domingo, maio 18, 2008

3 MUITO BONS MOMENTOS com MARIONETAS no Festival IMAGINÁRIOS 2008 - Santa Maria Da Feira




durante a edição deste ano do festival de teatro de rua "Imaginários" que acontece há já 8 edições destaque para 3 momentos muito bons "de, e com marionetas". O primeiro como não podia deixar de ser, foi o espectáculo da companhia ROYAL DE LUXE (França), que por encomenda do festival criou " A Fabulosa história do guerreiro enterrado vivo de santa maria da feira" de Jean Luc Courcoult, e que mais uma fez "arrasou"(de referir que 6 marionetistas portugueses participaram neste espectáculo). O segundo momento é a presença do MESTRE ZÉ LOPES(Brasil)com o seu mamulengo, onde na companhia de 3 músicos fizeram a festa durante horas a fio, fazendo rir toda a plateia durante todo o tempo, numa sequência de histórias e marionetas lindas; e por ultimo a exposição de fotografias sobre a arte do MAMULENGO do fotografo GIORGIO COSSU (italia)que para este trabalho viveu com todos este mestres do mamulengo para conseguir captar tão lindas imagens.

8 comentários:

Anónimo disse...

pois concordo em tudo o que foi escrito sobre os bons momentos com marionetas no imaginarios deste ano só é pena que tivesse sido provavelmente o PIOR imaginarios dos ultimos anos. só para começar foi uma vergonha que os Royal de Luxe não tivessem a atenção que merecem com o gigante enterrado que foi maravilhoso pois ficaram isolados no castelo e ninguém sabia a que horas eram as actuações(perguntei o porquê de tal coisa e disseram me que brevemente iam ser colocados placares com os horários isto na sexta feira 2º dia do festival, e que iria haver uma parada até ao castelo. tive lá sexta e sabado e não vi parada nehuma a subir o castelo. depois tive vergonha de ver o MESTRE Zé Lopes junto ao museu a fazer o seu Maravilhoso MAMULENGO com meia duzia de pessoas sentadas nuns pufes que acabaram por ir embora. será que quem o contratou não sabia que o Mamulengo normalmente é feito á porta dos bares e em sitios onde exista muita gente na rua, só mesmo alguém sem conhecimento nenhum desta arte poderia ter feito tal coisa. a exposição de fotos sobre o mamulego do Giorgio Cossu tinha as legendas em italiano não quis acreditar ,será que era muito complicado escrever duas linhas de texto num pedaço pequeno de papel e colar perto das fotos EM PORTUGUÊS E COLACAR AS FOTOS NUM SUPORTE QUALQUER, já agora também perguntei o porquê de tudo isto ao que me responderam que o fotografo tinha mais de o dobro das fotos mas o espaço era pequeno etc,etc. pedi o livro de reclamações por causa das legendas, não tinham; escrevi uma carta ao director do festival a contar tudo isto. e os espectáculos começarem todos ás 21.30 é no minimo ridiculo pois santa maria da feira não tem quase restaurantes nenhuns e são milhares de pessoas ao mesmo tempo a tentar comer e também não existiam casas de banho para os espectadores etc,etc não digo mais aqui o resto vai na carta ao director do festival. Desculpem este desabafo mas os bloges servem também para se dizer a verdade . assinado "um espectador enganado e revoltado pela falta de respeito pelos artistas e o publico pela organização"

Anónimo disse...

concordo em absoluto com tudo !!assinado outro espectador muito chateado

Anónimo disse...

copy past

Anónimo disse...

""

Anónimo disse...

acrescento que o espectáculo de encerramento foi uma grande banhada tanto aparato para nada e ainda por cima o artista que devia subir com os panos enrolados nos braços não tinha força para subir teve que vir ao chão várias vezes uma lastima e foi o que se viu debandada geral, o que sakvou a noite foi o concerto final esse sim muito bom.

Anónimo disse...

felizmente existem os blog porque na emprensa tudo foi um susseso

Anónimo disse...

felizmente existem os blog porque na emprensa tudo foi um susseso

Anónimo disse...

Também estive lá como espectadora, e não só, e de facto é incrível o quão caótico uma evento pode ser. Mas, felizmente, há mais para além do evento e dos meandros da organização. Boa gente conheci.