quarta-feira, novembro 11, 2009

40.º Aniversário da Rua Sésamo


“O Sol nasceu. Como está lindo o céu. Cá vou eu, vem tu daí também. Aprender como se vai até à Rua Sésamo”. Certamente que conhece esta letra. E quem não se lembra ainda do Egas e Becas, os amigos inseparáveis que entretinham muitas crianças? Para não falar do monstro das Bolachas, que tal como o nome indica não pensava senão em bolachas, e do Poupas, o famoso pássaro amarelo, que por cá ganhou a cor laranja, que fazia as delícias dos espectadores mais novos.

A Rua Sésamo, baseada num programa infantil da televisão americana “Sesame Street”, começou a ser emitida em Portugal apenas em 1989, tendo estreado nos Estados Unidos a 10 de Novembro de 1969.

Com várias personagens que nos ficam na memória, a Rua Sésamo era um programa educacional que ensinava os mais pequenos de forma divertida, um desses exemplos é a canção do alfabeto em que duas personagens se juntam para animadamente cantar as letras do alfabeto. Para além das alusões aos números, às cores, às formas e até o apelo à tolerância étnica.

Em Portugal, a Rua Sésamo já não é emitida há vários anos na televisão. Mas, nos Estados Unidos este dia é celebrado com o início de uma nova temporada, contando até com a presença da primeira-dama, Michelle Obama. Afinal o dia de hoje é considerado o dia da Rua Sésamo.

Os vários episódios da Rua Sésamo correram o mundo, tendo chegado a mais de 120 países. Os personagens tiveram uma grande projecção fora do programa, sendo criados brinquedos, entre outros produtos relacionados com os bonecos animados.

A Rua Sésamo surgiu a partir de Joan Ganz Cooney e Lloyd Morrisett e para os mais saudosistas, actualmente, este programa conta com um site na internet, onde se podem encontrar vídeos, jogos e uma zona dedicada às personagens desta série infantil. O endereço é www.sesamestreet.org .

Para além disso, é de referir que Jim Henson foi o criador dos bonecos animados deste programa infantil, tendo ficado conhecido pela sua outra criação e manipulação de bonecos, em "The Muppet Show".

in PUBLICO.PT

http://www.sesamestreet.org/homehttp://www.publico.clix.pt/Media/rua-sesamo-faz-40-anos_1409165

1 comentário:

Marionetas disse...

Lindo! :)