quarta-feira, novembro 25, 2009

Enciclopédia Mundial da Arte da Marioneta - A Companhia Mandrágora diz:"Uma Vergonha a nossa Inexistência"

Caros colegas, foi com profunda revolta que a Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora acolheu a notícia de que o seu nome não vinha referenciado na Enciclopédia Mundial da Marioneta, lançada este setembro último em Charleville Mézieres, pela Unima Internacional. De boato passou a facto. É uma omissão grosseira, consideramos que a parte integrante do texto, no que diz respeito a Portugal não está sequer bem estruturada, abordando a história passada, o que nos agradou, mas deixando de lado a contemporaneidade e as múltiplas propostas que têm vindo a surgir em Portugal nestes últimos anos. De facto olha para trás, mas não permite outros olhares sobre a contemporaneidade, (salvo a honrosa excepção do Teatro e Marionetas do Porto, pelo que nos é dado a perceber existirão ainda menções às marionetas de Lisboa e à companhia Tarumba)sendo que finaliza de uma forma praticamente medíocre enumerando nomes e estruturas sem as distinguir, quer ao nível do tempo ou lugar. Aqui reside a falha grave, isto é, para além de não fazer uma síntese do que têm sido os últimos anos na história da marioneta em Portugal, na sua nomenclatura de nomes e estruturas deixa de fora inúmeras Companhias, marionetistas e inúmeros Festivais, que acontecem e desenvolvem o seu trabalho a nível nacional. Ao olharmos para as páginas da Enciclopédia apresentadas agora pelo Blog "marionetas em portugal", poderíamos pensar que são umas meras páginas de uma qualquer encilopédia. No entanto este é um documento de valor inestimável. É um registo histórico de divulgação mundial.
A assinatura dos textos deixa antever que é de dentro da própria área e no nosso país que recaem as culpas. Meus caros colegas, num país pequeno como o nosso, onde as estruturas e os profissionais se reconhecem todos, perante esta área teatral específica que se debate com lutas próprias, para a conquista de mais prestigio,mais formação, mais e melhores apoios, é inaceitável que se faça este retalhar arbitrário de marionetistas de primeira e segunda classe sem quaisquer critérios ou fundamentos e já quanto às intenções devemos da nossa parte pressupôr que de facto são funestas e atentam contra o nosso profissionalismo e o nosso esforço de construír projectos artísticos sólidos. É inacreditável que existam aqueles que se colocam acima dos seus parceiros, dos seus pares, quando o esforço devia ser um, andamos a perder tempo com esta situação mediocre.
O nosso apelo é e sempre foi o da União, e é se não menos degradante verificar estas situações, incomprensíveis e inacreditavelmente medianas.
É claro que poderíamos falar de diversas formas de estes erros, se a considerar não fossem intencionais, pudessem ter sido evitados, como uma busca rápida pelo goggle com a palavra marioneta permite encontrar locais onde estão divulgadas todas as estruturas profissionais e amadoras nacionais,ou como o lançar do pedido de apoio à elaboração do texto a outras estruturas,etc. Agora muito pouco haverá a fazer, a não ser manifestar o nosso desagrado em público perante os nossos colegas e comunicar esta falha à Unima Internacional que poderá eventualmente fazer sair algum suplemento.Existe ainda um pormenor de não menos importância, poderíamos pensar que a elaboração do texto pode ter ter vários anos, no entanto falamos da omissão de estruturas e Festivais alguns com mais de dez anos, e todas as estruturas omitidas possuem já mais de 5 anos.
Os melhores cumprimentos


Filipa Alexandre

Marionetista

Teatro e Marionetas de Mandrágora

Sem comentários: