segunda-feira, dezembro 20, 2010

S.A.Marionetas - o ano de 2010


S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos
O ano de 2010

5 Novas produções
214 Espectáculos
36 Localidades
3 Exposições
Prémio pela preservação e continuidade do teatro tradicional de marionetas europeu
Nomeação “melhor manipulação” espectáculo “D. Roberto”
Organização do 14º festival nacional de teatro de marionetas “ Marionetas na Cidade”

A companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos durante ano de 2010 apresentou 214 espectáculos de 10 produções diferentes em Itinerância em 36 localidades diferentes. Criou 5 novas produções em teatro de marionetas, apresentou 3 exposições do seu espólio, recebeu um prémio pela preservação e continuidade do teatro tradicional de marionetas europeu e uma nomeação para melhor manipulação no 14º Festival Mundial de Marionetas de Praga com o espectáculo “D. Roberto” ainda orientou 1 oficina de construção e manipulação de marionetas e Organizou a 14ª edição do festival nacional de teatro de marionetas “ Marionetas na Cidade”.
O ano de 2010 começou com a continuidade da exposição “S.A.Marionetas - 12 anos a trabalhar para o boneco” na galeria de exposições do Mosteiro de Alcobaça que contou com mais de 200 marionetas do espólio da companhia. Em Fevereiro na Fundação Cultural Armazém das Artes apresentamos a Exposição”Bonecos do Mundo”com marionetas de vários pontos do mundo do espólio do A.A. e da S.A.Marionetas. Na inauguração o escultor José Aurélio ofereceu à companhia o seu estudo para uma peça escultórica de homenagem ao teatro de animação de 1984 e a companhia ofereceu ao escultor uma marioneta em vidro (réplica) do espectáculo “Tempestade”Theater of Glass.
Em Março a S.A.Marionetas torna-se membro da UNIMA Portugal (união internacional da marioneta – centro português da UNIMA).
A 17 de Abril estreia “Res publica – a caricatura ao serviço da tristeza pública” original de José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre (espectáculo integrado nas comemorações nacionais dos 100 anos da Republica Portuguesa).
Nos Açores em Maio participamos na 1ª Edição do Festival Internacional de Marionetas do Atlântico “MIMO”.
No início de Junho na cidade de Praga na República Checa recebemos o prémio especial do júri pela preservação e continuidade do teatro tradicional de marionetas europeu com o espectáculo “D. Roberto”. Também com este espectáculo fomos nomeados para melhor manipulação no 14º festival mundial da arte da marioneta de Praga. Em Montemor-o-Novo participamos na 3ª edição do Encontro de Marionetas.
No final de Julho estreamos “Portucale” original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira, um projecto de cariz medieval sobre o início do reino de Portugal.
Em Outubro organizamos a 14ª edição do Festival Nacional de Teatro de Marionetas “Marionetas na Cidade” e estreamos o projecto “Almanzor - o feitiço do mouro do castelo de Alcobaça” original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira (Teatro de sombras de grandes dimensões) no Castelo de Alcobaça. Ainda em Outubro representamos Portugal no festival Internacional de Titeres “Galicreques” em Santiago de Compostela/Espanha.
Dezembro foi sem dúvida um mês fora do normal, pois estreamos duas novas produções no espaço de dois dias.”As Aventuras do Menino de Madeira” adaptação de Rui Sousa, José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira com marionetas de Rui Sousa em Santa Maria da Feira no evento “Terra dos Sonhos” e “Na Tal Estrela – uma ficção quase cientifica” original de Natacha Costa Pereira, José Gil e Sofia Vinagre em Óbidos no evento “Vila Natal”.
Para o ano de 2011 vamos continuar a dar primazia à itinerância das nossas produções bem com apresentar novas produções em teatro de marionetas com a mesma vontade que nos move desde 1997. Mesmo sem grandes apoios institucionais, temos o maior apoio do mundo, que é o do público, e dos promotores que acreditam no nosso projecto. Desde já o nosso “Muito Obrigado!”.
Se pudéssemos pedir ao pai natal alguma coisinha, neste momento pedíamos mais “espaço” na nossa oficina, mais apoio para o festival “Marionetas na Cidade”e mais respeito nos pagamentos por parte das entidades que nos contratam.
Até Para o Ano!!!

S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

(enviado por S.A.Marionetas)

Sem comentários: