quarta-feira, maio 21, 2008

+ DESTAQUE do FIMFA Lisboa - HOUDINI'S SUITCASE no TEATRO MARIA MATOS - 23 e 24 de Maio às 22h


TEATRO MARIA MATOS
23 e 24 de Maio às 22h

DURAÇÃO 55 minutos
TÉCNICA Mista
PÚBLICO-ALVO Maiores de 12 anos
IDIOMA Inglês

CONCEITO, CENOGRAFIA, CONSTRUÇÃO DE MARIONETAS E ACTORES-MANIPULADORES Victoria Andrews e Dik Downey ENCENAÇÃO Emma Lloyd MECANISMOS DAS MARIONETAS Marc Parrett FIGURINOS Maja Nygren e Ragnhild Lie SET DE MAGIA Max Humphries COMPOSITOR E DESENHO DE SOM Simon Preston DESENHO DE LUZ Marianne Thallaug Wedset TÉCNICO E DESIGN Onela Keal

Houdini’s Suitcase é o último espectáculo da companhia aclamada internacionalmente Pickled Image. Criado na Primavera de 2006 nas profundezas do Norte da Noruega, é um espectáculo de teatro visual, com uma atmosfera e uma banda sonora muito especiais.

Rodeado pela sua bagagem, numa estação de comboios deserta, um velho homem espera e lembra-se dos tempos antigos. Ele é Joska Maloth, que outrora foi aprendiz do grande Houdini. O tempo anda devagar quando se espera que algo importante aconteça, mas tudo o que se pode fazer é recordar. Memórias, tristezas e triunfos. As suas malas e caixas contêm o seu passado. Abre uma por uma e o cheiro a naftalina invade o ar. As suas recordações revelam um macabro carnaval de estranhas, mas bonitas personagens, que aparecem para nos contarem a sua história – uma história de amor, perda, envelhecimento, infância, noites do circo e a lama das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Com um elenco de figuras singulares, máscaras e teatro de marionetas, Houdini´s Suitcase é um espectáculo comovente, nostálgico, pungente e cheio de um humor maravilhoso.

A companhia Pickled Image foi formada em 2000 por Dik Downey e Vicky Andrew. O grupo tem estado imerso no mundo das marionetas, seja quando actua em teatros com os seus imaginativos espectáculos, ou na rua, deliciando audiências com o seu sucesso internacional Bernards Puppet Bonanza, que esteve no FIMFA Lx5. Os Pickled Image têm inspirado e educado todos os que têm um interesse especial por marionetas.

Vindo da companhia Green Ginger, Dik Downey tem um incontestável talento de actor e marionetista. A nostalgia de uma época passada, que leva o espectador pelas recordações de um velho ilusionista no meio das suas malas de viagens. Reencontros, amores impossíveis e grandes momentos de espectáculos... Marionetas e objectos são utilizados para permitir as evocações ternas e divertidas. A manipuladora que também constrói as marionetas, dá-lhes vida com extrema habilidade... o essencial deste espectáculo deve procurar-se na sensibilidade que liberta. A memória é frágil e insistente: ressoa como uma pequena música em cada espectador... para nos surpreender onde não esperamos... - Lucile Bodson, Directora do Institut International de la Marionnette, Charleville-Mézières

Sem comentários: