sábado, maio 03, 2008

The Punch and Judy Fellowship convida o Teatro D. Roberto para ir a Londres pela S.A.Marionetas dia 11 de maio 2008

A companhia S.A.Marionetas vai estar em Londres em Covent Garden com o espectáculo “Teatro D.Roberto“, no próximo dia 11 de Maio, como convidado para as celebrações dos 346 anos do espectáculo tradicional de marionetas inglês “Punch & Judy”, pelo The Punch and Judy Fellowship. As apresentações estarão integradas no Covent Garden May Fayre & Puppet Festival, organizado pela Alternative Arts. É um evento anual que celebra o teatro de marionetas com a apresentação de marionetistas de todo o país comemorando assim o primeiro registo de actuação de um espectáculo de Punch & Judy por Samuel Pepysin em 1662.
A entrada é livre.

“Teatro D. Roberto” Teatro Tradicional Português de Marionetas
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, 4 peças (“O Barbeiro” , “A Tourada”, “O Castelo dos Fantasmas” e “Rosa e os Três Namorados”), que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.

FICHA ARTÍSTICA : Bonecreiro: José Gil / Bonecos: José Gil / Guarda-roupa: Maria Luísa / Desenho: Natacha Pereira / Fotografia: J. Pesqueira / Sofia Vinagre / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns "DOM ROBERTO"!!!