quinta-feira, outubro 06, 2011

TRULÉ ganhou o prémio de melhor criação artística


TRULÉ – Investigação de Formas Animadas acabou de regressar de Almaty, que significa lugar das maçãs, onde participou no 1st World Puppet Carnival Almaty 2011 integrado nas comemorações do 20º aniversário da independência do Cazaquistão com o espectáculo As minhas MAIS… Marionetas.
Neste Festival 1st World Puppet Carnival Almaty 2011 participaram 30 grupos de 28 países. Na atribuição dos prémios maça de ouro TRULÉ foi nomeado para o prémio de melhor espectáculo e ganhou o prémio de melhor criação artística.
O Trulé segue de imediato para Brasília onde irá participar na 10ª edição do Festival Internacional de Bonecos de Brasília/2011. Estará de volta a Évora a 16 de Outubro.

sábado, outubro 01, 2011

Fio d´ Azeite estreia hoje " aCigarra e a Formiga na Cidade" em Sintra


A Fio de Azeite e o Grupo de Marionetas Chão de Oliva estreia hoje a peça "A cigarra e a formiga, na cidade", uma criação colectiva com encenação de João de Mello Alvim. O espectáculo estará em cena na Casa de Teatro de Sintra até dia 23 de Outubro, aos sábados e domingos, às 16h (disponível para escolas durante a semana). Os bilhetes custam entre 2,50 € (cartão amigo CO; protocolos) e 5 €.

quinta-feira, setembro 29, 2011


14º FESTIVAL MARIONETAS NA CIDADE
DE 11 A 16 DE OUTUBRO - ALCOBAÇA

14ª Edição, 11 espectáculos, 10 companhias, 6 dias, 1 Exposição, 1 Conferência, 1 Oficina de construção de marionetas e 1 exposição

A companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos volta a organizar o festival “Marionetas na Cidade” já na sua 14ª edição. Mais uma vez na cidade de Alcobaça de 11 a 16 de Outubro de 2011. Este ano o festival conta com a participação de 10 companhias que em 6 dias apresentarão 11 espectáculos. Na edição deste ano destacamos a estreia nacional do espectáculo “R/e/t/a/l/h/o/s” da companhia Marionetas da Feira, bem como a inauguração da sede nacional da UNIMA Portugal - União Internacional da Marioneta . Também como já é tradição iremos estar “à Palheta com..” no Tertúlia Café e pela primeira vez iremos realizar um Mercadinho de produtos relacionados com a arte da marioneta com a presença de vários construtores de bonecos, onde se irão realizar oficinas de construção de Marionetas. Ainda de referir a junção de sinergias com a Artemrede e o município de Alcobaça que permitiu um programa mais alargado e a exposição de parte do espólio da S.A.Marionetas pelas montras do comércio da cidade. Este ano o festival não foi apoiado pela DGArtes, mas foi apoiado pelas entidades locais públicas e privadas e pelas companhias participantes, bem como pelo comércio local . Assim 14 anos depois o festival "Marionetas na Cidade" continua a apresentar uma programação heterogénea, com espectáculos de qualidade, representativos de tendências diversas, dando continuidade à filosofia de programação que tem norteado desde o início o projecto.

É um festival já consolidado no panorama nacional, tendo-se tornado um ponto de referência e de encontro para as companhias de teatro de marionetas portuguesas. Por tudo isto há que continuar a apoiá-lo, enchendo as salas e ruas por onde ele passa; somente com o apoio de todos é possível a sua continuidade.

toda a programação aqui

quarta-feira, setembro 28, 2011

estreia nacional "Fado Portugal - uma história de faca e alguidar" pela S.A.Marionetas


estreia nacional
"Fado Portugal - uma história de faca e alguidar"
original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira

7, 8 (21.30H.) - 9 (18.00h.) Outubro 2011
Museu da Marioneta de Lisboa

Fado Portugal - uma história de faca e alguidar é uma viagem ao ambiente boémio do início do século XX em Portugal onde o Fado começa a aparecer.
As personagens do quadro do pintor Malhoa ganham vida e a Adelaide da Facada e o Amâncio vão viver várias peripécias onde se retrata, o “sentir” e o “ser português” bem como o “FADO Português”. A saudade, a tristeza, a alegria, o amor, são os sentimentos que caracterizam o povo português e que se retratam neste espectáculo.
Do fado vadio às desgarradas as personagens preenchem o espaço onde o movimento e a música ocupam o lugar da palavra.

Texto Original Sofia Olivença Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira / Construção das Marionetas Natacha Costa Pereira e José Gil / Figurinos Sofia Olivença Vinagre e Maria Luisa Valbom Gil / Marionetistas José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre / Cenografia Sofia Olivença Vinagre / Estruturas Cénicas José Gil
Co-Produção S.A.Marionetas e Museu da Marioneta de Lisboa

sexta-feira, setembro 23, 2011

VIAJANDO COM VIOLETA| destino:China - 24 Setembro


VIAJANDO COM VIOLETA| destino:China
teatro de marionetas

24 DE SETEMBRO | 16.30H
RECREIOS DA AMADORA

Violeta é uma viajante. E o Gato também.
Por vezes Violeta senta-se para comer uma maçã, ou curva-se na
margem de um rio para beber água...
É nestes momentos, nos entretantos, que podemos ouvir as histórias
das suas viagens, de países tão distantes e de outros, aqui tão perto.

Violeta leva-nos além. Ela, a sua mala e o Gato.
Desta vez, Violeta leva-nos até à China...

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Concepção, interpretação e construção de marionetas e cenários Ângela Ribeiro
Apoio Musical Daniel Morgado | Figurino: Umbelina Ribeiro/ Ângela Ribeiro
Produção O Mundo do Espectáculo/Ângela Ribeiro
Agradecimentos: Ana Gouveia, Jaime e Lina, Magda Moreira, Catarina Pé-Curto, Artes
Público Alvo: M/4
Duração: 40m (s/ intervalo)

Espectáculo integrado em SER MARIONETA: exposição de marionetas
evento organizado por ACASO

Limite Zero- estreia "ESTÓRIA DO TAMANHO DAS PALAVRAS" no FIMP


21 A 24 DE SETEMBRO, 11H00
21, 22, E 24 DE SETEMBRO, 15H00
TEATRO CARLOS ALBERTO
-ESTÓRIA DO TAMANHO DAS PALAVRAS
LIMITE ZERO
Numa Biblioteca onde os livros são as casas das palavras, vive uma família: a mãe Palavra, a filha Palavrinha e o pai Palavrão. Eles moram num livro antigo que, por ser já muito velho, está a cair de podre e necessita de obras. Mas os autores só fazem obras para livros novos. A novidade é que existe nessa Biblioteca um Papão, o Bicho-da-Prata, mais conhecido como o Papa-Livros, que se alimenta de palavras e devora todos os livros, fazendo a vida negra às palavras que lá vivem. Mas um dia, a bibliotecária recebe um telefonema de um autor muito famoso que anda a procura de palavras para o seu novo livro. É a oportunidade para a família de palavras mudar de vida. Só que o famoso autor, armado em vedeta, escolhe a Palavra e a Palavrinha, mas exclui o Palavrão do seu novo livro. Será que mãe e filha abandonarão o marido e pai Palavrão em troca da casa nova?
Contamos uma história onde os personagens principais são os habitantes de uma biblioteca.
As palavras, que vivem numa casa que é um livro, numa cidade que é a biblioteca, ganham vida, com os seus defeitos e qualidades, tal e qual como as pessoas, fazendo-nos ter vontade de as conhecer melhor.

TEXTO: THOMAS BAKK
ENCENAÇÃO E CENOGRAFIA: RAUL CONSTANTE PEREIRA
DESENHOS: SANDRA NEVES
DESENHO DE LUZ: PEDRO CARVALHO
MÚSICA E SONOPLASTIA: CARLOS ADOLFO
INTERPRETAÇÃO: TERESA ALPENDURADA, RAUL CONSTANTE PEREIRA
COSTUREIRA: ALEXANDRA BARBOSA
CONSTRUÇÃO CÉNICA: JOANA CAETANO, HERNÂNI MIRANDA, JOÃO LOUREIRO, ALEXANDRA BARBOSA, INÊS MARIANA
DESIGN GRÁFICO: SANDRA NEVES
PRODUÇÃO LIMITE ZERO

ESTREIA ABSOLUTA
DURAÇÃO APROXIMADA: 00:50
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M4 ANOS
PREÇO: BILHETEIRA DO TECA
Estória do Tamanho das Palavras – Limite Zero . Foto: Sandra Neves
www.limitezero.org
Foto Publicada de Susana Neves/FIMP

OUTUBRO NO MUSEU DA MARIONETA DE LISBOA


DE 6 DE OUTUBRO A 13 DE NOVEMBRO

Outros Olhares
Uma parceria Museu da Marioneta / Arteilimitada

EXPOSIÇÃO
No âmbito das comemorações do 10º aniversário do Museu da Marioneta, os alunos da escola Arteilimitada partiram do acervo da colecção e das memórias do Convento das Bernardas e da Madragoa para criarem novos objectos serão apresentados ao público nesta exposição.
Estarão presentes obras de:

Henrique Enes Marcelino
Maria Helena Paz Ferreira
Pedro Lupi Caetano

PÚBLICO-ALVO: Todo o público
HORÁRIO: Terça a Domingo, 10h-13h e 14h-18h
PREÇO: Gratuito
-----------------------------------------------------------
7 A 9 DE OUTUBRO
Fado Portugal: uma história de faca e alguidar
(estreia)
SA Marionetas
Integrado nas comemorações do 10º aniversário do Museu da Marioneta
TEATRO DE MARIONETAS

Fado Portugal - uma história de faca e alguidar é uma viagem ao ambiente boémio do início do século XX em Portugal onde o Fado começa a aparecer.
As personagens do quadro do pintor Malhoa ganham vida e a Adelaide da Facada e o Amâncio vão viver várias peripécias onde se retrata, o “sentir” e o “ser português” bem como o “FADO Português”. A saudade, a tristeza, a alegria, o amor, são os sentimentos que caracterizam o povo português e que se retratam neste espectáculo.
Do fado vadio às desgarradas as personagens preenchem o espaço onde o movimento e a música ocupam o lugar da palavra.

Texto Original: Sofia Olivença Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Construção das Marionetas: Natacha Costa Pereira e José Gil
Figurinos: Sofia Olivença Vinagre e Maria Luisa Valbom Gil
Marionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre
Cenografia: Sofia Olivença Vinagre
Estruturas Cénicas: José Gil
Pesquisa: Natacha Costa Pereira
Co-Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos e EGEAC Museu da Marioneta
Duração: 45 min.

PÚBLICO-ALVO: maiores de 12 anos
HORÁRIO: Sexta-feira, dia 7 e Sábado, dia 8, 21h30
Domingo, dia 9: 18h
PREÇO: 7€

---------------------------------------
21 DE OUTUBRO
A GARGALHADA DE YORICK
Teatro Instável
TEATRO
Uma inesperada versão de Hamlet para dois actores, que reconstituem a peça de Shakespeare perante um público imaginário que, afinal, está mesmo lá!... E a conversa com o público acaba por acontecer, rompendo a parede imaginária que os separa. O Espectro, o Actor, Ofélia, Polónio, um Capitão/Cavalo, Horácio, Laertes e o príncipe Hamlet são as várias personagens que desfilam nesta peça, a que não faltam as máscaras da Commedia dell'Arte, e que tanto provoca lágrimas de puro riso como de pura compaixão...

Concepção Geral e Encenação: André Gago
Interpretação: André Gago e Joaquim Nicolau
Máscaras: Renzo Antonello e Nuno Pino Custódio
Figurinos: Ana Borges e André Gago
Desenho de Luz: Tiago Laires
Direcção Técnica: Marinel Matos
Duração aproximada: 120 minutos (sem intervalo)

PÚBLICO-ALVO: maiores de 12 anos
HORÁRIO: 21h30
DURAÇÃO: 120 MINUTOS
PREÇO: 7€
---------------------------------------------------------
22 DE OUTUBRO
ATRÁS DAS MÁSCARAS
Teatro Instável
CONFERÊNCIA|DEMONSTRAÇÃO
André Gago apresenta as suas múltiplas máscaras, num espectáculo/conversa com o público: da Commedia dellʼArte à Máscara Neutra, passando pelas máscaras portuguesas e as máscaras inspiradas pela tradição clássica. Eis a promessa de duas intensas horas em viagem pelo mundo poético da pantomima, a irrisão dos textos cómicos clássicos e o tremendo e fascinante mistério do mundo da máscara.
PÚBLICO-ALVO: maiores de 12 anos
HORÁRIO: 21h30
DURAÇÃO: 60 MINUTOS
PREÇO: 7€
---------------------------------------------

26 A 30 DE OUTUBRO
A TERRA DOS IMAGINADORES
Próxima Estação Associação Cultural
TEATRO

A Terra dos Imaginadores é um espectáculo-oficina onde as crianças são desafiadas a habitar um mundo poético, desempenhando um papel activo no desenrolar da história.
Aqui exploramos sentidos, reinventamos narrativas, colorimos memórias. Uma viagem por um mundo a preto e branco onde antes as árvores eram da cor do arco-íris. Um narrativa visual que cria, sem moralismos didácticos, um espaço poético que personifica as grandes questões da actualidade: a justiça, a liberdade, o direito à diferença, o poder e a solidão.
Duas actrizes partem com o público para um mundo imaginário onde as ideias fazem dos nossos braços escorregas.
Onde, vemos objectos ganhar vida, onde sentimos medo e somos surpreendidos por uma história, tornamo-nos personagens dela. As crianças percorrem territórios que as levam a tomar posições e reflectir sobre o medo e a capacidade de imaginar, de inventar, de criar soluções. Um espectáculo intimista, que tem de ser visto quase dentro do palco, dentro da história, o espaço da nossa oficina. Um espectáculo cujas necessidades técnicas lhe permitem ser apresentado em qualquer espaço, desde uma sala a um pequeno auditório.
Numa terra onde desapareceram as ideias e os imaginadores, começa a nossa viagem…

CONCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO: CLÁUDIA ANDRADE E MARIA DE VASCONCELOS
ESPAÇO SONORO: FERNANDO MOTA
ESPAÇO CÉNICO: JOANA PATRÍCIO
CO-PRODUÇÃO COM O CPA (CENTRO DE PEDAGOGIA E ANIMAÇÃO DO CCB)
PRODUÇÃO: PRÓXIMA ESTAÇÃO ASSOCIAÇÃO CULTURAL

PÚBLICO-ALVO: maiores de 6 anos
HORÁRIO: dias 26, 27 e 28, 10h30
Sábado, dia 29, 16h
Domingo, dia 30, 16h
PREÇOS: grupos escolares, 3€; crianças, 5€; adultos, 7€
----------------------------------------------------------
1 DE OUTUBRO
Marionetas Musicais
Especial Dia Mundial da Música
OFICINA PARA FAMÍLIAS | MANHÃS CRIATIVAS
Gostas de música? De que tipo? Rock? Hiphop? Metal? Disco? Rap? Reaggie? Pop?
E se a partir de um instrumento musical fizesses uma marioneta?
Vamos criar uma personagem adaptada ao teu estilo de música que, ao mesmo tempo, é um objecto sonoro!
Junta-te à banda das Marionetas Musicais!

PÚBLICO-ALVO: 1 adulto + 1 criança com mais de 6 anos
HORÁRIO: 10h30-12h30
PREÇO: 5€
Marcação Prévia
---------------------------------------------
30 DE OUTUBRO
DOÇURA OU TRAVESSURA?
Especial Halloween
OFICINA PARA FAMÍLIAS | MANHÃS CRIATIVAS
--------------------------------------------------
Dia 31 de Outubro, Halloween, dia das bruxas… a noite que todos esperamos ansiosamente...
Já pensaste qual vai ser a tua partida?
Este ano convidamos-te a descer até ao submundo das marionetas e descobrir as criaturas mais arrepiantes! Lá irás encontrar fantasmas, bruxas, zombies, caveiras, gatos pretos e esqueletos assustadores!
Para os conheceres basta bateres à porta e gritares: - DOÇURA OU TRAVESSURA? E logo verás o que te espera! AH AH AH AH AH!

PÚBLICO-ALVO: 1 adulto + 1 criança com mais de 6 anos
HORÁRIO: 10h30-12h30
PREÇO: 5€
Marcação Prévia

T.M.P. apresenta - CAPUCHINHO VERMELHO XXX - 16 de Setembro a 1 de Outubro


CAPUCHINHO VERMELHO XXX

SINOPSE
Já reparou que O Capuchinho Vermelho é uma história na qual não se fala senão de comer?
Este aspecto do conto pareceu interessar João Paulo Seara Cardoso que aqui nos apresenta um saboroso espectáculo de teatro de objectos (perecíveis).
Tudo começa, tranquilamente, sobre a toalha plástica de uma mesa de cozinha um pouco antes da hora do jantar, até ao momento em que… a hortaliça espalhada sobre a mesa se transforma em floresta.
A partir daí o universo oscila, os espaços vacilam, os tempos mudam e assistimos impotentes à metamorfose culinária do conto numa sequência de gestos e de imagens vertiginosas. O personagem, burocrata tímido, lívido, deixa-se levar, no espaço apertado da sua cozinha, por um saboroso delírio de invenções surrealistas.
É um espectáculo hilariante, efémero como uma boa refeição, mas do qual nos recordaremos por muito tempo.

Gostamos de desafios, e voltar ao Capuchinho Vermelho, criado em 89 pelo João Paulo, agora nesta nova versão é mergulhar nesse universo delirante e hard-core tão peculiar e divertido onde os objectos se transformam em marionetas comestíveis. O Edgard Fernandes é o actor/intérprete desta nova versão agora em estreia no FIMP.

Isabel Barros

Encenação João Paulo Seara Cardoso
Interpretação Edgard Fernandes
Produção Teatro de Marionetas do Porto

16 de Setembro a 1 de Outubro
De terça a sábado às 23h
TEATRO DE BELOMONTE
Rua de Belomonte, 57 - Porto
Reservas: 222089175

Évora liga-se a outros dois continentes pela linguagem das marionetas


O Trulé, grupo de investigação de formas animadas, dirigido pelo marionetista Manuel Dias, será o único representante do nosso país em dois grandes festivais de “bonecos” que começam ainda este mês na Ásia e na América.

O primeiro a começar, e o mais longo, acontece na cidade de Brasília entre 23 de Setembro e 30 de Outubro. A linguagem das marionetas é aqui escolhida para festejar a descentralização.

O número dez marca a 10ª edição deste “Festival Internacional dos Bonecos de Brasília”. Conta com a participação de dez países do mundo (Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Espanha, Quénia, México, Portugal e Uruguai), e decorre em dez regiões administrativas do Distrito federal de Brasília ou sejam dez cidades satélites da capital ( Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Vicente Pires, Águas Claras, Ceilândia, Taguatinga, Guará e Samambaia, para além de Brasília). Já o número de pessoas esperadas neste festival ascende a mais de 300 mil. Por isso a organização deste evento classifica-o como o maior do Brasil, pelo número de espectáculos e de público.

O outro Festival onde o Trulé vai participar, realiza-se na cidade de Almaty, bem no interior da Ásia, entre 25 de Setembro e 2 de Outubro, para festejar o 20º aniversário da Independência do Cazaquistão.

O Presidente deste festival, Madeniyet Yussopov, acredita que “não há melhor maneira de comemorar um aniversário tão importante, do que reunir artistas de todo o mundo, já que são eles os melhores embaixadores de cada país. Com as suas artes, são os artistas que apelam mais directamente ao coração e ao espírito das pessoas”.

Já no próximo sábado, 24 de Setembro, parte de Évora rumo à Ásia e á América do Sul, Manuel Dias, um embaixador desta cidade que fala a linguagem das marionetas.

Manuel Costa Dias

TRULÉ - Investigação de Formas Animadas

quarta-feira, setembro 14, 2011

http://sicnoticias.sapo.pt/cultura/article750270.ece

quem sabe de quem são as marionetas deste video?



Alguém sabe?

Resposta :

O vídeo http://www.youtube.com/watch?v=FikI7lP_d80&feature=related e que foi aqui apresentado no Blogue no dia 14 do corrente, foi extraído de uma reportagem da RTP, alusiva a uma efeméride que já não sei precisar, creio que relacionada com a editora Bertrand.
Em 1985 as Marionetas de Lisboa tinham acabado de se formar, o José Carlos Barros estava a ultimar a contrução dos bonecos para o espectáculo de estreia, o “Dom Quixote” quando foi contactado acerca da possibilidade de fazer umas marionetas para representar uma cena ilustrativa do “Romance da Raposa”.
Como o Barros na altura estava com aquele trabalho que lhe consumia todo o tempo livre, além das tarefas do Teatro Nacional D.ª Maria II - onde eu também me encontrava como seu ajudante, propôs-me que eu construisse as duas cabeças pedidas, e ver-se-ia então se se poderia dar resposta positiva ao referido contacto.
Assim, esculpi em esferovite as duas cabeças que foram revestivas com várias camadas de papel e cola branca, depois foram vazadas e receberam umas armações em arame que suportavam um mecanismo de mola e gatilho com desmultiplicação que permitiam movimentar as bocas e os olhos.
Para tratamento final, as cabeças foram revestidas com tecidos de tipo “carpélio” cozido e colado, como se pode ver no vídeo.
A reportagem foi gravada, em data que não sei precisar (mas que estará compreendida entre Abril e Agosto de 1985), numa sala da Sociedade de Geografia de Lisboa e os manipuladores foram o Alberto Villar no “Brutamontes”, a Fernanda Teixeira e eu próprio na raposa “Salta-pocinhas”.
Depois da estreia do “Quixote”, o Barros achou que seria boa ideia explorar o tema e engendrou um dispositivo cénico sob a forma de tapeçaria que viria a ser materializada colectivamente com a participação, entre outros, do próprio Barros, da Vírginia Rico, do Franscisco Pereira, da Fátima Vasques, da Fernada Teixeira e eu.
Entretanto, pedimos ao André Gago ( na altura assinava André Nuno) a adaptação e dramatização do “Romance da Raposa”; o conceito das marionetas foi modificado e adaptado à especificidade da tapeçaria, passando a ter uma utilização frontal, tipo revólver, pelo que às cabeças produzidas foram retirados todos os tecidos e foram pintadas com tintas acrílicas, obtendo-se assim a configuração pela qual hoje são conhecidas.
Com representação de Amélia Fernandes, Fernanda Teixeira, José Neto e José Ramalho, música ao vivo de Fernando Guê e encenação a meu cargo, com o inestimável apoio do José Carlos Barros, “O Romance da Raposa estreou na Sala do Acarte/ Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, em Janeiro de 1986…
Esta é, pois, a “história” da história. Creio estar respondida a pergunta que é feita no Blogue.
Ildeberto Gama
Lisboa, 16 de Setembro de 2011.

quinta-feira, setembro 08, 2011

Portail des arts de la marionnette (abre dia 16 de setembro 2011)



fiquem atentos a este novo portal de informação sobre marionetas abre dia 16 de Setembro
http://www.artsdelamarionnette.eu/

segunda-feira, setembro 05, 2011

bonecos de santo aleixo video de 1988

MARATONA DE ROBERTOS em Lisboa no 10º aniversário do Museu da Marioneta


No âmbito das comemorações do 10º aniversário do Museu da Marioneta convidámos vários bonecreiros a juntarem-se numa MARATONA DE ROBERTOS. No dia 10 de Setembro, no Chiado e largo Camões, vão estar presentes:

15h30 Rui Sousa (Marionetas da Feira) “O Barbeiro” e “A Tourada”

16h Francisco Mota (PortoImagem) “O Barbeiro Diabólico”

16h30 Jorge Soares (A Barraca do Gregório) “Dom Roberto e a Namorada” e “O Burro Teimoso”

17h Nuno Pinto (Fio de Azeite) “Novas Histórias de Dom Roberto”

17h30 Raul Constante Pereira (Limite Zero) "Teatro Dom Roberto"

18h José Gil (SA Marionetas) “O Barbeiro Diabólico” e “A Tourada”

18h30 Manuel Dias (Trulé) “Tourada à Portuguesa” e “Namoro”

Museu da Marioneta
Convento das Bernardas
Rua da Esperança, 146
1200-660 Lisboa
tel. 213942810 fax 213942819
www.museudamarioneta.pt
www.servicoeducativomarioneta.blogspot.com

Exposição de Marionetas SER MARIONETA ,nos Recreios da Amadora,



A Associação ACASO apresenta...

A Exposição de Marionetas SER MARIONETA estará patente nos Recreios da Amadora a partir do dia 8 de Setembro de 2011 até dia 2 de Outubro de 2011, na qual se inserem algumas actividades relacionadas com a temática, tais como, Ateliers de Construção de Marionetas e um Espectáculo de Marionetas!

sexta-feira, agosto 12, 2011

CIE. Phillipe Genty escola de verão em Évora no festival escrita na paisagem de 10 a 30 agosto 2011


CIE. Phillipe Genty

Paisagens interiores: introdução ao universo de Phillipe Genty

ESCOLA DE VERÃO
Formação/Teatro de Marionetas

Formação

10 a 30 de Agosto,
Departamento de Artes Cénicas
Antiga Fábrica dos Leões
Pólo dos Leões, Universidade de Évora

Apresentação

27 de Agosto,
Pólo dos Leões, Universidade de Évora

Curso orientado para a introdução à estética e metodologia de trabalho da Compagnie Philippe Genty, propondo a descoberta e prática de algumas ferramentas de linguagem visual da companhia, e que cruzam o jogo do actor, manipulação e materiais, objectos e marionetas, o movimento próximo da dança, a voz, e que se sustentam nos recursos pessoais de cada participante. Estes são explorados através de critérios como: escuta, convicção, impulsos, pontos fixos, dissociação, distanciação, improvisação, memória, relação com objectos e materiais, ocupação do espaço e a voz. Durante o curso os formandos são dirigidos na pesquisa artística, colectiva e individual, incorporando as ferramentas de trabalho da Cie. Philippe Genty.

É a partir destas pesquisas que os participantes, orientados pelos formadores, iniciam um trabalho de composição de curtas peças performativas, em grupo e/ou a solo, as quais constituem uma aplicação prática e experimental das competências e conhecimentos adquiridos durante o treino, num formato de “aprender na prática” e “com a prática”.
O processo de trabalho finaliza com a apresentação de um exercício final, em formato de “trabalho-em processo”, o que permite introduzir no processo de aprendizagem um elemento essencial ao trabalho de criação artística: os espectadores.

Sobre os formadores

Eric de Sarria começou a tomar o gosto pelo teatro em cursos recreativos das escolas por onde passou e continuou depois a desenvolver trabalho nesta área com Vicky Messica (destaque para as produções Les fils du Soleil, Les soeurs Brontë) e com Philippe Genty (Derives, Dédale, Zigmund Follies, entre outras produções). Do primeiro apreendeu a paixão pelo Verbo, do segundo a paixão pela Imagem.

Com estas duas paixões, trabalha com o Théâtre de L’Unité e L’Illustre Famille Burattini. Assiste pontualmente Philippe Genty nos seus cursos de formação e nas suas criações.

Entre outras actividades, dirigiu cursos de formação e encenações em França e no estrangeiro, entre as quais destaca: Un Molière à Soweto (África do Sul), La Reine et la Pierre de Lumiére, Et si je vous mettais un peu de musique e Un Goût de Milefeuille (dois solos que ele próprio interpretou), Cabaret Exorciste e Commune Empreinte (Rússia).

Nancy Rusek estudou ballet clássico na École Royal du Ballet de Flandres em Anvers, terra dos diamantes (ou do chocolate)! Abandona os tutus, os sapatos de pontas e o papel de princesa e lança-se na dança contemporânea, desenvolvendo trabalho com coreógrafos e companhias como Andy Degroat, Philippe Decouflé, Système Castafiore, entre outros.
Mas ser apenas bailarina não era suficiente para ela, assim, dedica-se igualmente a coreografar para a sua própria companhia e para outras, bem como para filmes e vídeo-clips. Além disso, trabalha como assistente da coreógrafa Marcia Barcellos e das companhias Ballets de Lorraine, Philippe Decouflé e Olivier Meyer. Mas durante a sua passagem ela descobre um outro aliado, subterrâneo, do outro lado de La Fin des Terres na companhia Philippe Genty, em 2004. Juntos traçam caminhos entre a plástica e o erro, e sem o seu vestido vermelho, serve como assistente de Philippe Genty e Mary Underwood em alguns dos seus numerosos cursos de formação.

terça-feira, julho 26, 2011

Estreia Nacional de “ PORTUCALE – A Consagração” por S.A.Marionetas - 28 de Julho 2011



A companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, apresenta em Estreia Nacional “ PORTUCALE – A Consagração” um original de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil e Rui Sousa.
Dia 28 de Julho de 2011 na cidade de Santa Maria da Feira no evento “Viagem Medieval 2011”, esta produção irá estar em cena até ao dia 7 de Agosto pelo recinto do evento 5 vezes por dia.

Esta nova produção aparece na continuidade ao espectáculo criado no ano passado “PORTUCALE”, mas desta vez o período temporal vai desde a batalha de Ourique da qual D.Afonso Henriques sai vitorioso e é aclamado Rex pelos seus companheiros, até ao reconhecimento da independência do reino de Portugal pelo Papa Alexandre III.
Nesta produção é utilizada a técnica de “marionetas de varão” e os bonifrates são esculpidos em madeira; o retábulo também feito em madeira é construído numa estrutura móvel transportada pelos marionetistas que também usam vestes da época, recriando assim uma trupe de manipuladores de bonifrates que andam por vários locais representando este episódio da historia de Portugal.

Ficha Artística: texto original de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil e Rui Sousa / Construção das Marionetas de Natacha Costa Pereira, José Gil e Rui Sousa / Marionetistas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil e Rui Sousa / Figurinos das Marionetas e Marionetistas de Sofia Vinagre / Pesquisa de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira / Estruturas Cénicas de Rui Sousa e José Gil / Produção de S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

Mais informações em www.samarionetas.com

segunda-feira, julho 11, 2011

"Puppetologia" 17 de Julho em Alcochete


No próximo domingo 17 de Julho, o espectáculo "Puppetologia" da companhia 'A Olhar Pró Boneco' vai fazer parte do programa da iniciativa “Julho Mais Quente”.
Acontecerá no Largo de São João, pelas 18h30.

“Puppetologia” é sem dúvida um espectáculo de marionetas de encantamento visual. A magia dos movimentos das marionetas de fios, aliadas à banda sonora de cada momento, transporta o público para uma dimensão de ilusão e plena alegria.
Um espectáculo que cruza o trabalho virtuoso do marionetista Rui Sousa com uma viagem pela música popular – através do samba, da capoeira e do jazz -, convidando o público a uma intervenção directa nos destinos do espectáculo.

www.aolharproboneco.blogspot.com
www.ruisousa.pt

CIRCOLANDO recebe prémio "Drac D´or all Millor Espectacle" Fira de teatre de titelles de Lleida - Espanha 2011


PARABÉNS!!!

domingo, julho 10, 2011

Os Marretas - novo video!!!

"A Cultura" por Sophia de Mello Breyner Andresen


"A cultura é uma das formas de libertação do homem. Por isso, perante a política, a cultura deve sempre ter a possibilidade de funcionar como antipoder. E se é evidente que o Estado deve à cultura o apoio que deve à identidade de um povo, esse apoio ...deve ser equacionado de forma a defender a autonomia e a liberdade da cultura para que nunca a acção do Estado se transforme em dirigismo."

Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Assembleia Constituinte, Agosto de 1975'

sábado, julho 09, 2011

NO MUNDO DA LUA = OFICINA PROFISSIONAL - ESPUMA FLEXÍVEL DE POLIURETANO


OFICINA PROFISSIONAL

ESPUMA FLEXÍVEL DE POLIURETANO

11 E 13 JULHO - 18h30 / 21h30

NO MUNDO DA LUA

N. Theias, realizações e artes plásticas

Rua Mayer Garção, nº 274 - 2765.539 S. Pedro do Estoril

tel. 214674531 - tm 969073331

www.nmlua-centrodeartes.blogspot.com

Sindicato dos Trabalhadores do Espectáculo - COMUNICAÇÃO AOS ASSOCIADOS


COMUNICAÇÃO AOS ASSOCIADOS

1. O SINDICATO DOS TRABALHADORES DE ESPECTÁCULOS - STE desenvolveu várias acções ao longo dos anos, conducentes à unidade sindical na área de todas as expressões artísticas, que culminaram nos trabalhos de preparação da fusão com o Sindicato dos Músicos e consequente criação de uma nova estrutura sindical que se designaria CENA.
2. A fusão dos sindicatos (ainda) existentes num novo sindicato (a nascer) só se poderia processar com a aprovação nas respectivas Assembleias Gerais desse acto de fusão e dos estatutos do novo sindicato. Esta fusão contaria com o apoio da GDA que disponibilizou um fundo a gerir pelas direcções dos dois sindicatos.
3. O STE é membro da Federação Internacional de Actores, o que constitui um apreciável património histórico em termos de solidariedade internacional. Dessa filiação nasceram muitas iniciativas por si protagonizadas, como por exemplo, a criação da CADA, Cooperativa de Gestão de Direitos que esteve na origem da actual GDA.
4. O STE é igualmente membro da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN), também um património histórico - afectivo imenso para muitos dos seus associados, a qual desde sempre nos tem apoiado, quer do ponto de vista jurídico e logístico, quer do ponto de vista financeiro.
5. Naturalmente a Direcção do STE batalhou para que esta dupla filiação se mantivesse à data da fundação do novo sindicato, deixando para ulterior decisão em Assembleia Geral do CENA a eventual desvinculação das referidas estruturas, se assim os respectivos associados (do CENA, e já não do STE que, entretanto, estaria extinto em consequência da fusão) o entendessem.
6. De acordo com as disposições estatutárias, a AG do STE foi marcada com 30 dias de antecedência para a data de 28 de Maio de 2011, com o propósito de aprovar a fusão referida e os estatutos negociados com a direcção do Sindicato dos Músicos e representantes de outras organizações (não sindicais).
7. A direcção do STE distribuiu previamente pelos seus associados a proposta de estatutos do futuro CENA que tinha sido negociada com os restantes parceiros.
8. Na véspera da A. G. do STE, o Sindicato dos Músicos enviou à direcção do STE uma derradeira proposta de alteração visando uma ampliação estatutária dos meios ao serviço das «tendências» (cuja existência estava já reconhecida na anterior redacção acordada), a retirada das filiações da FIA e da CGTP-IN do corpo dos estatutos (passando a disposições transitórias) e a abertura do Sindicato a Amadores, como sócios de pleno direito.
9. Na AG do STE de 28 de Maio, a direcção do STE revelou o teor do E-mail do Sindicato dos Músicos e os sócios presentes entenderam ser uma pressão inadequada, deselegante e inaceitável sobre esta AG que, por larga maioria, recusou a fusão nos termos exigidos pelo Sindicato dos Músicos.
10. O STE, apesar das contingências actuais que condicionam toda a actividade sindical em termos gerais e em particular na área dos espectáculos, tem uma gestão equilibrada e representa um número significativo de trabalhadores do sector pelo que a sua existência e sobrevivência não está de modo nenhum em causa pelo falhanço da fusão. Talvez o mesmo não possa ser afirmado no que ao Sindicato dos Músicos diz respeito.
11. Assim, a prossecução pelo SM da criação do CENA assume claramente o aspecto de ataque à área de actuação do STE revelando muito do que esteve por detrás das objecções à filiação do STE na CGTP-IN e na FIA.

