sábado, novembro 28, 2009

ainda sobre a enciclopédia Ildeberto Gama diz:


Olá a todos!
Acabo de " mergulhar" neste assunto e - embora tenha feito apenas uma leitura em diagonal sobre as imagens da enciclopédia aqui disponibilizadas- não posso deixar de manifestar o meu acordo com a generalidade dos comentários indignados que muitos de vós publicaram.
Já encomendei a obra com vista à leitura mais atenta dos verbetes dedicados à realidade portuguesa e, então, procurarei emitir um comentário melhor fundamentado.
Numa primeira análise, parece-me que os colectores de informação para a elaboração dos citados verbetes terão descurado uma pesquisa de fontes diversificadas e nem tão pouco colocaram em discussão entre a nossa comunidade marionetística as suas conclusões: orgulhosamente sós!
Num país tão pequeno e com tão poucos entusiastas da nobre Arte da Marioneta, em que, mais ou menos, nos conhecemos todos uns aos outros, é lamentável que existam pessoas que façam "caixinha" sobre a sua contribuição para uma enciclopédia mundial redundando tal atitude - pela ausência de comunicação e debate com os seus pares, numa visão redutora da nossa comunidade, da nossa história, do nosso presente e, por último, os apouca a eles mesmos sem que se apercebam da triste figura que fazem!
Para que episódios destes não voltem a acontecer, façamos da UNIMA-P o verdadeiro fórum de discussão dos assuntos respeitantes à arte da marioneta com vista à verdadeira dignificação da Marioneta Portuguesa!
Ildeberto Gama, (para quem não se recorde ou desconheça), um dos fundadores das Marionetas de Lisboa, em 1985...

Sem comentários: