 1 Acert – Tondela
Horário 21h45
Link para dossiê Online: http://issuu.com/marionetasmandragora/docs/dossier_funil

Data 28 de Novembro
Designação “Lenheiras de cuca macuca” encenação de José Caldas
Local Teatro Miguel Franco - Leiria
Horário 16h
Evento Marionetas em Novembro
Programa Cultrede

Programa Sementes
Educar a Infância para o Teatro
15 de Novembro a 7 de Dezembro
Benilde Bzzzoira de Clara Ribeiro
Link para dossiê online : http://issuu.com/marionetasmandragora/docs/benilde

Bzzzoira moira de Filipa Alexandre
Link para dossiê online : http://issuu.com/marionetasmandragora/docs/moira


Digressão pelas escolas do Concelho de Gondomar
Data 6,20,27de Nov 11 e 18 de Dez
Programa ateliê de manipulação
Projecto desenvolvimento dos conhecimentos teatrais de Jovens
Estrutura Aneis- Associação nacional para o estudo e intervenção na Sobredotação
Programa exclusivo a membros da Associação

Programa formativo
Outubro
Designação Ateliê de Construção de marionetas de Esponja
Horário 10h-13h/ 14h30-18h
Valor 40 euros
Nº de sessões Duas sessões
Público Alvo Maiores de 12 anos
Local Casa das Marionetas de Mandrágora – Gondomar
Inscrições Online em www.marionetasmandragora.com (agenda- 2010)

Designação Ateliê de Construção de marionetas de Esponja
Horário 16 Oct' 10 » 09.30~12.30 -14.00~17.00
23 Oct' 10 » 09.30~12.30 - 14.00~17.00

30 Oct' 10 » 09.30~12.30 - 14.00~17.00

06 Nov' 10 » 09.30~12.30 - 14.00~18.00

Local Eb23 de Canidelo
Nota Formação creditada - 25 horas presenciais » 1 Crédito(para os grupos 240, 530 e 600)
Valor Associados 100€ | Não Associados 130€

mínimo » 15 formandos

máximo » 20 formandos

O preço desta formação já inclui todos os materiais a utilizar durante a realização da formação e construção da marioneta em esponja a produzir.

Contacto + info: apevt@esoterica.pt download da ficha de inscrição

NOVEMBRO

Designação Ateliê de construção de marionetas de Sombras
Local ATELIER01 Póvoa de Varzim

Data e Horário 20 Nov' 10 » 10.00~13.00 - 14.30~18.30
27 Nov' 10 » 10.00~13.00 - 27 Nov' 10 » 14.30~18.30
Inscrições: mandragora@marionetasmandragora.com / 938940122
valor da inscrição: 40€

Novembro
Designação Ateliê de Construção de marionetas de Esponja
Local Escola Secundária Santa Maria Maior – Viana do Castelo
Data 20 Nov' 10 » 09.30~12.30 - 14.00~17.00

27 Nov' 10 » 09.30~12.30 - 14.00~17.00

04 Dec' 10 » 09.30~12.30 - 14.00~17.00

11 Dec' 10 » 09.30~12.30 - 14.00~18.00

Nota Formação creditada - 25 horas presenciais » 1 Crédito(para os grupos 240, 530 e 600)
Valor Associados 100€ | Não Associados 130€
mínimo » 15 formandos
máximo » 20 formandos

O preço desta formação já inclui todos os materiais a utilizar durante a realização da formação e construção da marioneta em esponja a produzir.

Informações: apevt@esoterica.pt
www.apevt.pt

Trulé na China! Marionetas De Évora para Shanghai


Marionetas

De Évora para Shanghai

TRULÉ – Investigação de Formas Animadas, vai representar Portugal no Festival Internacional de Marionetas de Shanghai entre 11 e 15 de Outubro de 2010.

O TRULÉ é uma presença reconhecida neste tipo de festivais onde se tem afirmado por uma qualidade reconhecida por espectadores e organizadores. Por várias vezes lhe atribuíram prémios prestigiados.

“Amores e humores da bonecada” é o espectáculo que o TRULÉ leva para este encontro internacional onde se apresentarão cerca de duas dezenas de formações originárias de outras tantas partes do mundo.

Depois da estadia em Shanghai, o TRULÉ viajará para Macau onde vai exibir “Variações de Marionetas em Redor da Música”. Só no início de Novembro estarão de regresso a casa.

Desde 1975 que o Manuel da Costa Dias desenvolve a Investigação de Formas Animadas, com o intuito de mostrar e divulgar esta forma de arte e de comunicação.

A realização de espectáculos, bem como as actividades de formação junto de diferentes públicos, concentram as atenções e a criatividade deste reconhecido marionetista.

O TRULÉ tem sede em Évora, cidade que Manuel Dias considera promotora de uma intimidade propícia à Comunicação e ao Espectáculo.

Nesta deslocação temporária, o TRULÉ conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Fundação Oriente e da Câmara Municipal de Évora.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel Costa Dias

TRULÉ - Investigação de Formas Animadas
www.trulemarionetas.com.sapo.pt

Telm. 96 2426525

Mail: trule.manueldias@sapo.pt

(desde já as nossas desculpas por somente agora colocar a noticia, mas infelizmente este e-mail tinha sido reenviado para o spam)

quarta-feira, outubro 06, 2010

13º festival “Marionetas na Cidade 2010” em Alcobaça



13ª Edição

16 espectáculos

9 companhias

3 dias

1 Exposição

1 Conferência

3º Encontro Nacional do Teatro Dom Roberto



programa em www.samarionetas.com

domingo, outubro 03, 2010

"O trono saiu à rua" no museu da marioneta de Lisboa de 20 a 24 de Outubro


O TRONO SAIU À RUA
Limite Zero – Associação Cultural

De 20 a 24 de Outubro no Museu da Marioneta

Márcia e Leonel – a “Trupe Marcel” – são dois comediantes que, nos finais do século XIX, tentando ganhar a vida através da nobre arte de representar, revelando profundas afinidades com títeres, bonifrates e outros fantoches, para além da sua longa experiência como animadores de teatro de rua, nos levam numa viagem até 1910.
Na época desfila gente muito importante: monárquicos, republicanos, maçons, carbonários, enfim... uma variada galeria de personagens que nos ajudam a perceber como e porquê caiu a Monarquia em Portugal, mais cedo do que outras nessa Europa de reis e rainhas.
Uma oportunidade para relembrar o nosso passado recente, a implantação da República.

Horários
4ªf a 6fª: 10h30 (grupos escolares)
Sábado: 16h00
Domingo: 11h30

Bilheteira
Semana (Escolas) 3€ por marcação
Fim Semana Crianças 5€ | Adultos 7€

> 6 ANOS Marcação
70 m Museu da Marioneta: 213942810


FICHA TÉCNICA / ARTÍSTICA
Texto: Jorge Constante Pereira
Encenação e Cenografia: Raul Constante Pereira
Desenhos: Sandra Neves
Desenho de Luz: Pedro Carvalho
Música e sonoplastia: Rui Lima e Sérgio Martins
Interpretação: Raquel Rosmaninho; Raul Constante Pereira; Ivo Bastos
Costureira: Alexandra Barbosa
Construção Cénica: Joana Caetano; Hernâni Miranda; Rosário Matos; João Loureiro; Eduardo Mendes; Frederico Diz; Raul C Pereira
Co-produção: Limite Zero Associação Cultural; Museu da Marioneta de Lisboa; Uma encomenda da Câmara Municipal do Porto através da Fundação Ciência e Desenvolvimento (Serviço Educativo)
Parceria: C.M. Stº Tirso/ Centro Cultural de Vila das Aves; Museu Nacional Soares dos Reis
Agradecimentos: Dário Pais; Inês Mariana; Vítor Brito; Carlos Moreira
Apoios: Manuel Gaspar Maquetes; Missom
Apoio Institucional: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República