quarta-feira, maio 21, 2008

TFA - Teatro de Formas Animadas "em Grande !!"

Olá, caros colegas!

Envio a seguir três textos contendo notícias sobre o trabalho realizado pelo TFA, para informação e (se possível) divulgação.

Muito obrigado!

Marcelo Lafontana


TFA vence concurso para apoio estatal

O TFA foi seleccionado no âmbito do concurso de Apoio às Artes 2008 do Dgartes (Ministério da Cultura- programa pluridisciplinar), tendo obtido a segunda maior classificação da Região Norte e a sexta posição nacional, dentre as centenas de projectos apresentados a concurso.
O referido apoio destina-se à produção de um novo espectáculo, intitulado “Payassu – o verbo do Pai Grande”, proposto a partir da obra do Padre António Vieira, com encenação de Marcelo Lafontana e dramaturgia do vilacondense José Coutinhas.
O júri do concurso Dgartes 2008, relativamente à candidatura realizada pelo TFA, considerou a proposta um projecto “rigoroso, muito bem articulado e fundamentado, que introduz um factor assinalável de experimentação (a introdução de tecnologias digitais, como imagem manipulada) num processo de trabalho já consolidado, o teatro de papel, propondo uma intersecção de linguagens (e de tradições) potencialmente sugestiva e inovadora.”. Na acta de decisão, o colectivo acrescenta ainda que “a força maior do projecto reside na preocupação com a comunicação com os públicos e com a diversidade e qualidade de iniciativas concebidas para a sua sensibilização, no país e no estrangeiro.
Os profissionais reúnem excelentes valências curriculares. É assinalável a oportunidade da proposta, bem estruturada em termos de produção e de programação, bem como relativamente à valorização de um tecido profissional qualificado.” Vamos, agora, dar início à realização de mais este espectáculo, cuja estreia está prevista para o segundo semestre de 2008, em Vila do Conde.

Digressão por Espanha

O nosso espectáculo Mamulengo do João Redondo retorna à casa, depois de um bem-sucedida participação no Titirimundi - Festival Internacional de Titeres de Segóvia, aquele que já é considerado o mais importante encontro europeu na área do teatro de formas animadas.
Aproveitando esta deslocação do TFA à Espanha, o Titirimundi propôs-se a organizar uma alargada digressão do Mamulengo ao longo do mês de Maio de 2008, envolvendo a região de Castilla-León. O espectáculo percorreu mais de 4000 kms, apresentando-se em cidades como Madrid, Segóvia, Ávila, Zamora, Burgos, Salamanca, Miranda de Ebro e León, locais onde conquistou um considerável êxito junto do público.
O Festival já manifestou o seu interesse em receber novamente o TFA em 2009, com o espectáculo Teatro de Papel/Convidado de Piedra. Será uma honra e um grande prazer voltar a participar neste prestigiado e inigualável encontro de marionetistas!

Festivais de Almagro e Olite

Foi com grande satisfação que recebemos os convites para a apresentação do nosso espectáculo Teatro de Papel/Convidado de Pedra (co-produção com o TNSJ) em dois dos mais prestigiados festivais de teatro clássico de Espanha: Almagro (Junho) e Olite (Julho).
Não se tratando de certames exclusivamente dedicados ao teatro de marionetas, fomos seleccionados pela natureza da obra literária que dá origem ao espectáculo, ou seja, a peça de Tirso de Molina, e pela forma original com que o texto é tratado na encenação.
Segundo o site do Festival de Almagro, o Teatro de Papel do TFA é “fiel a la entrañable tradición de los salones del siglo XIX, aunque incorporando elementos modernos, este teatro de papel portugués presenta una versión a escala del Burlador de Sevilla en una réplica del Teatro Nacional São Jõao de Oporto. “A escala” en todos los sentidos: de duración reducida, en un lenguaje más sencillo, con actores sin peso, para espectadores pequeños. Este Don Juan en miniatura por donde pisa arrasa, acompañado siempre de su gracioso sirviente Catalinón. Engaña a las mujeres y no se atemoriza ante nadie. Pero como suele
pasar: al final encuentra su castigo. Es el precio que se paga por tanto descaro.” Lá estaremos, em mais uma representação de Portugal e do Teatro de Marionetas!
--------------(é sempre muito agradável saber que os projectos de marionetas são apoiados, PARABÉNS!!)

1 comentário:

Mestre Filipe e as Suas Marionetas disse...

Olá Marcelo e companhia.
Primeiro de tudo os nossos parabéns. Depois é só para dizer que foi um prazer participar e estar com vocês no Festival Titirimundi.
Beijos e ate qualquer dia.
CAFI (Carla e Filipa)