Perante este verdadeiro ultimato em vésperas de uma Assembleia Geral determinante para o futuro das nossas classes, 85% dos associados presentes, ou que se fizeram representar, votaram contra a fusão dos Sindicatos, a favor da fusão apenas 8%, e 7% de votos brancos
O STE continua, como sempre, aberto a quem nele se queira sindicalizar, a quem nele queira trabalhar e a quem queira participar na discussão aberta de um futuro melhor para toda a classe artística e técnica das Artes do Espectáculo.
Na prossecução desse objectivo o STE ira aprofundar os meios de comunicação com os seus associados, para o que solicitamos a actualização dos seus endereços electrónicos através do E-mail: startistas@mail.telepac.pt

Lisboa, Junho de 2011

A Direcção


---------------------------------------------------------

ANEXO:

Motivos da discórdia provocada pela direcção do Sindicato dos Músicos:

Versão de Estatutos do Cena anteriormente acordada e sujeita a AG do STE:
……………………..

Art.º 7.º
(Filiação)
O Sindicato, como afirmação concreta dos princípios enunciados, é filiado:
a) Na Confederação Geral do Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional e, consequentemente, nas suas estruturas locais e regionais.
b) Na FIA – Federação Internacional de Actores.
………………….
Art.º 13.º
(Direito de tendência)
1. O Sindicato reconhece a existência, no seu seio, de diversas correntes de opinião político-ideológicas cuja organização é, no entanto, exterior ao movimento sindical e da exclusiva responsabilidade dessas mesmas correntes de opinião.
2. As correntes de opinião exprimem-se através do exercício do direito de participação dos associados a todos os níveis e em todos os órgãos.
3. As correntes de opinião podem exercer a sua intervenção e participação sem que esse direito em circunstância alguma possa prevalecer sobre o direito de participação de cada associado individualmente considerado.
………………………………….

Versão Sindicato dos Músicos:

1. Alteração do termo “trabalhadores profissionais” para “trabalhadores”, nos artigos 1º, 7º, 62º e 63º (da nova renumeração).
2. Transferência do art. 7º (da antiga numeração) sobre a filiação do sindicato para o capítulo das disposições transitórias, para o art. 64º (da nova numeração).
3. Transferência do art. 15º (da antiga numeração) sobre quotização para o capítulo das disposições transitórias, para o art. 65º (da nova numeração).
4. Alteração da redacção do art.º 12 (da nova numeração) sobre o direito de tendência.
Quanto ao direito de tendência, consideramos importante salvaguardar a forma como ele será exercido, e propomos então a seguinte redacção:
1. O CENA, de acordo com os seus princípios da liberdade, da democracia, da independência e da unidade, reconhece a existência no seu seio de diversas correntes de opinião, cuja organização lhe é, no entanto, exterior e da exclusiva responsabilidade dessas mesmas correntes de opinião.
2. De acordo com as disponibilidades existentes no CENA, as diversas correntes de opinião poderão reunir nas suas instalações e requerer o apoio dos serviços do Sindicato para preparar a sua intervenção e eventual preparação de propostas, no que à ação sindical e à sua preparação diz respeito.
3. As correntes de opinião podem exercer a sua intervenção e participação sem que esse direito em circunstância alguma possa prevalecer sobre o direito de participação de cada associado individualmente considerado.

enviado por Ildeberto Gama

sexta-feira, julho 08, 2011

3 companhias portuguesas no 23ste International Puppetbuskersfestival - Gent - BÉLGICA



começa já dia 16 e termina a 24 de Julho a 23ª edição do festival de marionetas da cidade de Gent na Bélgica que este ano tem a presença de 3 companhias de teatro de marionetas vindas de Portugal. Assim a companhia S.A.Marionetas-Teatro & Bonecos de Alcobaça, apresenta todo o reportório do Teatro D.Roberto, A companhia "A Olhar pró Boneco" irá apresentar 'PUPPETOLOGIA' e a companhia Maribundo apresenta "En Passant ... "

mais informações no site do festival
http://www.puppetbuskersfestival.eu/Engels/ENIPBFhome.html

quinta-feira, junho 23, 2011

JULHO NO MUSEU DA MARIONETA em Lisboa


JULHO NO MUSEU DA MARIONETA

DE TERÇA A SEXTA-FEIRA, DE 28 DE JUNHO A 1 DE JULHO,
DAS 10H ÀS 13H

CONTOS EM VIAGEM
OFICINA DE VERÃO

As férias de Verão chegaram e com elas a vontade de partir rumo ao desconhecido…
Este ano, vem fazer a mala connosco, traz o teu passaporte e embarca numa viagem recheada de histórias!
CHECK IN: Museu da Marioneta
PARTIDA: 28 de Junho às 10h
CHEGADA: 1 Julho às 13h
DESTINO: Até onde a imaginação te levar!

PÚBLICO-ALVO: 6 aos 12 anos
DURAÇÃO: 4 manhãs
HORÁRIO: 10h às 13h (3ª a 6ª feira)
PREÇO: 40€
MARCAÇÃO PRÉVIA

DE TERÇA A SEXTA-FEIRA, DE 5 A 8 DE JULHO,
DAS 10H ÀS 13H

PÁGINAS QUE GANHAM VIDA
OFICINA DE VERÃO

O que farias se um dia ao virares a página de um livro uma das personagens saltasse na tua direcção? O que lhe dirias? Fugias ou entravas na história com ela?
Durante 4 manhãs vamos pintar, recortar, colar e compor uma história de onde irá saltar a tua personagem favorita!

PÚBLICO-ALVO: 6 aos 12 anos
DURAÇÃO: 4 manhãs
HORÁRIO: 10h às 13h (3ª a 6ª feira)
PREÇO: 40€
MARCAÇÃO PRÉVIA

SÁBADO E DOMINGO, 9 E 10 DE JULHO,
DAS 10H ÀS 13H E DAS 14H30 ÀS 17H

O TEATRO DE SOMBRAS NA EDUCAÇÃO
APLICAÇÕES NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO BÁSICO

O teatro de sombras é um importante recurso didáctico, potenciador de uma aprendizagem integrada e vivenciada, que recorre a uma linguagem pluridisciplinar que possibilita o desenvolvimento das capacidades expressivas da criança.
A sua natureza mágica e poética, convida ao jogo e à experimentação, estimulando a imaginação e a criatividade.
Neste curso, os participantes terão a oportunidade de conhecer os recursos técnicos e expressivos do teatro de sombras e aprender a utilizá-los em contexto educativo. Através de alguns exercícios e pequenas criações irão explorar as possibilidades pedagógicas do teatro de sombras, descobrindo os benefícios que esta técnica oferece no desenvolvimento das competências criativas, cognitivas e sociais da criança.
Objectivos
• Conhecer diferentes técnicas e usos do teatro de sombras desde os seus primórdios até a actualidade;
• Explorar as possibilidades expressivas do teatro de sombras através do estudo dos elementos que o compõem: luz, tela, cenários, corpo, objectos e marionetas;
• Descobrir as aplicações desta arte no ensino pré-escolar e ensino básico;
• Experienciar um processo criativo individual e em grupo.

PÚBLICO-ALVO: professores, educadores, animadores culturais, bibliotecários e estudantes das áreas de educação e animação.
DURAÇÃO: 11 horas
PREÇO: 50€
MARCAÇÃO PRÉVIA
DOMINGO, 24 DE JULHO,
DAS 10H30 ÀS 12H30

BONECAS DE TRAPOS

MANHÃS CRIATIVAS | ESPECIAL DIA DOS AVÓS

Avós e avôs, netos e netas: bem-vindos ao Museu da Marioneta!
Neste dia tão especial, vamos recordar os bons e velhos tempos criando uma personagem inspirada nas famosas bonecas de trapos!

PÚBLICO-ALVO: um adulto + uma criança com mais de 6 anos
HORÁRIO: das 10h30 às 12h30
PREÇO: 5€
MARCAÇÃO PRÉVIA

TERÇA-FEIRA, 26 DE JULHO,
DAS 10H30 ÀS 12H30 E DAS 14H30 ÀS 17H

DIA DOS AVÓS
O Museu da Marioneta convida avós e netos a visitar a sua exposição permanente e a participar nas actividades propostas especialmente para o Dia dos Avós.

Das 10h30 às 12h30 - Durante a manhã, avós e netos unem-se na exploração do fascinante mundo das marionetas. Com as pistas espalhadas pelo museu vamos mergulhar na descoberta deste universo...
Das 14h30 às 17h - Durante a tarde, vamos jogar com contrastes de luz, sombra e cor a partir da criação de uma marioneta muito especial!

PÚBLICO-ALVO: um adulto + uma criança com mais de 5 anos
PARTICIPAÇÃO GRATUITA PARA AVÓS E NETOS

ABRA-SE O PANO À DISCUSSÃO SOBRE AS ARTES CÉNICAS EM PORTUGAL! - 28 Junho Almada


ABRA-SE O PANO À DISCUSSÃO SOBRE AS ARTES CÉNICAS EM PORTUGAL!
UMA CONVOCATÓRIA ABERTA E ABRANGENTE
O Teatro Extremo convida a participar no Encontro “Abra-se o Pano…” no próximo dia
28 de Junho entre as 10h30 e as 18h, no Fórum Romeu Correia, em Almada.
Sem uma Lei de Bases, navegando pouco mais que ao acaso de gostos, intuições,
preferências e proximidades, consoante quem decide, até mais do que os Ministros ou
Secretários de Estado da tutela, às Artes Cénicas em Portugal tem faltado uma discussão
séria, aberta, com contraditórios expressando a sua diversidade, ela mesma garantia de
liberdade e afirmação de riqueza cultural.
Por isso, a partir do Teatro Extremo, decidimos convocar os profissionais, grupos e
companhias, sejam produtores, intérpretes, técnicos ou directores, para um “brainstorming”
que, ao menos, possibilite fazer um “levantamento dos pensamentos diferenciados” sobre o
tema.
Mas, tão ou mais importante, é abrir este assunto à sociedade civil, convocando-a também
para que também ela exprima o que pensa sobre e para as Artes Cénicas, quer enquanto
fruidores, quer como cidadãos responsáveis em cada uma das suas áreas (seja a jurídica, a
da comunicação social, a económica, a de gestão, a sociológica, a política, a do marketing).
Para que se saiba que entendimentos existem em torno do artigo 78º, parágrafo 2º, na Parte
I, Título III, da Constituição da República Portuguesa que determina que “Incumbe ao Estado
assegurar o acesso de todos os cidadãos aos meios e instrumentos de acção cultural, bem
como a corrigir as assimetrias existentes no país em tal domínio”, procurando saber-se,
disto e do demais no artigo citado, o que se valoriza e dele se interpreta. Justamente no
sentido de dar um contributo para a elaboração de uma Lei de Bases sobre as Artes Cénicas,
que as tire do limbo, agora que começa a XII Legislatura da Assembleia da República.
País em crise económica e desesperançado, Portugal pode e deve reencontrar-se na
civilidade também pela Cultura, que integra em si, como parte inalienável, as Artes Cénicas.
Neste sentido, solicitamos a vossa presença ou representação neste encontro, pedindo
também que divulguem esta iniciativa por todos os possíveis interessados e associados.
“ABRA-SE O PANO…” | 28 DE JUNHO | FÓRUM ROMEU CORREIA | ALMADA
PROGRAMA:
10h30 – Abertura
10h45 – Apresentação de teses pela Mesa (Rui Vieira Nery, José Carlos Faria, Jorge Castro
Guedes, Fernando Jorge Lopes, Rui Spranger e José Barata Moura)
12h00 – Inscrições para debate
12h30 – Pausa
14h00 – Debate
17h30 – Coffe Break
18h00 – Encerramento com apresentação de uma síntese das diversas linhas e temas
debatidos.
a
Rua Serpa Pinto, nº 16
Apartado 124
2801 - 801 ALMADA
Tel : 21 272 3660
Fax : 21 272 3669
www.teatroextremo.com
teatro@teatroextremo.com | abra.se.opano@gmail.com

"Intermitentes - 4 anos a construir pontes entre trabalhadores precarizados" por Bruno Cabral


Intermitentes - 4 anos a construir pontes entre trabalhadores precarizados

Foi num encontro inédito em Novembro de 2006 no Teatro da Comuna, com mais de 300 pessoas de todas as áreas das artes do espectáculo e dos audiovisuais, que apresentámos uma petição para uma lei que reconheça os direitos sociais e laborais a um sector desregulamentado e extremamente precarizado. As relações entre trabalhadores e empregadores nestas actividades é, na maior parte dos casos, de muito curta duração e os seus profissionais foram habituados a passar recibos verdes falsos e injustos. Sem o reconhecimento da sua relação de trabalhador por conta de outrém, por mais curta que seja a duração do vínculo, nunca puderam aceder a contratos de trabalho, ter direito a horas extraordinárias pagas, férias, subsídio de férias, a protecção em caso de acidente, doença ou desemprego e ter uma carreira contributiva à segurança social justa.

Nasceu a Plataforma dos Intermitentes, organização informal que juntou associações, sindicatos e activistas do sector. Após 4 anos de actividade, foram realizados dezenas de encontros de trabalhadores, reuniões com partidos políticos e membros do governo, foi aprovada uma primeira lei em 2008 e, este ano, alterações à mesma. A Plataforma dos Intermitentes conseguiu criar redes de contactos e de comunicação sem precedentes entre trabalhadores tão disseminados e itinerantes nas suas relações de trabalho. Mais do que tudo isso, nasceu uma identidade colectiva: profissionais de dezenas de áreas, da música, da dança, do teatro, do audiovisual, das artes perfomativas e de muitas outras passaram a identificar-se como trabalhadores intermitentes. Desenvolveu-se pouco a pouco o sentimento de uma precariedade colectiva injusta e da possibilidade de uma luta comum por alternativas aos recibos verdes.

O passo seguinte deste movimento informal de trabalhadores precários foi a procura de bases de apoio para criar uma nova organização com meios para defender os trabalhadores do sector de forma contínua, com capacidade de apoio legal, de representatividade efectiva junto dos empregadores e do estado, e com novos espaços de participação e acção colectiva: um novo sindicato abrangente.

A estratégia foi clara: unir os 2 sindicatos da Plataforma dos Intermitentes, o Sindicato dos Músicos e o Sindicato dos Trabalhadores do Espectáculo, através de uma fusão, apresentar publicamente a existência da nova estrutura, propôr aos intermitentes a sua inscrição e realizar uma primeira assembleia geral em que todos pudessem ter voz e e desenvolver propostas para a organização colectiva.

Consciente de que era altura de reinventar uma acção sindical mais adequada à realidade social e laboral da sociedade portuguesa, o Sindicato dos Trabalhadores do Espectáculo, esteve sempre presente e envolvido neste processo, reivindicando o seu papel de parte integrante da Plataforma dos Intermitentes. Foi por isso com surpresa e desgosto que vimos a sua AG rejeitar a fusão dos sindicatos, por razões confusas e incompreensíveis, não se chegando sequer a debater a proposta de estatutos a que se tinha chegado. A votação foi realizada por voto secreto, com uma participação na votação de uma larga percentagem de votos por procuração.

Uma organização activa na defesa de trabalhadores só pode resultar se os seus activistas actuarem de forma transparente e com a participação dos seus sócios nas tomadas de decisão. Não se pode falar em nome dos outros sem os incluir no debate, nem criar convergências sem cada um assumir as suas posições. Por isso, parece-me óbvio que tomadas de decisão política em órgãos sindicais não podem ser por voto secreto nem podem existir procurações para este tipo de decisões.

Uma nova estrutura que integre os Intermitentes do Espectáculo e do Audiovisual só poderá vingar se tiver espaços abrangentes de discussão e de participação dos sócios, redes activas de comunicação entre eles, souber sempre alargá-las, e todos possam aprender com as experiências de uns e outros. Um sindicalismo no século XXI não pode confundir interesses partidários ou individuais com os desafios de unir trabalhadores e revitalizar o sindicalismo. Um sindicato não pode estar acima ou ao lado dos trabalhadores, tem de saber contar com eles e aprender a reinventar-se.

Perante os desafios da sociedade contemporânea fragmentada e o declínio dos sindicatos, o sindicalismo tem de aprender através do diálogo activo com os movimentos activistas e de cidadãos, saber incluí-los e crescer com eles sem desconfianças. Acima de tudo, e o mais difícil, é aprender a quebrar rotinas de luta e de organização, receitas e tradições.

Temos uma nova lei que reconhece mais claramente o direito à contratação, e temos de desenvolver nos próximos tempos acções e ferramentas para que possa ser implementada. Respeitando a decisão da Assembleia Geral do STE de, por enquanto, não fazer parte do novo sindicato e manter a mesma estrutura e forma de organização que tem tido, o projecto de novo sindicato continua. Tanto o Sindicato dos Músicos como o CPAV - Centro Profissional do Sector Audiovisual continuam empenhados para que o CENA- Sindicato dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, exista formalmente depois do verão e, mais importante ainda, centenas de colegas já mostraram o seu interesse e disponibilidade para participar nele.

Bruno Cabral
técnico de cinema e activista da Plataforma dos Intermitentes

nota: a ficha de pré-inscrição no CENA encontra-se disponível em www.cpav.pt

quarta-feira, junho 22, 2011

Ângela Ribeiro Apresenta:VIAJANDO COM VIOLETA| destino:China


VIAJANDO COM VIOLETA| destino:China
teatro de marionetas

24 JUNHO | 6ª feira, 11H

Coreto Jardim de Almada
integrado no evento ALMADA VELHA EM FESTA

Violeta é uma viajante. E o Gato também.
Por vezes Violeta senta-se para comer uma maçã, ou curva-se na margem de um rio para beber água...
É nestes momentos, nos entretantos, que podemos ouvir as histórias das suas viagens, de países tão distantes e de outros, aqui tão perto.Violeta leva-nos além. Ela, a sua mala e o Gato.
Desta vez, Violeta leva-nos até à China...


FICHA TÉCNICA
Concepção, interpretação e construção de marionetas e cenários Ângela Ribeiro
Apoio Musical Daniel Morgado
Figurino Umbelina Ribeiro/ Ângela Ribeiro
Produção O MUNDO DO ESPECTÁCULO

Público Alvo: M/4
Duração: 40m (s/ intervalo)

ENTRADA GRATUITA

terça-feira, junho 21, 2011

a UNIMA Portugal precisa de equipamentos para o Centro Nacional...alguém ajuda!!!!



Já temos as chaves dos dois espaços da UNIMA Portugal, o Centro Nacional e o Centro de Documentação, que estão vazios. Assim pede-se que quem tiver material “a mais” e que queira “oferecer” para o centro nacional que diga alguma coisa para presidente@unimaportugal.com .
O Centro Nacional da UNIMA Portugal fica na cidade de Alcobaça.(ultimo andar as três janelas brancas na foto)

Precisamos de cadeiras, pelo menos 9 + 5 cadeiras para o Centro de Documentação =14
- Parteleiras e armários para o centro de documentação
- Monitores de computador e televisões (por muito antigos(as) que sejam basta estarem a funcionar)
- Teclados, Ratos, etc para o pc
- Pastas arquivadoras
- Computadores ( por muito antigos que sejam desde que trabalhem!!)
- Leitores de DVD
- Leitores de VHS
- Impressoras
- Fotocopiadoras
- Leitor de CD
- Colunas de som
- e outros equipamentos que acharem pertinentes oferecer!

Abraços!!!

José Gil
(Presidente da Direcção da UNIMA Portugal)

www.unimaportugal.com

final da Bienal Internacional de Marionetas de Évora 2011



descobrimos esta foto no facebook da companhia Era Uma Vez de évora e é com muito prazer que a publicamos aqui, o retrato do ultimo dia da BIME 2011 com (quase) todos os artistas participantes nesta edição do festival.

segunda-feira, junho 20, 2011

14º Festival "Marionetas na Cidade 2011" vai acontecer mesmo sem o apoio da DGartes


a 14ª edição do Festival "Marionetas na Cidade 2011 vai acontecer mesmo sem o apoio da DGartes.
"Perguntamos nós sobre o apoio da DGARTES ao Festival de 2011
O 14º festival nacional de teatro de marionetas "marionetas na cidade" não vai ser apoiado pelo ministério da cultura através da candidatura aos apoios pontais, mas o mais interessante é que o próprio M.C. também não apoiou a candidatura deste festival aos apoios anuais com a justificação de que era um bom projecto em todos os aspectos de avaliação mas que enquadra-se mais nos apoios pontuais... e agora no que é que ficamos passou de muito bom a o quê???"
assinado: José Gil (director do marionetas na cidade 2011)

o C.A.M.A. Centro de Artes da Marioneta já tem on line os titulos disponiveis para consulta no seu Centro de Documentação


o C.A.M.A. Centro de Artes da Marioneta já tem on line os titulos disponiveis para consulta no seu Centro de Documentação

http://www.tarumba.org/Media.aspx

Valdevinos - teatro de marionetas faz 13 anos


http://www.valdevinos.net/

A OLHAR PRÓ BONECO - agenda Jun/Jul 2011


A OLHAR PRÓ BONECO - agenda Jun/Jul 2011
A companhia de teatro de marionetas A OLHAR PRÓ BONECO de Santa MAria da Feira, dirigida por Rui Sousa, apresenta a sua agenda para Junho e Julho de 2011.

17 de Junho - 'PUPPETOLOGIA' - Vizela - 18h
-------
20 a 26 de Junho - 'FIOS DE MÚSICA' & 'O CIRCO DAS MARIONETAS'- FESTAS SANJOANINAS - Angra do Heroísmo - AÇORES
-------
1 e 2 de Julho - 'O BARBEIRO' - FESTAS DE ESMORIZ
-------
2 de Julho - 'PUPPETOLOGIA' - Feira de Artesanato - Maia - 16h
- 'O BARBEIRO' - Festas de Esmoriz - 18h30
-------
22 a 24 de Julho - 'PUPPETOLOGIA' - 23ste International Puppetbuskersfestival - Gent - BÉLGICA

Para mais informações visitem:
http://www.aolharproboneco.blogspot.com/
e
http://www.ruisousa.pt/

domingo, junho 19, 2011

Acerca do apelo a pré-inscrições no CENA, sindicato ainda inexistente: (enviado por Ildeberto Gama)


Acerca do apelo a pré-inscrições no CENA, sindicato ainda inexistente:

1. Esta posição é tomada a título individual pelo signatário e não vincula de qualquer modo os corpos sociais do STE.
2. O signatário é Presidente da Mesa da Assembleia Geral do STE, Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, e foi fundador da UNIMA Portugal que até ao presente ano teve a sua sede formal no endereço daquele sindicato, por amabilidade e solidariedade das sucessivas direcções desde 1989.
3. O signatário é testemunha dos esforços continuados do STE para uma unidade de acção sindical na área de todas as expressões artísticas e tem conhecimento dos passos que a direcção do STE efectuou no sentido da fusão com o Sindicato dos Músicos e integração da Plataforma dos Intermitentes e do Centro Profissional do Audiovisual numa nova estrutura sindical que se designaria CENA.
4. A fusão dos sindicatos (ainda) existentes num novo sindicato (a nascer) só se poderia processar com a aprovação nas respectivas Assembleias Gerais desse acto de fusão e dos estatutos do novo sindicato. Esta fusão contaria com o apoio da GDA que disponibilizou um fundo não reembolsável a gerir pelas direcções dos dois sindicatos e a aplicar exclusivamente com aquela finalidade.
5. O STE é membro da Federação Internacional de Actores, o que constitui um apreciável património histórico em termos de solidariedade internacional; O STE é igualmente membro da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional, também um património histórico-afectivo imenso para muitos dos seus associados.
6. Naturalmente a Direcção do STE batalhou para que esta dupla filiação se mantivesse à data da fundação do novel sindicato, deixando para ulterior decisão em Assembleia Geral do CENA a eventual desvinculação das referidas estruturas, se assim os respectivos associados (do CENA, e já não do STE que, entretanto, estaria extinto em consequência da fusão) o entendessem.
7. De acordo com as disposições estatutárias, a AG do STE foi marcada com 30 dias de antecedência para a data de 28 de Maio de 2011, com o propósito de aprovar a fusão referida e os estatutos negociados com a direcção do Sindicato dos Músicos e representantes das duas outras organizações (não sindicais).
8. A direcção do STE distribuiu previamente pelos seus associados a versão de estatutos do futuro CENA que tinha sido negociada com os restantes parceiros.
9. Na véspera da A. G. do STE, o Sindicato dos Músicos enviou à direcção do STE uma derradeira proposta de alteração visando uma ampliação estatutária dos meios ao serviço das «tendências» (cuja existência estava já reconhecida na anterior redacção acordada) e a retirada das filiações da FIA e da CGTP-IN do corpo dos estatutos (passando a disposições transitórias.
10. Na AG do STE de 28 de Maio, a direcção do STE revelou o teor do mail do Sindicato dos Músicos e os sócios presentes entenderam ser uma pressão inadequada, deselegante e inaceitável sobre esta AG pelo que, com apenas 8% dos votos contra, foi recusada a fusão nos termos exigidos pelo Sindicato dos Músicos.
11. O STE, apesar das contingências actuais que condicionam toda a actividade sindical em termos gerais e em particular na área dos espectáculos, tem uma gestão equilibrada e representa um número significativo de trabalhadores do sector pelo que a sua existência e sobrevivência não está de modo nenhum em causa pelo falhanço da fusão. Talvez o mesmo não possa ser afirmado no que ao Sindicato dos Músicos diz respeito.
12. Assim, a prossecução pelo SM da criação do CENA assume claramente o aspecto de ataque descarado à área de actuação do STE revelando muito do que esteve por detrás das objecções à filiação do STE na CGTP-IN e na FIA.
13. O signatário nunca se sentiu coarctado nos seus direitos de expressão ao longo de 33 anos de filiação no STE, com pleno conhecimento da inserção deste Sindicato nesta Confederação Sindical, pelo que apenas compreende a argumentação aduzida pelos outros parceiros nesta questão da fusão como meros pretextos de diabolização política dos actuais corpos sociais do STE.
14. Aos leitores deste manifesto que estejam sensibilizados pelo apelo a pré-inscrições no CENA, o signatário apela para que procurem informar-se cabalmente do ocorrido, reflictam efectivamente sobre o que melhor poderá defender os seus interesses e optem em conformidade. Na certeza, porém, de que o STE tem provas dadas num percurso quase centenário e de que está de portas abertas a quem nele se queira sindicalizar; e aos sindicalizados eventualmente descontentes… lembra-se que as Assembleias Gerais são o local apropriado para se exprimirem e provocarem as alterações daquilo que eventualmente os insatisfaça.

Ildeberto Gama
Sócio n.º 293 do STE
Sócio nº 16 da UNIMA-Portugal



ANEXO:


Motivos da discórdia provocada pela direcção do Sindicato dos Músicos:

(Versão de Estatutos do Cena anteriormente acordada e sujeita a AG do STE)
……………………..
Art.º 7.º
(Filiação)
O Sindicato, como afirmação concreta dos princípios enunciados, é filiado:
a) Na Confederação Geral do Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional e, consequentemente, nas suas estruturas locais e regionais.
b) Na FIA – Federação Internacional de Actores.
………………….
Art.º 13.º
(Direito de tendência)
1. O Sindicato reconhece a existência, no seu seio, de diversas correntes de opinião político-ideológicas cuja organização é, no entanto, exterior ao movimento sindical e da exclusiva responsabilidade dessas mesmas correntes de opinião.
2. As correntes de opinião exprimem-se através do exercício do direito de participação dos associados a todos os níveis e em todos os órgãos.
3. As correntes de opinião podem exercer a sua intervenção e participação sem que esse direito em circunstância alguma possa prevalecer sobre o direito de participação de cada associado individualmente considerado.
………………………………….


Versão Sindicato dos Músicos:
1. Alteração do termo “trabalhadores profissionais” para “trabalhadores”, nos artigos 1º, 7º , 62º e 63º (da nova renumeração).2. Transferência do Art. 7º (da antiga numeração) sobre a filiação do sindicato para o capítulo das disposições transitórias, para o Art. 64º (da nova numeração).3. Transferência do Art. 15º (da antiga numeração) sobre quotização para o capítulo das disposições transitórias, para o Art. 65º (da nova numeração) .4. Alteração da redacção do Art.º 12 (da nova numeração) sobre o direito de tendência.
Quanto ao direito de tendência, consideramos importante salvaguardar a forma como ele será exercido, e propomos então a seguinte redação:
1. O CENA, de acordo com os seus princípios da liberdade, da democracia, da independência e da unidade, reconhece a existência no seu seio de diversas correntes de opinião, cuja organização lhe é, no entanto, exterior e da exclusiva responsabilidade dessas mesmas correntes de opinião.
2. De acordo com as disponibilidades existentes no CENA, as diversas correntes de opinião poderão reunir nas suas instalações e requerer o apoio dos serviços do Sindicato para preparar a sua intervenção e eventual preparação de propostas, no que à ação sindical e à sua preparação diz respeito.
3. As correntes de opinião podem exercer a sua intervenção e participação sem que esse direito em circunstância alguma possa prevalecer sobre o direito de participação de cada associado individualmente considerado.


enviado por Ildeberto Gama

sábado, junho 18, 2011

APELO A PRÉ-INSCRIÇÕES NO “CENA” - Sindicato dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual


É com grande satisfação que anunciamos a concretização do projecto para um novo sindicato, como resultado de esforços empreendidos pelo Sindicato dos Músicos (SM), o Centro Profissional do Sector Audiovisual (CPAV) e a Plataforma dos Intermitentes, que temos vindo a anunciar há um ano.
Para isso precisamos da sua colaboração e demonstração de interesse. Segue em anexo a ficha de pré-inscrição no novo sindicato. Se nos devolver esta ficha, devidamente preenchida, estará a contribuir para comprovar a necessidade deste projecto e para viabilizar a sua constituição. Passará a integrar a nossa mailing list e será chamada/o à participação nas próximas iniciativas.

Pretendemos criar uma entidade nacional abrangente, que responda às questões laborais, de cidadania, valorização profissional e direitos sociais de quem trabalha na Música, do Teatro, da Dança, do Cinema, da Televisão, das Artes Circenses e de diversas outras Artes Performativas e Audiovisuais.
Apesar da recente desistência por parte do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos (STE) em participar neste projecto, o Sindicato dos Músicos, o CPAV e a Plataforma dos Intermitentes contam já com a manifestação de interesse de uma grande quantidade de colegas. Tratam-se sobretudo de profissionais não sindicalizados que trabalham a recibos verdes e que precisam de uma organização sindical que as/os aceite neste enquadramento e as/os represente.
Nos últimos anos, a Plataforma dos Intermitentes, como organização informal, permitiu desenvolver iniciativas importantes e criar pontes entre os profissionais do sector e o Estado. Para continuar a defender a classe, é altura de passar para uma estrutura colectiva, que surja desta nossa necessidade de defesa dos nossos direitos e, uma organização com poder negocial para que esses direitos e necessidades possam ser ouvidos e defendidos junto dos governantes.
Um sindicato abrangente é absolutamente necessário para os profissionais das Artes e da Cultura, sem o qual não é possível regulamentar o nosso trabalho e alcançar reconhecimento profissional.


Mantenham-se informados através da nossa página no Facebook

www.intermitentes.org

Exposição: "Era uma Vez, Teatro de Marionetas" - 20 anos de bonecos



Exposição: "Era uma Vez, Teatro de Marionetas" - 20 anos de bonecos
Patente ao público de 17 de Junho a 10 de Julho, na Capela de Santo António. em Portel

http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Feraumavezmarionetas.com%2F&h=f3ec3

quinta-feira, junho 16, 2011

MC dgartes - APOIOS PONTUAIS 2011 | RESULTADOS FINAIS



Para conhecer os resultados, que se encontram igualmente disponíveis no sítio Web da DGArtes, clique no seguinte link de acesso:

http://www.dgartes.pt/file_access.php?file=/10.10.0.104214013081479310.pdf

quarta-feira, junho 15, 2011

16 e 17 junho 2011 em Lisboa na gulbenkian - Woyzeck on the Highveld, de Handspring Puppet Company

Woyzeck on the Highveld, de Handspring Puppet Company
Teatro de marionetas
16, 17 Jun 2011
21:30
Sala Polivalente do CAM
M/12
20€

Encenador/Director: William Kentridge
África do Sul


Muitos espectadores lisboetas se recordarão da passagem pela Capital desta companhia de teatro sul-africana, uma das fundamentais do teatro actual, com espectáculos como “Faustus in Africa” ou “Il Ritorno d’Ulisse”. A Handspring Puppet Company iniciará a programação de espectáculos com a sua adaptação muito própria da peça “Woyzeck”, de Georg Buchner. Nesta versão, Woyzeck é um trabalhador imigrante na zona industrial de Joanesburgo, em 1956, e o tema permanece: ciúme, assassínio e conflito entre o individual e a repressão social. Com esta produção, a famosa companhia de teatro de marionetas dirigida por Adrian Kohler e Basil Jones iniciava a sua colaboração com William Kentridge, artista visual, cineasta e, neste caso, o encenador sul-africano a quem se devem algumas das mais inovadoras encenações e exposições das duas últimas décadas.INFORMAÇÕES E CONTACTOS
Avenida de Berna 45 A
1067-001 Lisboa

Tel. +351217823000
Tel. +351217823529
mmagalhaes@gulbenkian.ptwww.proximofuturo.gulbenkian.pt