terça-feira, dezembro 14, 2010

Wikipédia vs Marionetas


Caros Amigos,

A Wikipédia é uma ferramenta de informação cujo enorme potencial me dispenso de referir. No entanto existem inúmeras lacunas, pelo menos na Wikipédia de lingua portuguesa, como poderão vós mesmos confirmar, bastando para tal introduzir palavras ou nomes relacionados com a nossa arte ...

Já dei conta a alguns de vós que efectuei uma timida tentativa de cooperar introduzindo alterações ou criando um ou outro verbete ( como no caso de "Henrique Delgado") através dos mecanismos específicos de edição da Wikipédia, de que estou ainda na fase de iniciante ou "Novato", portanto fazendo alguns pequenos erros...

Ora nessas tentativas fui inapelavelmente bloqueado, os artigos (ou verbetes) apagados, enfim uma situação incompatível até com os próprios princípios basilares da Wikipédia.

Apesar desse revés, não desisti e tenho tentado contornar esses obstáculos, aprender a liguagem de programação, etc. e já consegui efectuar algumas pequenas intervenções.

Sugiro- vos pesquisar em , , , < Guinhol>, < União Internacional da Marioneta> e encontrarão no corpo e/ou subsecções desses verbetes, nomeadamente algumas informações - mínimas- em português europeu, algumas ligações externas (ou Links) nomeadamente para http://www.unimaportugal.com/ e para http://abtb-centrounimabrasil.blogspot.com/ sendo que para http://marionetasportugal.blogspot.com/ aparentemente o link já foi, há minutos, bloqueado.

Assim, decidi dedicar um pouco mais de tempo a esta questão, mas de tão absorvido nas questões técnicas, faltam-me os temas para novos verbetes.

A não ser que alguém já esteja num patamar superior ao meu, em termos de facilidade de traatamento desta matéria na Wikipédia - e nesse caso, desde já o apoiarei se avançar... - venho pedir-vos que me enviem sugestões de verbetes a serem criados, com indicação das referências bibliograficas e de links onde se possa confirmar a informação cuja introdução proponham. A pouco e pouco procurarei alargar a presença da Arte da Marioneta naquele espaço.

Grato pela Vossa atenção,
Um Abraço
Ildeberto Gama

Sem comentários: