segunda-feira, dezembro 06, 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO “Malic, a Aventura das Marionetas”, de Toni Rumbau


CONVITE : LANÇAMENTO DO LIVRO “Malic, a Aventura das Marionetas”, de Toni Rumbau

SEXTA-FEIRA | 10 DE DEZEMBRO | 22h30
MUSEU DA MARIONETA

O dia da estreia do espectáculo A DOS MANOS | A DUAS MÃOS, de Toni Rumbau, será marcado com o lançamento do seu livro, em versão portuguesa, “Malic, a Aventura das Marionetas”.
Trata-se de um livro de memórias e uma autobiografia marionetistica do escritor, marionetista e encenador espanhol, que realça a sua ligação ao nosso país, onde iniciou a sua carreira na arte das marionetas e oferece a sua visão pessoal do período imediatamente após o 25 de Abril.

Um livro que percorre trinta anos da história de Espanha e que não deixará ninguém indiferente.
O lançamento do livro “Malic, a Aventura das Marionetas” terá lugar no Museu da Marioneta, no dia 10 de Dezembro, às 22h30, logo após o espectáculo.

Solicitamos confirmação para 21 3942810.
--------------------------------------
As marionetas são o meu passaporte – Toni Rumbau

“Aqui está um livro útil, divertido e interessante. Um documento necessário e surpreendente. A experiência de uma vida, invejável e fascinante, dedicada ao mundo das marionetas e ao teatro, em geral”.

Começa desta forma o prólogo de Toni Casares na apresentação de “Malic, a Aventura das Marionetas” de Toni Rumbau, escritor, marionetista e encenador espanhol, um livro de memórias e uma autobiografia marionetistica. Um livro que não deixará ninguém indiferente, já que pelas suas páginas transcorrem trinta anos da história de Espanha, do teatro espanhol e da sua ligação a Portugal, onde iniciou a sua carreira como marionetista.

Neste livro é descrito como nasceu a mítica companhia de marionetas La Fanfarra, fruto de uma vocação aventureira nascida em Portugal, durante a Revolução dos Cravos. É dada a conhecer a origem do emblemático Teatro Malic, primeira sala alternativa espanhola, a sua extraordinária actividade e, como, ao fim de dezoito anos, farto de bancos e das rotinas do “déjà vu” reivindicativo, decide encerrá-la, num curioso acto de liberdade pessoal dos seus criadores. Mas estas páginas são mais do que um livro sobre marionetas e teatro. Nele se fala do passar do tempo, da Revolução dos Cravos, da transição espanhola, do fim da União Soviética, viaja-se até ao Egipto, à Índia, ao Paquistão, a Jerusalém, durante a primeira guerra do Golfo, a China, a Macau… e é nestas páginas de saborosas descrições que ilustram o passar do século XX ao século XXI, que a contribuição de Toni Rumbau transcende o simples livro de memórias especializado, e se converte num retrato muito atractivo, fresco, lúcido e delicado, da nossa época, de constantes mudanças e transacções.

“Querido leitor, talvez te perguntes ao chegar a este capítulo se te encontras perante um livro sobre marionetas ou se na realidade é mais um livro de memórias de alguém que um dia acabou a fazer marionetas… A resposta a esta pergunta é sem dúvida dupla: sim e sim, ou seja, tratado de marionetas e livro de memórias.
A minha intenção é baralhar as duas perspectivas como uma única maneira de dar uma imagem redonda da questão. E qual é esta questão? Tentar explicar e explicar-me em que consiste uma vida dedicada às marionetas. Haverá por acaso uma outra forma de compreender uma linguagem cénica como esta, que atrai os seus servidores por manipulações secretas… sem te dar a opção de escolha e nem sequer de estar consciente disso?... A verdade é que nos instalámos em Portugal com uma facilidade extraordinária. Lisboa recebeu-nos de braços abertos e nós respondemos ao seu abraço com uma entrega incondicional…”. Toni Rumbau in “Malic, a Aventura das Marionetas”.

Sem comentários: