sábado, maio 03, 2008

FIMFA Lx8 - WORKSHOP 'ROTAS DE POLICHINELO'


FIMFA Lx8 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

WORKSHOP 'ROTAS DE POLICHINELO'

A Linguagem do Teatro Popular de Marionetas

repertório, prática e teoria



COORDENAÇÃO Toni Rumbau (ES)

MUSEU DA MARIONETA | 20 a 23 de Maio - das 16h às 20h

Convento das Bernardas, Rua da Esperança, 146 (Madragoa)



DESTINATÁRIOS Marionetistas e actores

N.º DE PARTICIPANTES 15

IDIOMA Espanhol

CUSTO 75€

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO 17 de Maio (Sábado)

CONFIRMAÇÃO E PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO 18 de Maio (Domingo)



A INSCRIÇÃO NO WORKSHOP É REALIZADA ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DA FICHA DE INSCRIÇÃO, SOLICITADA VIA TELEFONE (212 427 621 | 91 428 81 36) OU POR E-MAIL (ruteribeiro@tarumba.org), À QUAL DEVERÁ SER ANEXADO UM CURRÍCULO RESUMIDO.



O que é o Teatro de Marionetas Popular?

Um teatro de síntese, basicamente.

No que é que isso consiste?

Em dizer o máximo com o mínimo.



Toni Rumbau coloca a sua experiência de 30 anos como marionetista ao serviço desta ideia, baseando-se nas tradições marionetísticas europeias e, muito especialmente, mediterrânicas. Polichinelo, Titella, Pulcinella, Critobitas, Polichinelle, Punch, Guignol, Dom Roberto, Aragosi, Karagoz... A Cachiporra - a moca, a Lengüeta - a Palheta, o Retábulo - a Barraca, as rotinas, a cenografia, as histórias... O mundo das marionetas populares, os seus segredos, as suas personagens, as suas técnicas e estilos diferentes, os seus marionetistas e as suas mitologias particulares.



PLANO DO WORKSHOP:

-Introdução visual, histórica e teórica por Toni Rumbau: exemplos práticos com marionetas, imagens, etc.

-Dramaturgia do teatro popular de marionetas.

-Percurso histórico (a família europeia dos Polichinelos, Karagoz, o Aragosi egípcio....). Uma dramaturgia de síntese.

-O repertório: as principais linhas argumentais.

-A moca: poética e prática.

-A palheta: construção e prática.

-As marionetas e a cenografia.

-O retábulo.

-A preparação.

-Exercícios dos participantes: elaboração de pequenos sketches com marionetas.



Este workshop destina-se especialmente a marionetistas e a actores ou a interessados por esta temática. Os participantes devem trazer as suas próprias marionetas de luva.



BIO

Toni Rumbau nasceu em 1949 em Barcelona. Licenciado em Filologia, variante de Literatura Espanhola, Universidade de Barcelona. Em 1972 viajou pela Itália, Turquia, Irão e Afeganistão. Instalou-se na Dinamarca e residiu em Portugal de 1974 a 1975, onde viveu activamente a Revolução dos Cravos, tendo, inclusive, participado nas Campanhas de Dinamização Cultural do MFA.

Em 1976 fundou em Barcelona a companhia La Fanfarra de Teatro de Marionetas, juntamente com Mariona Masgrau e Eugenio Navarro. Autor dos guiões da companhia durante a sua primeira etapa, até 1992. Autor dos guiões da companhia durante a sua primeira etapa, até 1992. Obras: Las Aventuras de Malic, La Historia del Rey Triste, Aquiles y la Tortuga, La Leyenda de San Jorge, Los Pastorcillos, La Historia de Li o Malic en la China, Malic en Nueva York, Malic y la Fuente de la Eterna Juventud, Faustí, Calidoscopia (escrita em colaboração com Rafael Sender), La Reina Blanca, Carmen (escrita em colaboração com Joan Casas), Europa (escrita em colaboração com Miguel Vigo), Malic Enamorado. Percorreu o mundo inteiro com o espectáculo a solo A Dos Manos e outros espectáculos de La Fanfarra.

Em 1984 abre com La Fanfarra o Teatro Malic de Barcelona, sala alternativa pioneira de todo o país. Assumindo desde 1992 a sua direcção. O Teatro recebe o Premio Especial de la Crítica (1991), o Premio Ciudad de Barcelona de Teatro (1992) e o Premio Fad (un Aplauso, em 1993).

Em 1993 cria o Festival de Ópera de Bolsillo de Barcelona do qual é director, a partir do Teatro Malic, e que em 2008 chega à sua décima terceira edição.

Escreve as obras de teatro infantil Perot lo Lladre e Perot a Tarraco para a companhia Maremàgnum de Barcelona. Em 1999 estreia a obra El Doble y la Sombra no Festival de Verano de Barcelona (Grec). Em 2001 estreia a ópera Euridice y los Títeres de Caronte da que é o autor do libreto, com música de Joan Albert Amargós (Festival Grec’2001). O libreto desta ópera está publicado na colecção teatral da Editorial Arola de Tarragona. Em Outubro de 2002 publica a sua primeira novela La Catedral de las Ruinas, editada por Arola Editores.

Em Novembro de 2002 cria juntamente com Karim Dakroub (Beirut), Cengiz Ozek (Istambul), Habiba Jendoubi (Tunes), Hamdy el Tounsy (Cairo) e Víctor Molina (Barcelona) a rede Ombres et Marionnettes de la Méditerrannée. Em Dezembro de 2002 fecha o Teatro Malic, depois de 18 anos de existência. Em 2003 viaja a París, Tunes (2.º Encontro da Rede Ombres et Marionnettes de la Méditerranné), ao Festival de Teatro de Chipre do lado turco com A Dos Manos, bem como ao Festival de Marionetas de Beirute e participa no curso Le langage des Théâtre Populaires de la Méditerrannée: Marionnettes, Ombres, Énergie et Tradition. Em Setembro e Outubro de 2003, artista convidado (Fellow) pela Fundación Bogliasco (Centro di Studi per le Arte e la Leteratura de la Liguria, Itália), para escrever o libreto de ópera Doble Sombra, projecto a realizar com o compositor italiano Federico Ermirio e o encenador Luca Valentino.

Em Outubro de 2005, o seu livro Fumar en Pipa o la Retorta de los Sueños, com fotografias de Albert Fortuny, é publicado por Arola Editors. Em 2005 estreou também a Cantata La Asamblea de los Niños com texto de sua autoria e música de Joan Albert Amargós, uma encomenda do Auditorio de Barcelona.

Em Abril de 2007 é publicado pela Arola Editors o seu livro Malic, l’aventura dels titelles, um livro sobre marionetas e teatro que fala do seu passado, desde os seus tempos em Portugal, de Espanha, do fim da União Soviética, das suas viagens ao Egipto, Índia, Paquistão, a Jerusalém durante a primeira guerra do Golfo, à China, a Macau...

Em Outubro de 2007 estreou a ópera Salón de Anubis o la Academia de Lilí&Danté com libreto da sua autoria, direcção musical de Joan Albert Amargós, encenação de Luca Valentino e cenografia de José Menchero. Salón de Anubis" foi representada em Winterthur, Suíça, em Darmstadt, Alemanha, e no Teatre Nacional de Catalunya, em Barcelona.

Actualmente acaba de ser publicado o seu novo livro La Colla de la platja o el Futur de Catalunya, novela e ensaio, editado por Arola Editorial. Tem em preparação um novo espectáculo de sombras e marionetas.



INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

C.A.Ma | A Tarumba-Teatro de Marionetas

Tel.+Fax: 21 242 76 21 | 91 428 81 36

info@tarumba.org | ruteribeiro@tarumba.org | www.tarumba.org

Convento das Bernardas - R. da Esperança, 152

1200-660 Lisboa Portugal

Sem comentários: