quinta-feira, março 28, 2013

Workshop de Agnès Limbos e Nicole Mossoux em Lisboa, "O Corpo e o Objecto", de 27 de Maio a 1 de Junho, no âmbito do Projecto Funicular - Formação na Área do Teatro de Marionetas, a não perder! Inscrições Abertas!

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA! BREAKING NEWS!
Workshop de Agnès Limbos e Nicole Mossoux em Lisboa, "O Corpo e o Objecto", de 27 de Maio a 1 de Junho, no âmbito do Projecto Funicular - Formação na Área do Teatro de Marionetas, a não perder! Inscrições Abertas!
Workshop by Agnès Limbos and Nicole Mossoux in Lisbon, "The Body and the Object", from 27 May to 1 June, within Funicular Project - A Training Project on Puppetry! The inscriptions are open!

Este ano o primeiro momento do Projecto Funicular realiza-se durante o FIMFA Lx13 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, permitindo simultaneamente um olhar sobre o trabalho criativo das duas artistas, com a apresentação de espectáculos da sua autoria, que revelam abordagens muito diferentes ao teatro de marionetas e formas animadas, mas que têm colaborado entre si, quer no movimento, quer na manipulação.
This year the first moment of Projecto Funicular happens during FIMFA Lx13 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - International Festival of Puppetry and Animated Forms, allowing simultaneously a glimpse into the creative work of these two artists, with the presentation of their shows.

+info: projectofunicular@gmail.com | http://www.i-m.co/aTarumba/ProjectoFunicular/ | http://atarumba-teatrodemarionetas.blogspot.pt/2013/03/projecto-

quarta-feira, março 27, 2013

Procura-se LUVAS...Teatro e Marionetas de Mandrágora

Procura-se LUVAS...
A Companhia vai iniciar a criação do espetáculo "Para que servem as mãos?", um projeto em parceria com o Instituto de Medicina Legal do Porto, para prevenção da violência doméstica para com jovens e crianças. Estamos à procura de luvas para construção das marionetas e figurinos. Podem ser de qualquer cor, feitio, não precisam de ter par e podem ser luvas com qualquer tipo de defeito... Não descriminamos qualquer LUVA.
Ficamos á espera da vossa Mão…
Bem hajam
...

• FIMFA Lx13 • Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas International Festival of Puppetry and Animated Forms ➊➐ de Maio a ➒ de Junho – ➊➐th May to ➒th June!!


brevemente toda a programação

Portugal na India

quarta-feira, março 20, 2013

Mensagens da UNIMA no Dia Mundial da Marioneta 2013


Dia Mundial da Marioneta - 21 de Março de 2013
A UNIMA tem o prazer de apresentar a Mensagem para o Dia Mundial da Marioneta 2013


Pedimos, este ano, a um renomado músico italiano, o Maestro Roberto De Simone, que é igualmente um autor, encenador e especialista da tradição napolitana de Guarratelle e Pulcinella.
Esta escolha vem na sequência da visita que Pudumjee Dadi e eu próprio fizemos a Roma e Nápoles, por convite da direcção da UNIMA-Itália, o que também nos permitiu conhecer Acerra, cidade natal do personagem Pulcinella do qual nos viemos a tornar Ambasciatore Globale.
Agradecemos ao director e à equipe do prestigiado Museo di Pulcinella di Acerra, pela honra que nos concederam convidando-nos a visitá-lo.
Todos nós sabemos a imensa influência que o caráter de Pulcinella exerceu no mundo das marionetas e a sua evolução gradual, sob formas e aparências distintas, na cultura de muitos países.
O texto do Maestro permitir-vos-á entrar no coração da cultura napolitana e sensibilizar-vos-á para a dimensão musical e rítmica que deverá possuir todo o bom mestre marionetista.
Nossa arte é única e em plena efervescência.
A 21 de Março de 2013, celebremos a Marioneta! Tenhamos consciência de que, entretanto, algumas formas tradicionais estão em perigo e precisam de proteção.
A este respeito, Nápoles e a sua região são um exemplo a seguir: a transmissão da tradição ocorre de modo respeitoso e vivificante entre mestres e discípulos há mais de 500 anos.
Jacques Trudeau
Secretário-Geral da UNIMA
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Roberto De Simone
Diretor e musicólogo italiano, a sua dedicação a temas antropológicos também estão presentes, entre outras, em obras como Fiabe campane (1993).
Trabalhou como músico e diretor, muitas vezes em colaboração com a Nuova compagnia di Canto Popolare. Foi director artístico (1981-1987) do Teatro San Carlo de Nápoles e tem dirigido numerosas óperas.
Nomeado em 1998 membro da Academia de Santa Cecília, veio ainda a receber, do Presidente da República francesa, o título de Cavaleiro das Artes e das Letras.
Em 2003, recebeu o prémio Roberto Sanseverino.
(In: enciclopédia Treccani.it , Itália)
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Mensagem Internacional de Roberto De Simone

O meu primeiro encontro com Pulcinella inscreve-se nas minhas primeiras lembranças de infância, quando Pulcinella fazia parte do imaginário de todas as crianças napolitanas.
Podíamos então encontrá-lo nas ruas, nas deslumbrantes cestas de brinquedos dos vendedores ambulantes e nas barracas de feira pelo São José, ou pela Epifania, ou pela festa de Piedigrotta, onde os brinquedos tradicionais eram expostos para venda. Entre eles estava um pequeno Pulcinella , o qual, montado num carrinho miniatura e animado por uma vareta, batia mecanicamente as mãos equipadas com pequenos címbalos de lata. Havia também, frequentemente, um outro brinquedo que consiste num pequeno cone de cartão vermelho, dentro do qual estava inserida uma corneta com uma pequena palheta, a Pivetta, e com a qual se podia interpretar o refrão de uma tarantella tradicional. Também fazia parte do artefacto, um fantoche à semelhança de Pulcinella, cuja camisa estava colada ao rebordo do cone, e que um pedaço de arame aí introduzido e impulsionado por qualquer criança faria movimentar para cima e para baixo.
Obviamente, o jogo, pela insinuação sexual associada a este movimento, conferia ao nosso herói um significado fálico, também reforçada pela presença noutras manifestações tradicionais.
Finalmente, Pulcinella comparecia ainda em rimas de músicas para crianças, em cantigas de roda, em fábulas, em suma, pertencia à textura irreal da tradição, de modo que, em primeiro lugar alimentava a função iniciática e, de seguida, adquiria uma profunda significação misteriosa e emblemática.
Para tudo isto, o teatro de fantoches itinerante Guarattelle também contribuiu seriamente, lá onde ganhavam vida o fantástico Pulcinella, Teresina (a sua namorada), o Cão, a Morte, o Carrasco, e outros, apresentando-se ora na Piazza del Gesù, em San Domenico Maggiore ou à Porta Capuana, magnetizando a atenção das nossas caras de crianças que, de boca aberta, vivíamos aí a profissão de fé da nossa Bíblia onírica.
Voz de Pulcinella:
Puè puè puè puè puè
puere puè puè.
Mostra-te Teresa
Vem mostrar-te na tua varanda,
Que eu quero que oiças uma música bonita.
Por fim, quero ainda dizer-vos que, mesmo no repertório tradicional do Teatro Guarattella, podemos encontrar personagens e cenas que parecem ter sido tomados por empréstimo da tradição judaica, da tradição espanhola, da tradição do teatro latino, e até mesmo do teatro grego.
O termo guarattella é a versão, em dialecto, de Bagattella (um caso trivial), e deriva de Bagatto que é uma das cartas maiores do tarot, cuja origem cabalística foi veículo de elementos e histórias frequentemente encontrados entre os enredos do repertório do teatro Guarattella.
Terminarei com uma declaração pungente que gravei da viva voz do derradeiro guarrattellaro fiel à antiga tradição napolitana, chamado Nunzio Zampella, falecido prematuramente, e que tinha no seu ADN os cromossomas da antiga arte “pulcinellante”, o qual, à questão «até que ponto a utilização da Pivetta é importante para o marionetista tradicional», respondeu:
Zampella: “- É crucial! A arte da marioneta não é fácil. O manuseio pode ser simples, mas a mímica é musical, o movimento é música. A coisa mais difícil é a voz dupla, isto é, saber alternar a voz natural e o uso Pivetta para a voz artificial. O marionetista deve ser capaz de reproduzir todas as vozes: a da mulher, do polícia, do monge, de Pulcinella, a voz do cão, e até mesmo a da morte. Porém, qualquer que seja o disparate pronunciado no espectáculo, ele deve tornar-se em ritmo. Essa é a verdadeira força da Guarattelle: o movimento é ritmo, as palavras são música. “ (21 de Junho de 1975)
* A marioneta Pulcinella foi criada por volta de 1620 e inspirou dezenas de outros personagens do teatro popular europeu que foram, todos, capazes de alegrar e proporcionar um espaço de liberdade aos seus públicos.
Desejo a todos, nos cinco continentes, um fabuloso Dia Mundial da Marioneta!

(Tradução livre, de Ildeberto Gama, a partir da versão francesa em http://www.unima.org/uniF_Message13.pdf)
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Mensagem do Presidente da UNIMA Portugal
Dia Mundial da Marioneta em Portugal – 21 Março 2013


Por certo muitos dos nossos associados estariam à espera que eu escrevesse uma mensagem politicamente correcta, a dizer para não se esquecerem de pagar as quotas e aparecerem com mais frequência no Centro de Documentação ou mesmo para ajudarem mais na criação de conteúdos da nossa Magazine. Mas não é isso que vai acontecer! Sempre achei que este tipo de mensagem devia conter o que nos incomoda na alma no momento em que a escrevemos e por isso aqui vai:
Este ano, como desde há muito tempo, comemora-se o dia mundial da marioneta a 21 de Março. Todos sabemos que este dia é um dia de muitas comemorações, dia da Árvore, da Poesia, etc, etc. Mas o que importa mesmo neste caso é que pelo menos uma vez por ano o teatro de marionetas seja lembrado. Em Portugal este ano estamos todos um pouco com o coração nas mãos, pois os apoios estatais e dos mecenas são cada vez menos. Se já era difícil viver da cultura em Portugal, agora com todos estes cortes nos apoios e aumentos nas licenças está a ser quase impossível. Não me lembro de ver as programações dos teatros tão atrasadas ou inexistentes como agora. O teatro de marionetas ficou sempre ou pouco à margem da escolha dos programadores deste país, salvo raras mas boas excepções. A bem da verdade já passamos há alguns anos o estigma do teatro de marionetas ser uma “coisa” para crianças. A produção das estruturas profissionais portuguesas já nos habituou a uma qualidade sem igual, e temos como prova disso os prémios conquistados pelos marionetistas portugueses um pouco por todo o mundo. Mas agora temos um novo obstáculo!
Se por um lado estas “crises” são boas para limpar o mercado do que é mau, e simultaneamente está a destruir o mercado do teatro de marionetas, por outro lado estamos a começar a criar “Reis” nos teatros recuperados com o dinheiro de todos. Veja-se a quantidade de “reizinhos” que temos por todo o país que decidem as programações das salas. Nunca na história de Portugal tivemos tantas salas de espectáculo com condições tão boas para os artistas trabalharem, mas ao mesmo tempo nunca fomos tão descriminados. Tenho reparado que um pouco por todo o lado as companhias de marionetas portuguesas têm trabalhado, produzindo novas peças e realizado oficinas de marionetas, criando e ensinando como nunca aconteceu nos últimos 40 anos. Não muitas vezes, recebo no e-mail da UNIMA um pedido de informação sobre o teatro de marionetas produzido em Portugal a que respondo com muito orgulho reencaminhando todos os sites dos nossos associados. Se somos tão reconhecidos lá fora pelos nossos pares, porque é que cá dentro somos tantas vezes trocados pelo que vem lá de fora? O que se produz em Portugal em termos de teatro de marionetas é muito bom e recomenda-se.
Senhores Programadores, Produtores, “Reis” e afins que decidem o que pode ou não ser apresentado, nas salas de espectáculos deste país pagas por todos nós: Deixem trabalhar quem o quer fazer, e não empatem. Aprendam com os raros exemplos que existem, pois são de excelência. É tão fácil destruir como ajudar, e neste momento difícil para todos, temos de nos unir e não separar. Eu acredito no Teatro de Marionetas feito em Portugal e farei tudo o que estiver ao meu alcance para que este continue a ter o respeito e reconhecimento que merece.
Abraço! A todos os que amam, vivem e respiram o Teatro desta forma tão bonita.
Viva o Dia Mundial da Marioneta, 21 de Março de 2013
José Gil
(Presidente da UNIMA Portugal)

SAMARIONETAS TV - Dia Mundial da Marioneta - 21 Março 2013

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

"ETC..." FINALMENTE CHEGA A PORTUGAL!! Depois de Estrear em Macau e passar pelo Cazaquistão. 9 Março -Cine-Teatro de Alcobaça - Grande Auditório (21.30h.) 15 Março - Casa de Teatro (21.30h.) Sintra - Festival Períferias

"ETC..." FINALMENTE CHEGA A PORTUGAL!! Depois de Estrear em Macau e passar pelo Cazaquistão.

9 Março -Cine-Teatro de Alcobaça - Grande Auditório (21.30h.)

15 Março - Casa de Teatro (21.30h.) Sintra - Festival Períferias

“ETC…”
Esta criação da companhia S.A.Marionetas é o resultado de vários anos de trabalho na área do teatro de marionetas, mais especificamente em criações sem a utilização da palavra como veículo de comunicação. Esta forma de fazer teatro dá ao espectador um universo mágico transportando-o para dentro da acção. Não existindo a barreira da palavra esta produção tem vindo a ser apresentada um pouco por todo o mundo. Teve a sua estreia em Macau e já passou por países como China e Cazaquistão. Pequenas histórias de um lugar onde os seus habitantes vivem as mais variadas peripécias. A inocência das ações resulta em momentos hilariantes de humor vividos pelas personagens esculpidas em esponja. Os sons e os movimentos substituem as palavras, as marionetas cativam-nos com a sua simplicidade transportando-nos para um lugar mágico e cativante e etc., etc., etc… entretanto o pequeno gato brinca com um balão e etc., etc. e etc…

S.A.Marionetas vai a Lisboa com o "Teatro Dom Roberto" BTL na FIL no expositor da C.M. Alcobaça - 2 Março 2013

S.A.Marionetas vai a Lisboa com o "Teatro Dom Roberto"
BTL na FIL no expositor da C.M. Alcobaça - 2 Março 16.00h. e 17.00h......Apareçam!!!!!

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Marionetas Da Feira com O Circo Das Marionetas no Teatro Loucomotiva

omingo, 3 de Março, às 16h, o Teatro Loucomotiva tem o prazer de receber as Marionetas Da Feira com O Circo Das Marionetas....Não Faltem! Informações e reservas; 913906597, 916548844; geral@teatrotaveiro.com; ou através do facebook do Teatro

FUNÂMBULO - Estreia Nacional Uma criação Alma d'Arame 1 e 2 de Março, às 21h30 Cine-Teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo

terça-feira, fevereiro 19, 2013

Periferias 2013- a programação

encontro luso-brasileiro - Teatro Popular de Bonecos

ABERTURA DO APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ARTES 2013



A Direção-Geral das Artes comunica a todos os interessados a abertura, a 20 de fevereiro de 2013, do procedimento para apresentação de candidaturas ao Apoio à Internacionalização das Artes.
Consulte o nosso website para conhecer os termos e condições específicas deste programa de apoio.
http://www.dgartes.pt/contents.php?month=2&year=2013§ionID=184§ionParentID=172&lang=pt

domingo, fevereiro 17, 2013

Robertos- João Costa

Museu de marionetas de Lisboa no Aeroporto de Lisboa

Exposição de companhia Era Uma Vez continua aberta ao público

Companhia Mandrágora - Formação creditada em Gondomar

2º Festival Periferias em Sintra de 7 a 17 de Março 2013

DGA aceitou 53 candidatos a apoios, mas poderá atribuir verbas a apenas a 22

O concurso de apoios tripartidos às artes, que junta a Direcção-Geral das Artes (DGA), às autarquias e às companhias de teatro, dança e música, vai distribuir 4,5 milhões de euros a 22 das 53 candidaturas admitidas. As resoluções preliminares foram publicadas ao princípio da noite desta sexta-feira. O valor para o quadriénio 2009-2012 havia sido de 400 mil euros.

Os 58 candidatos terão agora 10 dias úteis para se pronunciarem e, segundo Samuel Rego, director-geral das Artes, uma decisão final “estará publicada no final do mês”.

Como é hábito, a divisão é por regiões: Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Norte. No Alentejo, houve 11 propostas admitidas, mas apenas três têm verbas atribuídas. O grosso do financiamento está previsto para Montemor-o-Novo, com O Espaço do Tempo, Alma d’Arame, as Oficinas do Convento e o Projecto Ruínas – 330 mil euros em cada ano entre 2013 e 2016, restando cerca de 84 mil euros em 2013 e 2014 para outras duas atribuições.

No Algarve, dos cinco candidatos tidos como elegíveis apenas dois deverão ver-se financiados (num bolo total de 250 mil euros em cada ano até 2016) e, na Zona Centro, O Teatro Viriato, de Viseu, e o ACERT, de Tondela, estão propostos aos maiores apoios. O ACERT foi o mais bem classificado, recebendo exactamente os montantes pedidos em cada ano – cerca de 293 mil euros até 2016. O Teatro Viriato, o quarto e último classificado desta zona que a DGA se propõe financiar, deverá receber 361 mil euros em 2013 (em vez dos 395 mil pedidos), 362 mil euros em 2014 (em vez de 399 mil) e os 399,5 pedidos tanto em 2015 como 2016.

Em Lisboa e Vale do Tejo, a DGA propõe-se financiar sete candidatos, sendo a maior tranche para uma candidatura que junta a associação Zé dos Bois, a Duplacena, o CEM, a associação Vo’arte, A Tarumba e a Karnart (400 mil euros em cada ano). A segunda maior tranche será para a terceira classificada, depois da Banda de Alcobaça (137 mil euros em cada ano): é a Companhia de Teatro de Almada, que receberá 400 mil euros em cada ano, o valor máximo por candidatura. A companhia de teatro O Bando, de Palmela, foi a oitava classificada, não lhe estando prevista a atribuição de qualquer apoio nestes concursos.

Finalmente, na Zona Norte, metade dos 12 candidatos elegíveis estão contemplados com verbas, a maior das quais para A Oficina e o Teatro Útero, que se mudou de Lisboa para Guimarães (recebem 400 mil euros em cada ano). Nesta zona, a melhor classificação foi atribuída às Comédias do Minho, que receberam as verbas pedidas em todos os anos (entre 187,9 mil e 193,5 mil euros em cada ano). A candidatura conjunta do Teatro do Bolhão e do Balleteatro está entre as cinco candidaturas consideradas não-admissíveis em todo o país.

Ao contrário de outros concursos, os tripartidos não têm um júri. Coube aos técnicos da DGA a avaliação de candidaturas. Segundo a documentação publicada pela DGA, esses mesmos técnicos propuseram a não-atribuição da totalidade dos montantes previstos para a Zona Norte – estavam previstos 1,5 milhões anuais, que em 2013 e 2014 serão apenas 1,3 milhões e em 2015 e 2016 baixam para 1,2 milhões. Os técnicos propuseram a transferência das verbas remanescentes para as regiões onde estavam os mais bem classificados seguintes: no Alentejo e Centro. A proposta foi aprovada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Foi Barreto Xavier, pouco depois da sua tomada de posse, que decidiu o aumento das verbas dos tripartidos de 400 mil euros para 4,5 milhões – uma aposta na articulação com as autarquias (os tripartidos supõem a candidatura de uma ou mais estruturas ou criadores com um ou mais municípios).

Jornal Público - VANESSA RATO 01/02/2013 - 21:21

A Não Perder!!! Bonecos de Santo Aleixo

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Museu das Marionetas do Porto abre para mostrar 25 anos de histórias

João Paulo Seara Cardoso, fundador do Teatro de Marionetas do Porto, já não pôde ver concretizado o seu sonho, que a partir de domingo fica registado na Baixa portuense.


O Museu das Marionetas do Porto abre as suas portas este domingo, na Baixa da cidade, com uma galeria que expõe as personagens que deram vida a 25 anos de história e de actividade do Teatro de Marionetas do Porto (TMP), cumprindo um dos sonhos do seu fundador, João Paulo Seara Cardoso (1956-2010).

Quem vai abrir as portas do novo museu, que ocupa três pisos de um renovado edifício na histórica Rua das Flores, é Isabel Barros, coreógrafa do Balleteatro, viúva de João Paulo Seara Cardoso, sua parceira de aventuras artísticas em ambas as companhias, e que entretanto “herdou” a direcção do TMP. A companhia está a comemorar os 25 anos, com um programa lançado já no passado mês de Dezembro com a abertura de uma primeira exposição-instalação na galeria da Rua das Flores, mas também com a reposição das suas principais produções.

“O museu resume-se a um sonho que o João Paulo tinha de partilhar o espólio da companhia, de todas as criações que foram feitas ao longo de 25 anos, com ele durante 23 anos”, resume, em declarações à Agência Lusa, Isabel Barros, que assume esta abertura “contra a corrente” do que se vive na cultura neste momento.

Isabel Barros lembra que “o espaço alugado há 10 anos” por João Paulo “estava completamente a cair e que precisou de obras muito profundas, com uma intervenção do arquitecto João Gigante”. Esse foi “um esforço feito inteiramente à custa da companhia e de esforço pessoal, sem apoios, que esperemos que cheguem depois de o museu estar aberto”, afirma a coreógrafa.

Para os muitos espectadores que aprenderam a apreciar as peças do TMP no exíguo espaço da Rua de Belomonte, bem ali ao pé, o novo museu oferece-se como oportunidade para um reencontro diferente com as personagens, porque o objectivo, segundo Isabel Barros, “é trabalhar a proximidade com as marionetas que não estão fechadas, apelando ao toque e a uma visita muito dinâmica, onde nós podemos explicar técnicas de manipulação”.

Os visitantes vão aí poder encontrar-se com os bonecos que fizeram as personagens de Miséria, Macbeth, Paisagem Azul com Automóveis, Bichos do Bosque, Cinderela, algumas das 38 peças que constituem o património do TMP e um percurso iniciado, na segunda metade da década de 1980, com o Teatro D. Roberto, cujo teatro de pano também está exposto.

“É muito emblemático o Teatro D. Roberto, porque é o mais tradicional, e é um espectáculo que foi feito por todo o país pelo João Paulo e que nós recuperámos agora para ser feito por uma actriz da companhia”, lembrou Isabel Barros.

No novo espaço da Rua das Flores vai ser também possível reencontrar Fredo Brilhantinas, o arrumador que, com uma série de personagens políticas locais e nacionais da época, fazia parte do elenco da emblemática revista Vai no Batalha (1993), que permaneceu em cena durante meses e se afirmou um dos maiores êxitos da companhia.

O Fredo Brilhantinas, que celebrizou frases como “não me bata na cabeça que eu ando a estudar à noite”, foi uma personagem criada por Seara Cardoso a partir da figura real de um arrumador do Largo de São Domingos, perto do Teatro de Belomonte, a quem o encenador entregava a chaves do carro. “Um dia chegámos lá e perguntaram ao João Paulo: ‘O senhor é que é o dono do Volvo? Olhe que esse carro caiu ao Douro’. Ainda chegámos a tempo de ver tirar o carro do rio. O arrumador tinha ido dar uma volta com ele e despistou-se; valeu 50 contos na sucata, e João Paulo nunca apresentou queixa contra ele”, recorda Isabel Barros.

Estas e outras recordações podem ser revisitadas a partir deste domingo, num museu que deverá mudar os bonecos expostos duas a três vezes por ano, “numa relação sempre dinâmica entre a companhia e o museu”, e que já iniciou um programa para visitas para escolas.
LUSA

sexta-feira, janeiro 11, 2013

S.A.Marionetas apresenta em estreia nacional “O Saloio de Alcobaça e outras histórias do Teatro Dom Roberto”


A companhia S.A.Marionetas apresenta em estreia nacional “O Saloio de Alcobaça e outras histórias do Teatro Dom Roberto” -teatro tradicional de marionetas português. Desde 1998, a companhia já recuperou várias peças que compõem o reportório deste teatro de marionetas. O que nos motivou desta vez foi o facto de descobrimos uma gravação em vídeo feita em vinte e dois de Janeiro de mil novecentos e noventa e quatro pelo marionetista Francisco Mota ao já falecido marionetista Domingos Moura. Nessa entrevista realizada em Forjães, aldeia perto do Porto, a determinada altura Francisco Mota pergunta a Domingos Moura que peças é que realizavam dentro e fora dos pavilhões de feira ao que este responde entre outras “O Saloio de Alcobaça”. Perante tal resposta o entrevistador não percebe o título da peça e volta a perguntar dizendo: O celeiro de Alcobaça? Responde Domingos Moura: Não! O Saloio de Alcobaça!
Estava mais que confirmada a existência esta peça. Se a isto juntarmos ainda o facto da companhia estar sediada em Alcobaça a escolha tornou-se clara. Juntando todas estas energias, a companhia recuperou esta peça há muito perdida, continuando desta forma o trabalho iniciado em 1983, ano em que conhecemos o mestre António Dias.
Do programa desta apresentação constam ainda as peças “ O Barbeiro Diabólico”, “ a Tourada”, “ O Castelo dos Fantasmas” e “Rosa e os Três Namorados”.

Ficha Artística:
Marionetista: José Gil
Construção e pintura das marionetas e adereços: José Gil
Figurinos: Maria Luisa Gil
Pesquisa: José Gil
Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

Local: Cine Teatro de Alcobaça/João d´Oliva Monteiro
Horário: 21.30 Horas
Bilhete: € 5.00 (preço único)
Maiores de 4 anos

Teatro de Marionetas do Porto - 25 anos


FANTASIAS MECÂNICAS: Fusão de arte e tecnologia Exposição Interativa Capela do Museu da Marioneta de 10 a 20 de Janeiro de 2013


Sinopse

Estas "Fantasias Mecânicas", de Diego Gilardi, um especialista em bonecos para teatro cinema e televisão, apresentam-nos cerca de vinte construções mecânicas de dragões, dinossauros, mosquitos, robots ou até mãos e olhos. Quem visitar a mostra poderá mesmo manipular com as suas próprias mãos estas marionetas e fazê-las andar, agarrar coisas ou até mover as sobrancelhas!

VISITAS INTERATIVAS: Sábados e Domingos às 11h e às 16hconsoante marcação prévia para museudamarioneta@egeac.pt
(possibilidade também de marcar para grupos até 40 pessoas, de Terça a Domingo)

PÚBLICO: todos

HORÁRIO: de Terça a Domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h

ENTRADA GRATUITA

A CEREJEIRA DA LUA Teatro Lua Cheia Capela do Museu da Marioneta 24 de Janeiro a 24 de Fevereiro

A CEREJEIRA DA LUA
Teatro Lua Cheia
Capela do Museu da Marioneta
24 de Janeiro a 24 de Fevereiro
Sinopse


O jovem imperador Meng-Uóng alimenta um desejo secreto: quer ir à Lua.
Tien-o-Tzé, aio e mestre do imperador, adivinha-lhe o desejo e procura
concretizá-lo. Tentam vários meios. Primeiro equilibrados num raio de luar.
Depois suspensos na corda presa a uma seta que o exímio archeiro Hau-Ngai
lança. Finalmente, o sonho do imperador de ir à Lua concretiza-se no puro
acto da imaginação: fechando os olhos e agarrando o bordão de cerejeira.
A cerejeira da Lua, confronta-nos com a sabedoria oriental em torno da dimensão
humana e da importância do sonho.
A Cerejeira da Lua e outras histórias chinesas, de António Torrado, é um livro
recomendado no programa de português do 6.º ano de escolaridade, destinado a
leitura orientada na sala de aula.

HORÁRIOS
Grupos Escolares: Terça a Sexta às 10h30 e 14h30 (com marcação prévia)
Público em Geral: Sábado às 16h00; Domingo às 11h30

BILHETEIRA
Escolas: 5€ alunos; acompanhantes gratuito
Público em Geral: 5€ crianças; 7€ adultos

INFORMAÇÕES E RESERVAS
MUSEU DA MARIONETA | museudamarioneta@egeac.pt | 21 394 28 19

Festival Mar-Marionetas 2013

segunda-feira, dezembro 31, 2012

Os números de 2012 - S.A.Marionetas 15 anos



No Ano de 2012 comemoramos os 15 anos de existência como estrutura profissional de teatro de marionetas. Foi sem dúvida, um aniversário que fica para a história da companhia no qual fizemos muitas viagens, tivemos muitas aventuras, novos amigos e um sem fim de histórias que ficam para sempre na nossa memória. Começamos o ano como uma série de espetáculos e oficinas de construção de marionetas na Fundação Cultural Armazém das Arte em Alcobaça, depois em Março participamos no 3º encontro da UNIMA Portugal em Espinho. Montemor-o-Novo assinalou as comemorações do Dia Mundial da Marioneta onde participamos e pouco depois voltamos para o 4º Encontro Nacional do Teatro D. Roberto. Rumo a Coimbra fomos convidados para conferenciar sobre a nossa produção “A Culpa foi da Inês” no Congresso Internacional “Pedro e Inês: o futuro do passado”. Maio foi o mês de estrearmos “A Farsa do Sapateiro” um original de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil em Torres Novas. No mesmo mês juntou-se a nós o tubista Gil Gonçalves e partimos para a China com o espectáculo “TUBIC” onde participamos no 21º UNIMA Congress and World Puppetry Festival na cidade de Chengdu, onde recebemos o “Puppetry Festival Participation”. Já em Junho estreamos “ETC…” no auditório da Casa Garden da Fundação Oriente em Macau nas Comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades em Macau. Em Julho, fomos até Inglaterra representar Portugal nas Comemorações dos 350 anos do Mr. Punch na cidade de Lincoln. Santa Maria da Feira foi a cidade que, em Agosto, recebeu a terceira estreia deste ano “O Povoador” um original de José Gil, Natacha Costa Pereira, Rui Sousa e Sofia Vinagre.
De seguida fomos até Kremnica na Eslováquia participar no European Festival of Humour and Satire - Kremnica Gags 2012, onde recebemos a nomeação para melhor produção de espectáculo infantil com o teatro Dom Roberto. Em Setembro, fomos até à capital europeia da cultura – Guimarães, participar na Feira Afonsina e logo de seguida viajamos até Almaty no Cazaquistão para participarmos no 2º World Puppet Carnival.
Outubro foi mais uma vez mês de organizar o Festival Marionetas na Cidade em Alcobaça já na sua 15ª edição. Em Novembro participamos no festival Casa Mágica em Valongo do Vouga. Ainda em Dezembro co-produzimos as acções de rua promovidas pelo movimento Viver Alcobaça. Assinamos uma parceria com o Parque dos Monges em Alcobaça, onde iremos co-produzir vários eventos ligados ao teatro de marionetas e onde também inauguramos uma exposição de marionetas com parte do espólio da companhia no Museu dos Doces Conventuais. Inauguramos ainda a nossa Loja On Line, com venda de marionetas produzidas na oficina da companhia. Assim no ano 2012, produzimos 3 novos espectáculos, 1 festival, 1 exposição, 111 representações das produções em cena em 13 localidades de 5 países diferentes e coordenamos 6 oficinas de construção e manipulação de marionetas. Tudo foi possível com o apoio incondicional do Município de Alcobaça, bem como o de todos aqueles que nos continuam a apoiar neste projecto que existe desde 1997.

Dezembro 2012
S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos
Alcobaça - Portugal

segunda-feira, dezembro 24, 2012

Trulé - Boas Festas 2012


A ASSOCIAÇÃO CAFINVENÇÕES DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL E BOM ANO 2013!

A ASSOCIAÇÃO CAFINVENÇÕES DESEJA A TODOS UM

FELIZ NATAL E BOM ANO 2013!


Associação Cafinvenções
TOIM - Teatro Oficina I marionetas
Rua Issan Sartawi, Lote 8, c/v - 1500-350 Lisboa

Bairro do Bom Pastor - Benfica

A associação tem como fim o desenvolvimento de acções socioculturais e educativas, apoiando a participação das populações, dos grupos e das comunidades nas iniciativas que a eles se dirigem.
Em funcionamento desde 1986 através do Grupo “Mestre Filipe e as Suas Marionetas” produzimos desde essa data espectáculos e animações originais com as quais fomos desenvolvendo um estilo próprio nesta área artística... Em itinerância percorremos todo o continente, representando os nossos espectáculos nas mais variadas festas e feiras, escolas, hospitais, festivais, bibliotecas, e outros.
Em Abril de 2008, o fundador do grupo Luís Filipe Baptista faleceu, deixando para as suas filhas a herança do seu Tesouro.
Nós, as manas Carla e Filipa (CAFI), abrimos então a“Associação Cafinvenções” e com ela seguimos o seu trabalho com muito orgulho e prazer tendo a grande tarefa de manter as suas Marionetas vivas.
Utilizando as artes como meio, pretendemos que no fim fique sempre um grãozinho no coração de quem assiste ao nosso trabalho.
O nosso reportório baseia-se em temas contemporâneos…com temas como a morte, a pobreza, o racismo, as deficiências valorizamos o amor, a coragem, o respeito, a amizade, a Humanidade…
A intensa interacção e a convivência entre as manas CAFI, a nossa preocupação e empenho pela formação cívica, educação e arte, abriu o nosso leque de trabalho! Assim adquirimos um novo estatuto, além de Marionetistas, também de Animadoras, Educadoras e Artesãs.
Continuaremos a trabalhar nesta linha… por um Mundo Melhor!
Poderão ver mais sobre nos, deixar as vossas opiniões e sugestões nos nossos blogs ou facebooks J
Sejam bem-vindos e ate breve!


--
Podem ver mais sobre nós:
No Blog
No facebook
.
Contactos:
962843908 - Filipa
965134640 - Carla

sábado, dezembro 15, 2012

Novidades de O Mundo do Espectáculo/Ângela Ribeiro

16 DEZEMBRO | MERCADO DE NATAL AMIGO DA TERRA | ALMADA


CONTOS DA MATA DOS MEDOS | 15H
por


BEM ME QUER, MAL ME QUER | 17.30H
por Ângela Ribeiro / O Mundo do Espectáculo

Parceria entre Parque dos Monges e a Companhia S.A.Marionetas

O

- Teatro & Bonecos, convidam a estarem presentes dia 21 de Dezembro pelas 18.00 horas no Parlatório do Parque dos Monges para a apresentação oficial da parceria entre estas duas entidades. Convida ainda para assistirem à inauguração da Exposição "Marionetas no Parque" espólio da S.A.Marionetas instalada no Museu dos Doces Conventuais do Parque dos Monges e à apresentação do espectáculo "Inês de Castro" pela S.A.Marionetas (entrada livre). no final do espectáculo pode ainda provar ou adquirir os novos produtos à venda na loja do Parque das duas entidades.

quarta-feira, dezembro 12, 2012

S.A.Marionetas abrem loja on line

Desde 1997 a produzir espectáculos de marionetas e no ano em que comemora o seu 15º aniversário, a S.A.Marionetas realiza um projecto antigo que foi sempre adiado, o de produzir marionetas para venda. Assim temos o enorme prazer de apresentar a nossa nova loja online onde pode encomendar marionetas produzidas no atelier da companhia. Desde réplicas do teatro Dom Roberto a outras marionetas, todas elas construídas à mão em Alcobaça-Portugal.
Aproveite os preços de lançamento! e apoie o teatro de marionetas feito em Portugal.

RETALHOS na próxima sexta, 21h30, no fórum Fnac do Gaiashopping.


sábado, dezembro 08, 2012

Alma d´arame estreia "O Funânbulo" em Montemor-o-Novo


Hoje as 21.30h
Auditório do Centro juvenil
Montemor-o-Novo

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Teatro e Marionetas de Mandrágora FORMAÇÕES ACREDITADAS {ESPINHO}


Mais uma vez a companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora associa-se à APEVT - Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica, e promovem duas formações com acreditação para docentes dos grupos 240, 530 e 600 – EVT, ET e EV.

+ info: www.apevt.pt

Workshop de Construção de Fantoches
F.A.C.E. - Fórum de Arte e Cultura de Espinho
05 JAN' 13 » 09.30~13.00 | 14.30~17.00
12 JAN' 13 » 09.30~13.00 | 14.30~17.00
19 JAN' 13 » 09.30~13.00 | 14.30~17.00
26 JAN' 13 » 09.30~13.00 | 14.30~18.00
25 horas presenciais [1 crédito]
docentes dos grupos 240, 530 e 600 – EVT, ET e EV
associados APEVT » 100€
não associados » 130€


Workshop - A Expressão Dramática da Marioneta
F.A.C.E. - Fórum de Arte e Cultura de Espinho
16 FEV' 13 » 09.30~13.00 | 14.30~17.00
23 FEV' 13 » 09.30~13.00 | 14.30~17.00
02 MAR' 13 » 09.30~13.00 | 14.30~17.00
09 MAR' 13 » 09.30~13.00 | 14.30~18.00
25 horas presenciais [1 crédito]
docentes dos grupos 240, 530 e 600 – EVT, ET e EV
associados APEVT » 90€
não associados » 120€

FACE - Fórum de Arte e Cultura de Espinho
R. 41 / Av. João de Deus
4500 Espinho
Portugal mandragora@marionetasmandragora.com
www.marionetasmandragora.com
www.blog.marionetasdemandragora.com
www.envide.marionetasmandragora.com
Clara Ribeiro 914 514 756 | 934 609 858 Direção Artística
Filipa Mesquita 963 394 153 | 938 438 097 Direção Artística
enVide neFelibata 938 940 122 Direção Plástica

Terra dos Sonhos 2012 com com Circo de Marionetas

A Companhia Marionetas da Feira vai estar na Terra dos Sonhos em Santa Maria da Feira


O Circo das Marionetas' está pronto a receber-vos. Visita-nos a partir de amanhã e até 30 de Dezembro, na 'Terra dos Sonhos', em santa Maria da Feira. Os espectáculos realizam-se às 13h45, 15h00, 16h00 e 17h00 durante os dias de semana (quinta e sexta-feira) e às 14h15, 15h30, 17h00 e 18h15 ao sábado e domingo.

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Cendrev cancela espectáculos dos Bonecos de Santo Aleixo



Já vão longe os tempos em que, no Alentejo, o teatro dos títeres era uma das poucas diversões das gentes destes lugares, mas a verdade é que os “pícaros” e “atrevidos” bonecos não perderam o brilho e continuam a encantar o público na aldeia de Santo Aleixo que lhes deu o nome, nesses lugares do Alentejo perdido, onde a memória destas “figuras de pau” continua a alimentar conversas, mas também em muitos cantos do mundo onde a magia do espectáculo parece até fazer esquecer a barreira da própria língua.
Quem nos havia de dizer que hoje nos iríamos deparar com a impossibilidade de apresentar os Bonecos de Santo Aleixo. Mas assim vai ser, o Cendrev não tem condições de assegurar os salários aos seus trabalhadores devido aos brutais cortes nos apoios à cultura por parte do Governo e da Câmara Municipal, situação para a qual concorre também a dívida acumulada pela autarquia que atinge, para além do Cendrev, a maioria dos agentes culturais do concelho.
Os trabalhadores do teatro têm necessidades e obrigações exactamente iguais a qualquer outro cidadão, a solução para que nos estão a empurrar é profundamente injusta e completamente implacável, obrigando ao recurso à suspensão para poder usufruir do subsídio de desemprego, ficando, desta forma, os trabalhadores impedidos de participar na realização dos espectáculos. Assim, as apresentações dos Bonecos de Santo Aleixo, previstas para o Teatro Garcia de Resende de 11 a 16 de Dezembro não vão acontecer, situação que lamentamos profundamente uma vez que o que se está a pôr em causa é o direito à criação artística e à fruição cultural.
Embora o que se anuncie para o sector da cultura traga ainda maiores restrições às práticas artísticas, será a nossa capacidade de resistência que irá determinar o futuro do nosso projecto cultural. Nós, como muitas outras estruturas artísticas, tudo faremos para cumprir a indispensável função de serviço público que determina a nossa intervenção. O que falta mesmo é o Estado assumir as suas responsabilidades.


Cendrev
Teatro Garcia de Resende
Prç. Joaquim António de Aguiar
7000-510 Évora
Portugal
Telefone: (00351) 266703112
Fax: (00351) 266741181
site: www.cendrev.com

quarta-feira, novembro 28, 2012

VI EDIÇÃO DOS "PALCOS DE OUTONO" Espectadores elegem “O nabo gigante” como o melhor espetáculo



A Companhia de Teatro Poucaterra [CTP] anunciou hoje que os espectadores do Festival Nacional de Teatro Palcos de Outono escolheram o espetáculo de marionetas “O nabo gigante”, das Partículas Elementares, como o melhor espetáculo desta VI edição. O evento, organizado em parceria com a Câmara Municipal do Entroncamento [CME], teve lugar na sala do Pavilhão Municipal da cidade e decorreu entre os dias 20 de outubro e 11 de novembro, tendo sido apadrinhado pela atriz Estrela Novais, que esteve presente na Mesa de Honra da Cerimónia Oficial de Abertura, no dia 20 de outubro, pelas 21H00, momento onde foi possível assistir a uma retrospetiva das edições anteriores e a um descortinar da edição deste ano, ao mesmo tempo que a Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento tocava, ao vivo, o Hino Oficial do Festival.

Foram oito as companhias que marcaram a sua presença nesta edição do Palcos de Outono, designadamente: o Teatro Amador de Pombal; o Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico; o Teatro Nova Morada; o Pandora Teatro; os Plebeus Avintenses; a AGAIARTE – Associação Gaia Arte Estúdio; o Centro Dramático Bernardo Santareno e, como vencedor deste ano, as Partículas Elementares. “O nabo gigante” conta a história de um pequeno e bonito quintal onde vive um simpático casal de velhinhos, juntamente com os seus animais, e em que a vida decorre calmamente ao ritmo da natureza, não fosse ter nascido um nabo gigante, tão gigante que ninguém o conseguia arrancar. Além das evidentes semelhanças entre o aparecimento deste nabo com dimensões invulgares e os famosos fenómenos da cidade do Entroncamento, esta é uma estória simples e visual que, para além de nos mostrar a tranquilidade do dia-a-dia de quem vive de e para a terra, nos relembra que mesmo o mais pequeno e fraco elemento pode ter uma importância gigante.

“O nabo gigante”, pelas Partículas Elementares, é baseado no conto de Alexis Tolstoi, com adaptação de Nuno Clemente e Carlos Silva, interpretação de Carlos Silva, cenografia e construção de marionetas por Leonor Bandeira, Carlos Silva e Nuno Clemente, tendo recolhido os mais rasgados elogios por parte do público, incluindo miúdos e graúdos. No livro de honra do evento, disponibilizado pela CTP para que o público possa manifestar a sua opinião sobre cada espetáculo levado à cena, foi possível encontrarmos os seguintes comentários: “Até hoje, foi o melhor espetáculo de marionetas que vi. Muitos parabéns.”; “Adorei! Grande espetáculo para miúdos e também para graúdos. Um dos desempenhos mais impressionantes a que já assisti. Muitíssimo obrigada.” “Este espetáculo foi um miminho delicioso, fiquei encantada, vivi mesmo a estória. Parabéns.”

Relembramos que, na edição deste ano, e procurando colmatar todas as necessidades que os espetadores pudessem manifestar para poderem estar presentes no evento, foi criada uma Linha Oficial do Festival no Transporte Urbano e Rodoviário do Entroncamento [TURE], que trouxe os públicos dos espetáculos de sábado à noite desde a Escola Dr. Ruy de Andrade até à sala do Pavilhão Desportivo Municipal e os levou de regresso, no final dos mesmos, gratuitamente. Esta estratégia será uma aposta a manter na edição do próximo ano, tal como o serviço de baby-sitting gratuito, assegurado no próprio espaço do Pavilhão Municipal, um apoio considerado essencial para os espetadores e já um apanágio da organização da CTP.

Apesar da VI edição do Festival Nacional de Teatro Palcos de Outono já ter chegado ao fim, a CTP está já a delinear a edição do próximo ano, e irá também continuar a marcar a sua presença em diversas salas do país, sendo que a próxima será dia 1 de dezembro, em Avintes, com o espetáculo “Uma viagem para lá do fim”, espetáculo vencedor do Concurso Nacional de Teatro [CONTE] e do prémio nacional para melhor interpretação feminina, ambos em 2007, da Federação Portuguesa de Teatro [FPTA] e menção honrosa para melhor espetáculo nacional no Concurso Nacional de Teatro da Fundação INATEL em 2010.

sábado, novembro 24, 2012

11ª CASA MÁGICA em Valongo do Vouga



11ª CASA MÁGICA

Sexta-feira, dia 23 de novembro às 10.30, 14.30 e 21,30 H

"SURPRESA" Beto Hinça teatro de Marionetas

...
"SURPRESA" é um espectáculo de teatro de animação onde histórias surgem de pequenas caixas.
O ato de surpreender-se com a abertura das caixas e a sensação de um prazer inesperado, constituem a essência do espectáculo.
Partindo do princípio de que qualquer coisa pode estar contida dentro de uma caixa, um leque de possibilidades se abre à imaginaçãode todos nós.
Absolutamente diferentes entre si, essas pequenas histórias encantam por sua graça e originalidade, onde imagens e sons conduzem o público a uma viagem de diversificadas paisagens.

Comcepção e direção Manoel Kobachuk. Assistente de direção
Evaldo Barros. Produção Beto Hinça.

Sábado, 21:30 H "PINÓQUIO"

Cachirulo

Espetáculo infantil de Títeres baseado no conto de Carlo Collodi "A aventura de Pinocchio". O famoso boneco construído por Geppeto vive as mais incríveis aventuras para chegar a ser uma criança de verdade.

Titiriteros: Carmen Domech, Jorge Rey
Marionetas: Cachirulo
Iluminacão: Luís González
Música: Nacho Sanz
Direção: Jorge Rey


Domingo, 16:00 H "PORTUCALE"

S.A. Marionetas

“Portucale” recria o período desde o casamento de D. Henrique com D.
Teresa até à batalha de Ourique onde D. Afonso Henriques é aclamado de “Rei” pelos seus soldados entusiasmados pela vitória.
Utilizam-se marionetas de mesa e varão .
Texto Original e Encenação: Natacha Costa Pereira, José Gil e Sofia Vinagre
Produção: S.A.Marionetas –Teatro & Bonecos

quinta-feira, novembro 22, 2012

Candidaturas já abriram para INSTITUT INTERNATIONAL DE LA MARIONNETTE


CALL FOR RESEARCH RESIDENCIES APPLICANTS

Through two programs of residencies (with or without grant) proposed by its Research pole, the Institut International de la Marionnette (International Institute of Puppetry) wants to encourage the scientific research about puppetry, to accompany the process of creation of the artists, and to strengthen the links between Research and Creation communities.

The Research residencies of the Institut International de la Marionnette (IIM) are open to scholars, creators and postgraduate students, whatever their nationality.

Residents have access to the Library, they can take advantage of a personalized accompaniment, and of possible stakes in touch with the partners of the IIM. They are accommodated in the Villa d’Aubilly for free.
The residents must sign a research contract. They make a commitment to deposit in the Library a copy of their final work.

Residencies without grant
These residencies can have a duration from 2 days to 2 months, with the exception of the periods of closure of the IIM.
Application may be submitted at any time (minimum one week before).
They are given after examination of the demand, according to available place.

Residencies with a research grant
These residences with grant have a duration from 2 weeks to 2 months, with the exception of the periods of closure of the IIM. They are granted first and foremost to the PhD students, post-doctorate, and authors in phase of writing.
These grants can cover food expenses and a part of the traveling costs.
Deadline of application: December 15th, 2012 (for 2013).
The decisions are made 1 month more or less after the deadline.
Criteria of selection:
- Quality of the application file,
- Presence, in the Library, of resources in connection with the research project.

Application file
Whatever the program, the application file shall include:
- A curriculum vitae,
- A letter of application (indicate the wanted duration and period),
- A presentation of the research project (subject, method, already begun steps; 4 pages maximum), including, for applications for a residence with grant, a first location of the resources of the library useful for the project.

Files are to be sent by e-mail to the following address: institut@marionnette.com
or by airmail to:
Raphaèle FLEURY, manager of the Research pole
INSTITUT INTERNATIONAL DE LA MARIONNETTE
7 PLACE WINSTON CHURCHILL
08000 CHARLEVILLE-MÉZIÈRES
FRANCE

DGArtes Abre Concurso de APOIO ÀS ARTES - CANDIDATURAS




APOIO ÀS ARTES - CANDIDATURAS

Estão abertas as candidaturas de Apoio às Artes nas modalidades de:

> Apoios Diretos - Quadrienais 2013-2016, Bienais 2013-2014 e Anuais 2013

> Apoios Indiretos - Acordos Tripartidos Quadrienais 2013-2016 e Bienais 2013-2014

> Apoios Diretos - Pontuais 2013

mais informações em
http://www.dgartes.pt/news_details.php?month=11&year=2012&newsID=24224&lang=pt

domingo, novembro 11, 2012

"Entrevista a António Dias descoberta 30 anos depois"



é verdade caros amigos em Março de 1983 a professora Lúcia serralheiro da Benedita - Alcobaça , fez uma entrevista ao mestre bonecreiro António Dias e guardou a cassete de audio todos estes anos são 63 minutos de uma conversa impressionante sobre a sua vida...é provavelmente um dos documentos mais importante descobertos nos ultimos anos sobre a história do teatro Dom Roberto em Portugal..como se isto não basta-se, outra cassete audio contém a gravação de três espectáculos ao vivo na integra (infelizmente só em audio) "O barbeiro", "A tourada" e um inédito " Os Palhaços". Seguramente umas das maiores descobertas dos últimos tempos....obrigado Lúcia e fica a promessa de tudo isto ser divulgado publicamente muito em breve.....

José Gil

Wokshop de construção de marionetas no Porto em Dezembro


Wokshop de construção de marionetas.

Formador:
Sandra Neves.
Licenciada Escultura na FBAUP, colabora com o Teatro da Palmilha Dentada desde a sua criação em 2001, tendo assinado a cenografia e direcção plástica de várias produções.
Trabalhou na área da cenografia e adereços com a Astro Fingido, Circolando, Lufa-Lufa, Teatro Art'imagem, Teatro Regional da Serra do Montemuro, Teatro Municipal da Guarda, Victor Hugo Pontes, Teatro Bruto, etc.
Na criação e construção de marionetas destaca-se o trabalho desenvolvido com a Palmilha Dentada, Patrick Murys, Limite Zero, Mau Artista e Teatro da Rainha.

Duração:
18 horas durante dois fins de semana.

Datas
Dezembro
Sábados 1 e 7 - 11h-13h e 14h-18h
Domingos 2 e 8 - 11h-13h
Horário:
Sábado das 11h às 13h e das 14h às 18h
Domingo das 10h às 13h

Nr. de participantes:
6 a 10

quinta-feira, novembro 08, 2012

encontro nacional juvenil de fantoches Aveiro 1981


antes que desapareça este raridade, aqui fica o meu primeiro registo da ida a um "festival" de marionetas, foi pouco antes que tudo começou para mim.... José Gil / S.A.Marionetas Teatro & Bonecos - Alcobaça - Portugal

segunda-feira, novembro 05, 2012

Filme e exposição sobre "Dom Roberto" na cinemateca em Lisboa


CICLO
DOM ROBERTO

O filme de Ernesto de Sousa estreou no cinema Império, em Lisboa, a 30 de maio de 1962. Esta sessão assinala os 50 anos dessa estreia, numa altura em que no Espaço 39 Degraus, a Cinemateca apresenta a exposição Documentando Dom Roberto.

27-11-2012, 21H30 | SALA DR. FÉLIX RIBEIRO
Ciclo Dom Roberto

DOM ROBERTO
de Ernesto de Sousa
Portugal, 1962 - 102 min

27-11-2012, 21H30 | SALA DR. FÉLIX RIBEIRO
DOM ROBERTO
DOM ROBERTO
de Ernesto de Sousa
com Raul Solnado, Glicínia Quartin
Portugal, 1962 - 102 min
DOM ROBERTO representou uma inédita experiência cinematográfica em Portugal, tendo sido produzido em regime de “cooperativa de espectadores”. O filme ficou na história do cinema português como uma incursão no neorrealismo e representou o primeiro sinal de mudança. É a história, de características chaplinescas, em que um bonecreiro e uma pobre rapariga procuram sobreviver mantendo a esperança face à adversidade.

(desenho de Rui Sousa)