quinta-feira, dezembro 29, 2011

S.A.Marionetas no Armazém das Artes - oficinas e espectáculos em Janeiro e Março




S.A.Marionetas no Armazém das Artes


7 Janeiro 2012 - Oficina de Marionetas de Sombras para crianças e adultos
14 Janeiro 2012 - Theatrum Puparum “D. Inês de Castro”
21 Janeiro 2012 - Oficina de Marionetas de Luva/Meia para crianças e adultos
28 Janeiro 2012 - Theatrum Puparum “PORTUCALE”
3 Março 2012 - Oficina de Marionetas de Varão para crianças e adultos
10 Março 2012 - Theatrum Puparum “ A Padeira de Aljubarrota”
17 Março 2012 - Oficina de Marionetas de Sombras Coloridas para crianças e adultos

Inscrições e reservas:
Armazém das Artes
Rua Eng. Duarte Pacheco, 38
2460-043 Alcobaça
Telefones: 00351 262 595 269 ou 00351 913 354 334
E-mail: geral@armazemdasartes.pt www.armazemdasartes.pt
mais informa~ções em http://www.samarionetas.com/sam_armazem_das_artes.htm

Cais Vivo

Sallie Ford "Cage"

segunda-feira, dezembro 19, 2011

mestre Filipe e suas marionetas a não perder dia 21 Dezembro

Teatro de Marionetas oferece «Uma Noite» de encantos na Black Box do Teatro de Portimão


Teatro de Marionetas oferece «Uma Noite» de encantos na Black Box do Teatro de Portimão
Por Elisabete Rodrigues ⋅ 15 de Dezembro de 2011 ⋅ Comentar
Temas Crianças, Marionetas, Portimão, Teatro, Tempo

A Black Box do Teatro Municipal de Portimão é uma verdadeira caixa negra de onde saem encantos. No sábado, dia 17, às 16h00, terá lugar a quinta e para já última apresentação, desta vez para as famílias, da peça para marionetas «Uma Noite», concebida e apresentada por três artistas locais, todas elas professoras.

Trata-se de Fátima Mártires, Carla Travessa e Carla Paixão, a primeira e a última professoras de EVT, a outra professora de Música. Elas conceberam a história que sobe ao palco, construíram as marionetas, criaram a cenografia, e ainda dão corpo à manipulação dos bonecos. Para isso tiveram também a ajuda de uma quarta professora, de Português, Sandrina Branco, que colaborou na pesquisa e na dramaturgia.

E o que apresentam então? A peça de teatro para marionetas «Uma Noite» é uma criação original, a partir das histórias clássicas das «Mil e Uma Noites». «O que nós contamos aqui não são as histórias em si, porque são muitas e longas, e este espetáculo dirige-se a crianças do pré-escolar, entre os 3 e os 6 anos. Não pode ter mais de meia hora, senão as crianças cansam-se», explica Fátima Mártires.

«O que nós contamos são elementos de várias histórias, que os miúdos, na sua maioria, já conhecem, como Aladino, a Lâmpada e o Génio, Ali Babá e os 40 Ladrões e, claro, Xerazade, que é quem conta as histórias», acrescenta.

A aventura destas artistas de Portimão começou quando, em junho do ano passado, apresentaram no palco do Teatro Municipal de Portimão (Tempo) a ópera «O Zé das Moscas», no âmbito da disciplina de Oficina de Expressão Dramática, que envolvia dezenas de alunos da sua escola, a EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco, a cantar, a representar ou a tocar os instrumentos. Foi um sucesso e na altura a Oficina do Espetador do Tempo convidou-as para apresentar um novo trabalho, baseado nas «Mil e Uma Noites» e desta vez concebido de propósito para a Black Box, o espaço mais intimista do teatro, e a pensar nas crianças mais pequenas, dos 3 aos 6 anos.

«O nosso trabalho para esta peça de marionetas começou logo nessa altura. Começámos a trazer as ideias cá para fora, a pesquisar o que é que os miúdos, em especial os mais pequenos, conhecem das Mil e Uma Noites», recorda Fátima Mártires.

Quantas horas de trabalho foi preciso para conceber e dar corpo a este espetáculo? «Ui…nem sabemos. Entre idealização, construção, ensaios? Muitas e muitas horas!».

Depois, foi preciso começar a conceber as personagens desta peça, as marionetas. «Manipular marionetas exige treino, paciência, dedicação», garante a professora de EVT. «Muita paciência e concentração», acrescenta Carla Travessa.

A peça de marionetas quase não tem falas, quase tudo passa pelo movimento dos bonecos, pela música (oriental), pela dança que as marionetas fazem. «Os miúdos riem-se de coisas a que os adultos não acham grande graça», explica ainda. E no fim, o público, as crianças, podem mexer e manipular as marionetas, para verem como são e como funcionam.

O material usado para fazer as marionetas é, na sua maioria, reciclado (jornais, por exemplo) ou reutilizado.«Há muita coisa que tínhamos lá em casa», explica Carla Paixão. «Mas houve algumas coisas que comprámos, como cortinas de tule», diz Carla Travessa.

Tudo para garantir que estas marionetas ficam suficientemente expressivas, mas ao mesmo tempo simples, para conseguirem contar a história a este público muito jovem, mas muito exigente. «Não podemos usar, com miúdos do pré-escolar, marionetas muito complicadas. Tem que ser um trabalho mais expressivo, com movimentos mais exatos, porque são miúdos muito pequeninos», considera Fátima Mártires.

A própria adaptação das histórias ou dos seus elementos principais deu muito trabalho, a pensar neste público especial. «As histórias das Mil e Uma Noites são muito complicadas e todas têm mortes. Aliás, o enredo parte da ameaça de morte de Xerazade, que tenta escapar a essa sentença contando sempre mais e mais uma história. Transformar tudo isso num enredo simples não é fácil», garante a artista.

No fundo, explicou, «começámos por encher um frasco com ideias e depois fomos retirando, fomos retirando, para deixar só o essencial».

Este essencial, a peça de teatro de marionetas «Uma Noite», foi estreada esta semana, em quatro sessões para as escolas e fecha no sábado com mais uma sessão, para famílias. Só que, se este artigo lhe abriu o apetite para ir assistir, talvez o melhor seja desistir. É que mesmo a última sessão já está lotada. Mas anime-se: há conversações com o trio de artistas para que a peça possa ser apresentada de novo em janeiro.

«Há muitos pedidos, de escolas que agora não puderam vir por falta de espaço, de pais. Provavelmente em janeiro vamos voltar aqui, mas isso depende da produção do Tempo», revela Fátima Mártires.

«É que há muita procura de espetáculos, de atividades para crianças mais pequenas, porque há pouca coisa para elas».

O trio de artistas de Portimão já tem outros planos e ainda mais ambiciosos: uma peça de teatro de marionetas para bebés. «Será uma linguagem ainda mais simples, mais “gugu-dadá”», explica Carla Travessa. E para quando, quis o Sul Informação saber? «Não depende de nós. Da nossa parte, o trabalho está feito e pronto a apresentar». Ficamos à espera!

Fotos de: Patrícia Canha/Tempo

fonte: http://www.sulinformacao.com/?p=10094

quinta-feira, dezembro 15, 2011

“Manifesto em Defesa da Cultura”


52 personalidades apresentam manifesto contra o actual rumo de "desastre" no sector cultural
Manifesta vai ser apresentado esta quinta-feira (Paulo Pimenta)
Um grupo de personalidades ligadas à área cultural, entre elas, José Barata-Moura, lança quinta-feira, em Lisboa, um “Manifesto em Defesa da Cultura” cujo actual rumo qualificam como um “desastre”.


O manifesto divide-se em seis pontos e critica “as políticas de agressão à Cultura seguidas pelos últimos governos criaram uma situação insustentável”.

A apresentação do manifesto pelos signatários realiza-se quinta-feira, às 19:30, no bar Adufe do bairro lisboeta de Alfama. Entre eles contam-se o historiador António Borges Coelho, a escritora Alice Vieira e o compositor João Madureira, o cineasta João Botelho, os arqueólogos Jacinta Bugalhão, Santiago Macias e João Zilhão, o escritor Manuel Gusmão, os catedráticos Helena Serôdio e Vítor Serrão, os músicos Manuel Pires da Rocha e Samuel Quedas.

Para arqueólogos, artistas plásticos, cineastas e atores é “tempo de protesto e de recusa. Tempo de mobilização de toda a inteligência, de toda a criatividade, de toda a liberdade, de toda a cólera contra uma política que chama ‘austeridade’ à imposição de um brutal retrocesso histórico em todas as áreas da vida social”.

“A Cultura que, tal como a emancipação do trabalho, é parte essencial do património do futuro”, escrevem os autores do manifesto.

Os subscritores do texto consideram que o Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC), anunciado pelo actual Governo, “vai ainda mais longe nos aspetos negativos do PRACE (Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado) apresentado pelo anterior executivo do Partido Socialista.

“Com o Governo PSD/CDS, aos cortes cegos seguiu-se a reestruturação cega”, lê-se no manifesto que afirma que “o PRACE do Governo PS gerou uma estrutura ineficiente e enfraquecida, em diversos aspectos irracional, que colocou serviços e instituições à beira da paralisia e do colapso, situação que os sucessivos PEC’s agravaram brutalmente”, lê-se no documento.

Para os 52 promotores, o actual panorama da Cultura é de “destruição e perversão do princípio de serviço público, estrangulamento financeiro, desmantelamento, redução e desqualificação de serviços, centralização e agregação burocrática de instituições e mercantilização”.

Os subscritores criticam também a intervenção da troika considerando que “a situação de estrangulamento financeiro, que já colocara o orçamento para a Cultura muito abaixo do nível da subsistência, agrava-se com novos cortes agora sob a bandeira da ‘austeridade’ imposta pela troika e servilmente aceite por PS, PSD e CDS”.

“Para o Governo e a troika, a Cultura situa-se no plano de um adereço da sociedade ou de um privilégio das elites”, escrevem os subscritores.

“O Orçamento do Estado/2012 prevê para toda a Cultura cortes que agravam os de 2011, reduzindo todo o financiamento do Estado às artes e à Cultura a 6,7% do que até agora o Estado já entregou à banca, nomeadamente para dar cobertura ao buraco do BPN”, afirmam os autores da iniciativa que consideram ser “desonesto e absurdo” o argumento da anterior ministra, Gabriela Canavilhas, e do actual secretário de Estado, Francisco José Viegas, que “justificavam este estrangulamento com o patético argumento de uma distribuição equitativa entre as diferentes áreas de Governo”.

Consideram os subscritores que “austeridade na Cultura não destrói só o que existe, destrói o que fica impedido de existir” e chamam a atenção para “a criação contemporânea”, afirmando que “os apoios aos teatros nacionais e ao cinema encaminham-se para uma ainda maior desresponsabilização do Estado e para a simples entrega aos mecanismos do mercado”.

“Para as áreas do Património Edificado, dos Museus, dos Sítios Arqueológicos, das Bibliotecas, dos Arquivos, a catástrofe é iminente” e “desenha-se uma radical redução do número de instituições que integram os Museus Nacionais, redução que, sendo previsivelmente conduzida segundo os cegos critérios do PREMAC, nada terá a ver com o reforço, o equilíbrio e a requalificação cultural e científica”, lê-se no documento assinado entre outros pelo letrista João Monge, o escritor e encenador Jorge Feliciano, o historiador Paulo Varela Gome e o director artístico do Festival Alkantara, Thomas Walgrave.Outras personalidades que assinam o texto são Aida Tavares, adjunta da direcção Artística do São Luiz Teatro Municipal, Alberto Gordillo, escultor, Alexandre Branco Weffort, músico, Ana Luísa Amaral, poetisa, António Carmo, pintor, Arlindo Fagundes, artista gráfico, Carlos Mota Soares, catedrático, Carlos Oliveira, director do Teatrinho de Santarém, Carlos Vidal, professor da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Cláudia Dias, bailarina e coreógrafa, Domingos Lobo, escritor, Fernando Casaca, director do Teatro do Elefante, e Hugo Santos, escritor
http://www.publico.pt/Cultura/52-personalidades-apresentam-manifesto-contra-o-actual-rumo-de-desastre-no-sector-1525112?all=1

terça-feira, dezembro 13, 2011

Os Numeros da S.A.Marionetas....2011


A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos no ano de 2011 continuou a apostar na apresentação de peças originais. Assim apresentou 3 novas produções: “Amigo” de José Gil e Camila Moreira, “Portucale - a Consagração” de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil e Rui Sousa, “Fado Portugal – uma história de faca e alguidar” de Natacha Costa Pereira, José Gil e Sofia Vinagre em co-produção com o Museu da Marioneta de Lisboa.
Fez 147 apresentações das 8 produções que tem em itinerância em 26 localidades diferentes, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Esteve presente na Bienal Internacional de Marionetas de Évora, no 4º Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo, no Festival del Titere de Cádiz (Espanha), no International Figurentheatre Festival – Gent (Bélgica), na Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, no International Festival of Traditional Pupet – Anton Anderle – Eslováquia, na Maratona de ROBERTOS – 10º Aniversário do Museu da Marioneta de Lisboa, na Feira Afonsina de Guimarães, na Mostra de Licores e Doces Conventuais – Alcobaça, no Festival Internacional de Marionetas de Sintra e ainda participou na Festa da Marioneta organizada pela ArtemRede. Organizou ainda a 14ª edição do festival “Marionetas na Cidade” na cidade de Alcobaça.

No ano de 2012 celebramos o 15º aniversário da companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos. 35 estreias e 1655 apresentações depois, continuamos a trabalhar sediados na cidade de Alcobaça.
Obrigado! aos que nos apoiam desde sempre: O Município de Alcobaça; O Público; O Comércio e Industria Local; Os Promotores e Programadores; Os Amigos e Colaboradores.


15 anos . 1997-2012
S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

Apoios: Câmara Municipal de Alcobaça / Mosteiro de Alcobaça –IGESPAR / Fundação Cultural - Armazém das Artes / CELF / BricoMarché-Alcobaça / AD-LIB Aluguer de luz e som / Arte Ataca-Publicidade / Pensão Corações Unidos / Rádio Cister 95.5 FM / Bugalho - atelier de ferros
Associado da UNIMA Portugal - União Internacional da Marioneta – Centro Português da UNIMA


S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
Apartado 622
2461-901 Alcobaça
Tel.: (+351)967 086 609 / (+351) 965 861 018
sam@samarionetas.com
samarionetas@gmail.com
www.samarionetas.com

sexta-feira, dezembro 02, 2011

FLORESTA - Valdevinos Teatro de Marionetas 4 e 11 Dezembro - Seixal



4 e 11 Dezembro às 16h
Cinema S. Vicente
Paio Pires (Seixal)
mais informações em:
www.valdevinos.net/floresta

terça-feira, novembro 29, 2011

Henrique Delgado - contributos para a história da marioneta em Portugal de Rute Ribeiro - edição Museu da Marioneta de Lisboa


provávelmente uma das publicações mais esperadas por todos os que vivem o universo da marioneta portuguesa. são 280 páginas de informação recolhida por Henrique Delgado aqui com texto,pesquisa e selecção de artigos feita por Rute Ribeiro numa edição do Museu da Marioneta de Lisboa.

Henrique Delgado - contributos para a história da marioneta em Portugal de Rute Ribeiro
ISBN 978-989-8167-11-8
Deposito Legal 336292/11

publicidade com marionetas de fios

Marionetas from armadillo on Vimeo.

Teatro de sombras da China está na lista do patrimônio cultural imaterial


A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), anunciou ontem (27) que o sexto o Comitê Intergovernamental da entidade, reunido em Bali, na Indonésia, decidiu incluir o teatro de sombras da China na Lista Representativa de Patrimônio Imaterial da Humanidade.

O teatro de sombras chinês apresenta manipulação de marionetes, canto, literatura oral e artesanato. A manifestação envolve história cultural, crenças sociais e costumes locais.

Antes dessa reunião, a China contava com 28 patrimônios culturais na lista da Unesco, que tinha um total de 213 itens de todo o mundo.

tirado de http://portuguese.cri.cn/561/2011/11/28/1s142900.htm

sábado, novembro 26, 2011

Portugal em marionetas participa no Festival Fringe


Um menino de madeira, um jardim e um manipulador. Uma criação inteiramente portuguesa e um espectáculo de “one man show” vai estar em cena no próximo sábado, integrado no Festival Fringe.

Não é o Pinóquio, nem vive na pequena aldeia italiana, nem tem um pai de nome Geppetto. Chama-se Jasmim, vive num jardim e o “pai” é Sérgio Rolo, quem o criou e quem lhe dá vida. Pela primeira vez em Macau, o ex-actor do Teatro de Marionetas do Porto vem fazer a estreia de “Jardim Jasmim” ao território – o primeiro espectáculo depois da criação da Má – Marionetas do Algarve.

Uma peça para maiores de quatro anos e sem limite de idade. O argumento convida-nos a entrar no mundo do menino e conta a história do seu dia-a-dia e do seu jardim. “Jardim Jasmim conta as vivências e os sentimentos da rotina diária do menino”, desvenda Sérgio Rolo.

Um mundo imaginário, onde tudo se passa e tudo o que se sente é uma hipérbole de vivências. O artista fala em “booms imaginários”, entre flores, plantas e, claro, jasmim. O boneco é manipulado em loco. Propositado ou não, para Sérgio Rolo, assim dá-se mais vida ao menino e as crianças podem ver como tudo funciona e se vai transformando ao longo da peça. É em português, mas a língua pouco importa. O artista quis apostar na música, como veículo de comunicação e como dinamizador da narração.

E como todos os contos, este não é diferente e pretende ter uma mensagem de abertura ao mundo. Sérgio Rolo explica ao Hoje Macau: um universo infantil marcado pelo egocentrismo deve-se quebrar e mostrar que há vida para além de cada um. “As crianças vivem na casa delas, no jardim delas, no mundo delas. Mas o mundo é global, há mais árvores e mais meninos a viverem as mesmas experiências”, refere em alusão ao espectáculo. Assim, no final da representação, o jardim, simbolizando o universo de jasmim, abre-se para os outros. “O mundo é global. No final há uma abertura e uma análise”, comenta ainda o artista.



Um público exigente

Um espectáculo direccionado para crianças, que nas palavras de Sérgio Rolo, é a audiência mais difícil de conquistar e de prender ao lugar. “É como andar num arame sem chão por baixo”, assim descreve o sentimento de entrar em cena, com uma plateia onde as crianças são os juízes.

Mas é também no planeta das crianças que o artista gosta de estar e nos seus mundos imaginários. “Há uma liberdade para criar. Eu gosto de não ter limites como criador”, explica.

Serão 40 minutos ao encontro do público, numa acção directa e onde não há segredos de produção. “O manipulador está à vista e como se tivesse dupla personalidade – também é narrador”, diz o artista. “Para as crianças é bom haver um desvendar de truques.”

E como hoje em dia o universo infantil está ligado às tecnologias, o espectáculo tem uma componente gráfica muito intensa. “É um forma de ir ao encontro da realidade dos mais novos. Tentei fazer a peça numa espécie de anúncio de televisão. As imagens são fortes e instantâneas”, esclarece ainda.

Num “one man show” tudo é controlado por Sérgio Rolo, não deixando escapar o sistema mecânico que faz Jasmim caminhar de forma quase humana. Apesar de dar o nome à peça, o menino de madeira não é a personagem principal. “Ele aparece e desaparece, a imagem gráfica é o mais importante nesta peça.”

Macau, o público e o ser artista

Sérgio Rolo pretende ficar em Macau pelo menos até Fevereiro. Em menos de uma semana vários projectos já surgiram e acima de tudo a sua arte é apreciada como arte. “Há muito tempo, se é que um dia aconteceu, não sentia consideração pelo facto de ser artista”, manifesta. Um público afável e respeitoso, uma terra de oportunidades de trocas e experiências já apaixonou este português. Sérgio Rolo quer dar o que sabe, mas quer também aprender – mais sobre marionetas, para poder levar para a Europa o que se faz na Ásia. “Gostava de ir ao Vietname e estudar as técnicas de andar sobre a água e aprofundar também as marionetas chinesas.”


http://hojemacau.com.mo/?p=24756

(noticia enviada por Rui Sousa)

quinta-feira, novembro 24, 2011

Pin - Produção da companhia S.A.Marionetas



A Arvore que não era de natal - nova produção de NTheias/no mundo da lua


http://www.aarvorequenaoeradenatal.blogspot.com/

10º ANIVERSÁRIO - Museu da marioneta Domingo, dia 27 às 17H


O Museu da marioneta é um lugar especial. Num antigo convento no centro de Lisboa conhecemos a história, formas e evolução de uma arte milenar.
O Museu é mais do que uma colecção. É um lugar cheio de vida. É a aventura e alegria de aprender, brincando, tocando, ouvindo. São os espectáculos. É a descoberta de outros tempos aqui ao alcance da mão.
Para os dias 27 e 28 de Novembro preparámos uma programação especial para a qual contamos com a sua presença.

10º ANIVERSÁRIO
Domingo, dia 27 às 17H

Lançamento dos livros “Museu da Marioneta: 10 anos em imagens” e “Henrique Delgado: contributos para a história da marioneta em Portugal”

Exposição “O Museu Ilustrado”
Para a comemoração do 10º aniversário do Museu, abrimos as portas a novos olhares sobre as nossas peças. Do palco para o papel, várias marionetas vão ganhar nova vida pelas mãos de dez ilustradores: Ana Ventura, Bernardo Carvalho, Filipe Abranches, Frederico Rocha, Gémeo Luís, Joana Rosa Bragança, João Maio Pinto, Nuno Cintrão, Nuno Saraiva, Susana Carvalhinhos.

Filme "Maratona de Robertos"
Exibição dos espectáculos de Robertos que a 10 de Setembro tiveram lugar no Chiado, em Lisboa. Com os bonecreiros: Rui Sousa (Marionetas da Feira), Francisco Mota (PortoImagem), Jorge Soares (A Barraca do Gregório), Nuno Pinto (Fio de Azeite), Raul Constante Pereira (Limite Zero), José Gil (SA Marionetas), Manuel Dias (Trulé).

Segunda-feira, dia 28

Museu Aberto!

BONECOS DE SANTO ALEIXO
CENDREV
28 e 29 de Novembro de 2011, 21h30

Estes títeres tradicionais do Alentejo parecem terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.
São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

Maiores de 12 anos
Duração – 70m

CASA DOS VENTOS
Teatro e Marionetas de Mandrágora
De Quarta a Sexta, 23, 24 e 25 de Novembro ás 10h30 e 15h

Sábado, dia 26 às 16h
Domingo, dia 27 às 11h30

“Casa dos ventos” é uma casa e é uma viagem. Qual a dimensão de uma casa? Pode uma pessoa ser uma casa? Necessita uma casa de paredes? Pode uma casa ser um local, uma língua, um país... ?
Este espectáculo narra uma viagem de duas personagens em busca de manterem a sua forma de estar, o seu espaço de afectos e emoções num mundo em transformação. Numa grande cidade, uma velha, Alba e Maria tentam atravessá-la carregando um moinho de vento às costas na procura de uma nova colina que lhes garanta um local para viverem. Mas a cidade respira, oprime e fascina.
A casa parte da procura da integração das memórias pessoais e colectivas na vida quotidiana, olhando para os legados tradicionais como a possibilidade de construir a imagem de um futuro próprio, repleto de memórias e tradições reinventadas.

Público-alvo: Maiores de 6 anos

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE AUTÓMATOS
Teatro e Marionetas de Mandrágora
26 e 27 de Novembro de 2011

Na abordagem aos mecanismos e às engrenagens criamos figuras animadas, atravessadas por distintas dinâmicas de movimento, ponto base para teatro das marionetas.
Estas figuras situadas na fronteira da escultura e do teatro das marionetas, são colocadas em acção quer pelo manipulador quer pela acção da força mecânica ou natural, como é a força do vento.

sexta-feira, novembro 18, 2011

10ª. edição da Casa Mágica - Festival de Marionetas em Valongo do Vouga


A Casa do Povo de Valongo vai organizar, de 18 a 20 de Novembro, a 10ª. edição da Casa Mágica, com o Festival de Marionetas.

O programa envolve uma exposição fotográfica alusiva ao 10º. aniversário do evento e a direcção artística é de Beto Hinça, com apoios oficiais da Câmara Municipal de Águeda e da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga - e também da Pizaria Casa Branca, restaurantes Jacinto e Videira e Caixa de Crédito Agrícola de Águeda.
O programa é o seguinte:
- Dia 18, 6ª.-feira: Beto Inça com “Magia Musical”, espectáculo oferecido às instituições locais (14,30 horas), e Marimbondo, com “Anton, o rato do circo” (21,30).
- Dia 19, sábado: Grupo “Improviso”, com o especial “Imprevisto” (21,30 horas).
- Dia 20, domingo: Beto Hinça, com ”A história de um cão” (16 horas).
Os espectáculos decorrerão (todos) no auditório da Casa do Povo de Valongo do Vouga

sexta-feira, novembro 11, 2011

palestra sobre o “Karakuri-Ningyo”, boneco mecanizado tradicional do Japão


Terá lugar uma palestra sobre o “Karakuri-Ningyo”, boneco mecanizado tradicional do Japão, pelo Prof. Mitsuharu Hanya, organizado pela "Japan Foundation, Madrid”, e com o apoio do Museu do Oriente e Câmara Municipal do Porto.

Datas e locais: < 22 de Novembro de 2011, pelas 18h00 - no Museu do Oriente (Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), 1350-352, Lisboa);
< 23 de Novembro de 2011, pelas 18h00 - na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Rua D. Manuel II, Jardins do Palácio de Cristal, 4050-239, Porto).

Entrada Gratuita.

quinta-feira, novembro 10, 2011

Rui Sousa - Agenda Novembro / Dezembro 2011


12 de Novembro - 'O BARBEIRO' e 'TOURADA À PORTUGUESA' - FIMS - Sintra
10h30 - Palácio de Monserrate
15h30 - Palácio Nacional de Sintra – Vila

20 de Novembro - WORKSHOP DE CONSTRUÇÃO DE PRESÉPIOS (MARIONETAS DE MESA)
11h30 - Fórum FNAC Mar Shopping - Leça da Palmeira

1 a 4 de Dezembro - evento: PRENDA 2011 - Portas do Mar - PONTA DELGADA
'O BARBEIRO' e 'TOURADA À PORTUGUESA'
1 de Dezembro - 21h00
2 de Dezembro - 10h30
3 de Dezembro - 18h00
Workshop de construção de fatoches
2 de Dezembro - 18h00

18 de Dezembro - 'O CIRCO DAS MARIONETAS' - FNAC Mar Shopping
17h00 - Fórum FNAC Mar Shopping - Leça da Palmeira


Mais informações em:
www.ruisousa.pt
www.marionetasdafeira.blogspot.com
www.facebook.com/marionetasdafeira

quarta-feira, novembro 09, 2011

Museu da Marioneta - Newsletter 22



Newsletter 22 ()

O Museu da Marioneta é um lugar especial. Num antigo convento no centro de Lisboa conhecemos a história, formas e evolução de uma arte milenar. O Museu é mais do que uma colecção. É um lugar cheio de vida. É a aventura e alegria de aprender, brincando, tocando, ouvindo. São os espectáculos. É a descoberta de outros tempos aqui ao alcance da mão.

Em Novembro fazemos 10 anos. Preparámos uma programação especial para grandes e pequenos com espectáculos, exposições, workshops... Esperamos pela sua visita!

4 A 6 DE NOVEMBRO
FASE REMTeatro Kaos

O que acontece quando, depois de adormecermos, aparece uma simples caixa que nos abrirá o caminho até ao lugar mais sonhado por nós?
Só temos de nos deixar levar pelas sensações que somos capazes de viver mesmo quando estamos acordados: a curiosidade de saber o que há no final de uma misteriosa corda, a ilusão de brincar num trapézio, a frustração de ser arrastado pelo vendaval ou, melhor ainda, a liberdade de voar.
Em “Fase REM” viveremos estas e mais aventuras sem pensar se é um sonho ou realidade, sem saber se estamos acordados ou a dormir. Porque os teus sonhos se podem tornar realidade, mesmo que seja só no teatro.

PÚBLICO-ALVO: maiores de 6 anos
HORÁRIO: dias 4, 10h30 Sábado, dia 5, 16h Domingo, dia 6, 11h30
PREÇOS: Grupos escolares: 3€ Crianças até aos 12 anos: 5€ Adultos: 7€
------------------------------------------------
10 A 13 DE NOVEMBRO
ESTÓRIA DO TAMANHO DAS PALAVRASLimite Zero Associação Cultural

Este novo projecto dirige-se a um público infantil, mas que pode envolver toda a família à volta de um tema que nos importa tocar, o Livro.
Sabemos que no mundo tecnológico e acelerado em que vivemos é mais difícil do que nunca motivar as crianças para a pausa, a introspecção, a reflexão. É aí que nasce o pensamento crítico e criativo, tão importante na formação de adultos capazes e conscientes do seu papel interventivo na sociedade.
Contamos uma história onde os personagens principais são os habitantes de uma biblioteca.
As palavras, que vivem numa casa que é um livro, numa cidade que é a biblioteca, ganham vida, com os seus defeitos e qualidades, tal e qual como as pessoas, fazendo-nos ter vontade de as conhecer melhor.
Uma história do tamanho das palavras, onde o amor, o medo e a injustiça social confundem-se entre o bem e o mal, numa divertida reflexão sobre os afectos e os valores éticos na sociedade actual.
Um espectáculo de promoção do livro e da leitura, que promove, acima de tudo, o ser humano, através das palavras.

PÚBLICO-ALVO: maiores de 6 anos
HORÁRIOS: 10 e 11 de Novembro às 10H30M - grupos escolares;
12 de Novembro, às 16H00M - público em geral;
13 de Novembro, às 11H30M - público em geral.
PREÇOS: Grupos escolares: 3€ Crianças até aos 12 anos: 5€ Adultos: 7€
-----------------------------------------------------------------------
23 A 27 DE NOVEMBRO
CASA DOS VENTOS Teatro e Marionetas de Mandrágora

“Casa dos ventos” é uma casa e é uma viagem. Qual a dimensão de uma casa? Pode uma pessoa ser uma casa? Necessita uma casa de paredes? Pode uma casa ser um local, uma língua, um país... ?
Este espectáculo narra uma viagem de duas personagens em busca de manterem a sua forma de estar, o seu espaço de afectos e emoções num mundo em transformação. Numa grande cidade, uma velha, Alba e Maria tentam atravessá-la carregando um moinho de vento às costas na procura de uma nova colina que lhes garanta um local para viverem. Mas a cidade respira, oprime e fascina.
A casa parte da procura da integração das memórias pessoais e colectivas na vida quotidiana, olhando para os legados tradicionais como a possibilidade de construir a imagem de um futuro próprio, repleto de memórias e tradições reinventadas.


PÚBLICO-ALVO: maiores de 6 anos
HORÁRIOS: Dias 23, 24 e 25 10h30 e 15h - grupos escolares;
Sábado, dia 26, 16h - público em geral;
Domingo, dia 27, 11h30- público em geral.
PREÇOS: Grupos escolares: 3€
Crianças até aos 12 anos: 5€
Adultos: 7€
Duração do espectáculo 60 minutos
-------------------------------------------------------
28 E 29 DE NOVEMBRO
BONECOS DE SANTO ALEIXO CENDREV

Estes títeres tradicionais do Alentejo parecem terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.


PÚBLICO-ALVO: maiores de 12 anos
HORÁRIOS: 21h30
PREÇOS: 7€
Duração do espectáculo 70 minutos
------------------------------------------------------
26 E 27 DE NOVEMBRO
CONSTRUÇÂO DE AUTÓMATOS Teatro e Marionetas de Mandrágora
OFICINA PARA ADULTOS

O autómato estabelece a fronteira entre a marioneta e a escultura.
O movimento da figura dá-nos a ilusão de estar animada, possuidora de vida.
Utilizando diversos materiais a criança explora as dinâmicas de movimento e animação de figuras. Cada
criança vai construir a sua própria figura, ponto de partido para uma exploração mais exaustiva no seu
grupo escolar e familiar.

PÚBLICO-ALVO: maiores de 14 anos
HORÁRIO: das 10h às 18h
PREÇO: 50 €
----------------------------------------------------------------------
27 DE NOVEMBRO A 31 DE DEZEMBRO
O MUSEU ILUSTRADO
EXPOSIÇÃO
10 anos | 10 ilustradores!
Para a comemoração do 10º aniversário do Museu, abrimos as portas a novos olhares sobre as nossas peças. Do palco para o papel, várias marionetas vão ganhar nova vida pelas mãos de dez ilustradores.


HORÁRIO: das 10h às 13h e das 14h às 18h
PREÇO: Entrada Gratuita

TODOS OS DOMINGOS DE NOVEMBRO
BEST OF MANHAS CRIATIVAS
OFICINAS PARA PAIS E FILHOS

Em Novembro o Museu da Marioneta faz 10 ANOS! Para celebrar esta data tão especial preparámos um “best of” de manhãs criativas!
Venham festejar connosco, vão ser quatro domingos imperdíveis!

Dia 6 Histórias Conventuais — Nesta oficina vamos construir uma marioneta inspirada nos antigos habitantes do Convento das Bernardas.

Dia 13 Instrumentos cozinhados, bonecos chanfrados — Durante esta manhã vamos criar uma marioneta a partir de um objecto de cozinha. Para isso basta trazerem alguns gramas de criatividade e boa disposição!

Dia 20 Cinco dedos de história — Oficina onde os participantes vão recriar a sua família em ponto pequeno, através da construção de cinco marionetas de dedo.

Dia 27 Nas mãos bocas… e na cabeça: ideias loucas! - Manhã dedicada ao universo das marionetas de esponja . Com matérias fofas vamos criar as coisas mais loucas…

HORÁRIO Manhã 10h30 às 12h30m
DURAÇÃO 2 horas
PÚBLICO 1 adulto + 1 criança com mais de 6 anos
PREÇO 5€

Valdevinos teatro de marionetas apresentam "FLORESTA"




Valdevinos teatro de marionetas
apresentam

FLORESTA

na Biblioteca Municipal de Sintra
12 e 19 de Novembro (sábado) às 16h00
entrada livre

sábado, novembro 05, 2011

"Marioneta Meu Amor", um concerto-espectáculo -Fórum Eugénio de Almeida - 5 de Nov. - 21h30


Fórum Eugénio de Almeida
5 de Novembro de 2011 pelas 21h30

Marioneta Meu Amor
Intimismo e cumplicidade na poesia da música e das imagens.

Marionetista: Manuel Costa Dias

Composição e piano: Amílcar Vasques-Dias

Voz no CD DESNUDO: Joana Machado

"Marioneta Meu Amor", um concerto-espectáculo inigualável que junta o intimismo e cumplicidade na poesia da música e das imagens. Criado a partir do CD "Desnudo", de Amílcar Vasques-Dias, sobre poesia feminina hispano-árabe do século XII, em "Marioneta Meu Amor", Manuel Dias, conceituado marionetista, dá vida às personagens que se desvendam na música e nos poemas. A mestria do marionetista, aliada a uma criteriosa selecção musical, traz de volta a mais pura essência da arte.

http://vimeo.com/25938693

quarta-feira, novembro 02, 2011

Luk De Bruyker e Isabel Barros são os formadores dos workshops no F.I.M.Sintra


O Chão de Oliva está a organizar o Festival Internacional de Marionetas de Sintra - FiMS, de 5 a 20 de Novembro de 2011.
Os workshops que o FiMS tem incluido na sua Programação têm um desconto de 20% para os sócios da UNIMA- Portugal.

12 Novembro
"Masque et Humanette"Formador: Luk De Bruyker (Be)

17 e 18 Novembro
"Corpo | Marionetas | Espaço"
Formador: Isabel Barros
para mais informações www.chaodeoliva.com

Workshop
Masque et Humanette

Esta formação é destinada a um público profissional do universo da marioneta, do teatro e das artes performativas, bem como outros interessados. Luk De Bruyker vem partilhar a sua experiencia relativamente às principais bases da relação entre as marionetas e actores com prática da Mascara Veneziana e com a técnica da marionete Humanette.

Destinado a pessoas com e sem formação (trazer roupa confortável preta).

Formador
Luk De Bruyker (Be)

Luk De Bruyker, com apenas 15 anos de idade, funda a sua companhia Théâtre Taptoe. Desempenha sempre um duplo papel central de marionetista e de actor, estabelecendo um diálogo profícuo entre a plateia e a cena. Aperfeiçoou as suas qualidades trabalhando com a companhia Litle Angel, em Londres, e com as Marionetas de Salzburgo. Em 1973, junta-se a Freek Neirynk e da colaboração entre ambos saem magníficas criações que marcam o repertório do Taptoe, atingindo um nível de reconhecimento internacional que os levou a apresentarem-se, com sucesso, em mais de vinte e seis países. Luk De bruyker, desde 1995, é o único marionetista, sem a nacionalidade Turca, com o título de “Hayali” – Mestre da tradicional marioneta de sombra turca (com os tradicionais personagens Karagoz e Hacivat). Luk pertence à memória afectiva de muitas pessoas de Ghent e Flandres Oriental, pois manipula a marioneta tradicional de Ghent – Pierke.

12 Novembro (Sábado)
9.00 horas – Sintra Museu Arte Moderna
Duração: 4 horas
Idioma: inglês (com tradução)
Preço: 30 € (desconto de 20% para membros da UNIMA-Portugal)
------------------------------------------------------------------
Workshop:
Corpo | Marionetas | Espaço

A partir dos objectos e das marionetas são exploradas várias noções relacionadas com as qualidades do movimento. O desenho, a arquitectura do corpo e do espaço. A poética do corpo na sua relação com outros corpos, objectos e marionetas.
Destinado a pessoas com e sem formação (trazer roupa confortável preta).

Formador:
Isabel Barros

Isabel Barros, Directora Artística do Teatro de Marionetas do Porto - TMP, ao longo da sua carreira tem desenvolvido trabalho como coreógrafa, intérprete, programadora e formadora. Nasceu no Porto e é membro da direcção do balleteatro do qual foi fundadora. Após a sua formação inicial em dança clássica , realizou diversos cursos em dança contemporânea e composição em Paris, onde residiu e estudou. Em Berlim desenvolveu trabalho na área da performance a solo., Já em Portugal estudou teatro e conclui a licenciatura do Curso Superior de Teatro na Escola Superior Artística do Porto. Desde 1992 tem apresentado regularmente os seus trabalhos. Desde de 1994 é responsável, ao nível do movimento e coreografia, de vários espectáculos no TMP. Recebeu vários Prémios Nacionais. Tem sido convidada por várias entidades a coordenar e intervir em várias eventos, Festivais e de Formação. É responsável pela coordenação de vários projectos artísticos de carácter social. Em 2008 lançou o seu primeiro livro, Quando é que chegamos?, especialmente dirigido às crianças.

17 e 18 Novembro ( 5ª e 6ª feira)
19.00 horas - Museu Sintra Arte Moderna
Duração: 6 horas (3 + 3)
Idioma: Português
Preço: 50 € (desconto de 20% para membros da UNIMA-Portugal)

«Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir» Museu de História e Etnologia da Terra da Maia


«Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir»

1 Out 2011 a 31 Ago. 2012

Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

A exposição temporária “Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir” exibe o espólio do coleccionador e investigador Francisco Mota que se dedica ao estudo das origens do Teatro de Bonifrates. Esta valiosíssima colecção é constituída por robertos de fio e de luva dos principais bonecreiros portugueses e ainda por fotos e documentos raros alusivos ao Teatro de Bonifrates.

Esta acção cultural tem como objectivos principais:

- Sensibilizar a comunidade maiata para a protecção e promoção do património cultural, material e imaterial;

- Contribuir para a construção da memória colectiva assente numa tradição cultural, sobretudo de animação de rua, com séculos de existência, presente em feiras, romarias como a da Nossa Senhora do Bom Despacho, entre muitas outras festividades.

- Dar a conhecer à comunidade o Teatro de Bonifrates, também designados de títeres ou marionetas tradicionais portuguesas, cuja existência remonta à Idade Média, fazendo parte da memória colectiva local, nacional e mesmo internacional;

- Divulgar a arte secular de fazer bonecros, actores de madeira e trapos, contribuindo para o seu reconhecimento enquanto auxiliares lúdicos e pedagógicos.

Em profunda articulação com a exposição, realizar-se-ão um conjunto de actividades paralelas que visam simultaneamente aprofundar o conhecimento e entusiasmar os diferentes públicos na descoberta desta arte secular, designadamente: visitas guiadas animadas; acção de formação de construção e manipulação de bonifrates; oficinas de construção e manipulação de bonifrates; espectáculos de teatro “ O Barbeiro diabólico” e “ Uma tourada à portuguesa” e um colóquio.

Horários: terça-feira a sexta-feira: 09:30h -13:00h ; 14:00h -17:30h, sábados e Domingos, 14:30h - 17:30h.

terça-feira, novembro 01, 2011

ESTREIA " A Cerejeira da Lua" de António Torrado , 10 de novembro, 21h30, em noite de Lua Cheia Em cena de 13 novembro a 11 dezembro

ESTÓRIA DO TAMANHO DAS PALAVRAS por Limite Zero no Museu da Marioneta de Lisboa 10 a 13 Nov.


ESTÓRIA DO TAMANHO DAS PALAVRAS
Limite Zero Associação Cultural

10 A 13 DE NOVEMBRO
“Uma história do tamanho das palavras, onde o amor, o medo e a injustiça social confundem-se entre o bem e o mal, numa divertida reflexão sobre os afectos e os valores éticos na sociedade actual." (Thomas Bakk)
Este novo projecto dirige-se a um público infantil, mas que pode envolver toda a família à volta de um tema que nos importa tocar, o Livro.
Sabemos que no mundo tecnológico e acelerado em que vivemos é mais difícil do que nunca motivar as crianças para a pausa, a introspecção, a reflexão. É aí que nasce o pensamento crítico e criativo, tão importante na formação de adultos capazes e conscientes do seu papel interventivo na sociedade.
Contamos uma história onde os personagens principais são os habitantes de uma biblioteca.
As palavras, que vivem numa casa que é um livro, numa cidade que é a biblioteca, ganham vida, com os seus defeitos e qualidades, tal e qual como as pessoas, fazendo-nos ter vontade de as conhecer melhor.
Uma história do tamanho das palavras, onde o amor, o medo e a injustiça social confundem-se entre o bem e o mal, numa divertida reflexão sobre os afectos e os valores éticos na sociedade actual.
Um espectáculo de promoção do livro e da leitura, que promove, acima de tudo, o ser humano, através das palavras.

Ficha Artística e Técnica
Texto Thomas Bakk
Encenação e Cenografia Raul Constante Pereira
Desenhos Sandra Neves
Desenho de luz Pedro Carvalho
Música e Sonoplastia Carlos Adolfo
Figurinos Inês Mariana Moitas
Interpretação Teresa Alpendurada / Raul Constante Pereira
Construção cénica Filipe Mendes / Hernâni Miranda / João Loureiro / Inês Mariana Moitas / Eduardo Mendes
Produção executiva Pedro Leitão
Agradecimentos Albano Martins / Raquel Silva / Dário Pais
Apoio Manuel Gaspar
Público-alvo: Maiores de 4 anos

Fotos ©Susana Neves

Horários:
10 e 11 de Novembro: 10h30
12 de Novembro: 16h
13 de Novembro: 11h30

Preços:
Grupos escolares: 3€/criança
Crianças até aos 12 anos: 5€
Adultos: 7€

Festival Internacional de Marionetas de Sintra

FESTAFIFE - Viana do Castelo de 12 a 19 de Novembro 2011


http://www.festafife.com/2011_festafife_marionetas.htm

domingo, outubro 30, 2011

FASE R.E.M. - Teatro Kaos no museu da marioneta de Lisboa 4 e 5 novembro



FASE R.E.M.
Teatro Kaos

4 A 6 DE NOVEMBRO

O que acontece quando, depois de adormecermos, aparece uma simples caixa que nos abrirá o caminho até ao lugar mais sonhado por nós?
Só temos de nos deixar levar pelas sensações que somos capazes de viver mesmo quando estamos acordados: a curiosidade de saber o que há no final de uma misteriosa corda, a ilusão de brincar num trapézio, a frustração de ser arrastado pelo vendaval ou, melhor ainda, a liberdade de voar.
Em “Fase REM” viveremos estas e mais aventuras sem pensar se é um sonho ou realidade, sem saber se estamos acordados ou a dormir. Porque os teus sonhos se podem tornar realidade, mesmo que seja só no teatro.

PÚBLICO-ALVO: maiores de 6 anos
HORÁRIO: Sexta-feira, dia 4, 10h30
Sábado, dia 5, 16h
Domingo, dia 6, 11h30
Duração do espectáculo: 45 minutos.
PREÇOS: Grupos escolares: 3€
Crianças até aos 12 anos: 5€
Adultos: 7€


FICHA ARTÍSTICA

Autora: Luís Javier Sánchez, José Alberto Maldonado.
Direcção: José Alberto Maldonado, Toté Carmona.
Manipulação: José Alberto Maldonado, Toté Carmona, Sandra Díaz.
Desenho de marionetas e encenação: José Alberto Maldonado.
Desenho de publicidade: Toté Carmona.
Selecção musical: José Alberto Maldonado, Toté Carmona.
Desenho de luz: José Alberto Maldonado.
Técnico de iluminação: Sandra Díaz.
Produção: José Alberto Maldonado.
Distribuição: Glória Pêra.

Técnicas utilizadas: Fio, vara e automático.
Destinado: a todos os públicos.

Preços:
Grupos escolares: 3€
Crianças até aos 12 anos: 5€
Adultos: 7€

sábado, outubro 29, 2011

Museu da Maia apresenta exposição "teatro de Bonifrates"até Agosto 2012



3ª edição do Festival Internacional de Marionetas de Sintra - 2011


Sendo o teatro o eixo gravitacional da actividade do Chão de Oliva e as marionetas uma das expressões de um seus grupos residentes, o “Fio d´Azeite - Grupo de Marionetas” fundado em 1992, projectamos o “Festival Internacional de Marionetas de Sintra”(FIMS) cuja terceira edição, decorrerá no mês de Novembro , no sentido de alargar o campo da investigação, tanto no estudo e aplicação do legado tradicional, como da procura de novas formulações.
Preocupa-nos, e na programação do FIMS isso mesmo procuraremos espelhar, a reflexão sobre a linguagem que a tradição utiliza e a contemporaneidade procura, e a capacidade de transformar essas linguagens em espectáculo com as consequências inerentes a toda a experimentação.
Nesta procura, interessa-nos a multidisciplinaridade; a valorização da imagem e do movimento; a paridade dos elementos visuais, activos e dinâmicos, assim como a extensão às outras artes, numa pesquisa voltada para as preocupações contemporâneas das artes vivas.
Por outro lado, se a curto prazo nos interessa marcar um território singular no calendário dos festivais de marionetas em Portugal, num horizonte a médio prazo, queremos caminhar no sentido de estruturar solidamente o “Festival Internacional de Marionetas de Sintra”, numa referência, tanto no panorama das realizações idênticas entre nós, como a nível europeu.

Nuno Correia Pinto
Director Artístico do FIMS

PROGRAMAÇÃO (provisória) 2011
Programação FIMS (esta programação é provisória poderá sofrer alterações de espectáculos e locais de apresentação)

5 Novembro
17 h – Auditório António Silva no Cacem
“A Taste of Millefeuille”, by Eric de Sarria (FR) Todoss

22 h – Casa Teatro de Sintra
“Capuchinho Vermelho XXX”, por Teatro Marionetas do Porto (PT) – M/16

6 Novembro
16 h – Casa Teatro de Sintra
“A Cigarra e a Formiga, na cidade”, por Fio d’Azeite/Chão de Oliva (PT) – Todos

12 Novembro
10,30h - Palácio de Monserrate / 15,30h - Palácio Nacional de Sintra
Teatro D. Roberto – “O Barbeiro + Tourada”, Rui Sousa (PT) - Todos

16 h - Casa Teatro de Sintra
“O Soldadinho”, Teatro de Ferro (PT) – Todos

13 Novembro
11h - Palácio Nacional de Sintra / 15,30h - Palácio de Monserrate
Mamulengo – João Redondo, por Teatro Formas Animadas (BR) – Todos

16 h - Casa Teatro de Sintra
"U""Une fois, duex fois, trois fois...Adzjugé", por Luk De Bruyker (B) – Todos

19 Novembro
Palácio Palácio de Monserrate / Palácio Nacional da Vila e Museu do Brinquedo
Punch & Judy show, by The Puppetree Company (ING) – Todos

16 h - Casa Teatro de Sintra
“O Romance da Raposa” de Aquilino Ribeiro, por Marionetas de Lisboa/Alma d’Arame (PT) – Todoss

22 h - Casa Teatro de Sintra
“O Canto” – Momentos Sonoplásticos/Performance/Hapenning, por Alma d’Arame (PT) – M/16

20 Novembro
11h - Palácio Nacional de Sintra
Punch & Judy show, by The Puppetree Company (ING) – Todos

15,30h - Museu do Brinquedo
Teatro D. Roberto – “Rosa e os seus três namorados + O Castelo dos Fantasmas”, por S A Marionetas (PT) – Todos

17,30h - Palácio Nacional de Sintra
"Theatrum Puparum", por S A Marionetas (PT) – Todos

workshops
Dias 17 e 18 - Museu Arte Moderna
“Workshop: Corpo / Marionetas / Espaço”, por Isabel Barros (PT)

Dia 19
Museu Arte Moderna
Workshop de Sombras, por Luk De Bruyker (B)

exposição
De 5 a 20 – Museu do Brinquedo
“Homenagem a João Paulo Seara Cardoso”, organização, Chão de Oliva

segunda-feira, outubro 17, 2011

Já inaugurou a sede da UNIMA Portugal em Alcobaça



Caros associados e amigos da UNIMA Portugal decorreu no passado dia 15 de Outubro de 2011 pelas 16.00horas a cerimónia de abertura da sede da UNIMA Portugal bem como do Centro de Documentação UNIMA Portugal na cidade de Alcobaça. Nesta cerimonia esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça o Sr. Paulo Inácio, bem como todo o executivo do município; o Sr. Jacques Traudeu Secretário -Geral da UNIMA Internacional veio de Montreal (Canada) propositadamente para esta cerimonia o que nos deixou muito agradecidos.
Esteve ainda presente em representação da UNESCO a Sra. Anna-Paula Ormeche responsável pelos clubes UNESCO que a UNIMA Portugal vai integrar para o próximo ano. O Museu da Marioneta de Lisboa fez-se representar pela Directora a Sra. Maria José Santos e o Director do Mosteiro de Alcobaça o Sr. Jorge Sampaio também compareceram a esta cerimonia. Estiveram também mais de meia centena de representantes das várias estruturas profissionais de teatro de marionetas portuguesas. Foram várias as pessoas que neste mesmo dia ofereceram documentos para o Centro de Documentação, aos quais agradecemos aqui publicamente. Também não podemos de deixar de agradecer a todos os que desde o inicio da UNIMA em Portugal, trabalharam para que este sonho se torna-se realidade.
Assim dizemos um OBRIGADO! A José Russo, José Ramanho e Queiroga Santos que foram os anteriores Presidentes das direcções anteriores e obviamente os restantes membros dos corpos sociais e respectivos sócios, que de alguma forma foram também responsáveis pela realização deste sonho.

A sede da UNIMA Portugal este situada na rua 16 de Outubro nº7/9 na cidade de Alcobaça e pode ser visitada das 9.30 h. às 12.30h e das 14.00h às 17.00h. de segunda a sexta com marcação prévia para o e-mail presidente@unimaportugal.com
(estamos já a tentar com que se possa ter acesso durante os fim de semana, mas para já são os horários possíveis)
Abraços!!!
E não se esqueçam de enviar informação para podermos reenviar a todos os associados.

José Gil
(Presidente da Direcção da UNIMA Portugal)

terça-feira, outubro 11, 2011

Marionetas da Feira estreia"RETALHOS" no festival Marionetas na Cidade 14 Out.


Estreia Nacional

“Retalhos”

Marionetas da Feira

Auditório do Armazém das Artes – Fundação Cultural

21.30h. – M/6 anos

entrada livre

quinta-feira, outubro 06, 2011

TRULÉ ganhou o prémio de melhor criação artística


TRULÉ – Investigação de Formas Animadas acabou de regressar de Almaty, que significa lugar das maçãs, onde participou no 1st World Puppet Carnival Almaty 2011 integrado nas comemorações do 20º aniversário da independência do Cazaquistão com o espectáculo As minhas MAIS… Marionetas.
Neste Festival 1st World Puppet Carnival Almaty 2011 participaram 30 grupos de 28 países. Na atribuição dos prémios maça de ouro TRULÉ foi nomeado para o prémio de melhor espectáculo e ganhou o prémio de melhor criação artística.
O Trulé segue de imediato para Brasília onde irá participar na 10ª edição do Festival Internacional de Bonecos de Brasília/2011. Estará de volta a Évora a 16 de Outubro.

sábado, outubro 01, 2011

Fio d´ Azeite estreia hoje " aCigarra e a Formiga na Cidade" em Sintra


A Fio de Azeite e o Grupo de Marionetas Chão de Oliva estreia hoje a peça "A cigarra e a formiga, na cidade", uma criação colectiva com encenação de João de Mello Alvim. O espectáculo estará em cena na Casa de Teatro de Sintra até dia 23 de Outubro, aos sábados e domingos, às 16h (disponível para escolas durante a semana). Os bilhetes custam entre 2,50 € (cartão amigo CO; protocolos) e 5 €.

quinta-feira, setembro 29, 2011


14º FESTIVAL MARIONETAS NA CIDADE
DE 11 A 16 DE OUTUBRO - ALCOBAÇA

14ª Edição, 11 espectáculos, 10 companhias, 6 dias, 1 Exposição, 1 Conferência, 1 Oficina de construção de marionetas e 1 exposição

A companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos volta a organizar o festival “Marionetas na Cidade” já na sua 14ª edição. Mais uma vez na cidade de Alcobaça de 11 a 16 de Outubro de 2011. Este ano o festival conta com a participação de 10 companhias que em 6 dias apresentarão 11 espectáculos. Na edição deste ano destacamos a estreia nacional do espectáculo “R/e/t/a/l/h/o/s” da companhia Marionetas da Feira, bem como a inauguração da sede nacional da UNIMA Portugal - União Internacional da Marioneta . Também como já é tradição iremos estar “à Palheta com..” no Tertúlia Café e pela primeira vez iremos realizar um Mercadinho de produtos relacionados com a arte da marioneta com a presença de vários construtores de bonecos, onde se irão realizar oficinas de construção de Marionetas. Ainda de referir a junção de sinergias com a Artemrede e o município de Alcobaça que permitiu um programa mais alargado e a exposição de parte do espólio da S.A.Marionetas pelas montras do comércio da cidade. Este ano o festival não foi apoiado pela DGArtes, mas foi apoiado pelas entidades locais públicas e privadas e pelas companhias participantes, bem como pelo comércio local . Assim 14 anos depois o festival "Marionetas na Cidade" continua a apresentar uma programação heterogénea, com espectáculos de qualidade, representativos de tendências diversas, dando continuidade à filosofia de programação que tem norteado desde o início o projecto.

É um festival já consolidado no panorama nacional, tendo-se tornado um ponto de referência e de encontro para as companhias de teatro de marionetas portuguesas. Por tudo isto há que continuar a apoiá-lo, enchendo as salas e ruas por onde ele passa; somente com o apoio de todos é possível a sua continuidade.

toda a programação aqui

quarta-feira, setembro 28, 2011

estreia nacional "Fado Portugal - uma história de faca e alguidar" pela S.A.Marionetas


estreia nacional
"Fado Portugal - uma história de faca e alguidar"
original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira

7, 8 (21.30H.) - 9 (18.00h.) Outubro 2011
Museu da Marioneta de Lisboa

Fado Portugal - uma história de faca e alguidar é uma viagem ao ambiente boémio do início do século XX em Portugal onde o Fado começa a aparecer.
As personagens do quadro do pintor Malhoa ganham vida e a Adelaide da Facada e o Amâncio vão viver várias peripécias onde se retrata, o “sentir” e o “ser português” bem como o “FADO Português”. A saudade, a tristeza, a alegria, o amor, são os sentimentos que caracterizam o povo português e que se retratam neste espectáculo.
Do fado vadio às desgarradas as personagens preenchem o espaço onde o movimento e a música ocupam o lugar da palavra.

Texto Original Sofia Olivença Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira / Construção das Marionetas Natacha Costa Pereira e José Gil / Figurinos Sofia Olivença Vinagre e Maria Luisa Valbom Gil / Marionetistas José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre / Cenografia Sofia Olivença Vinagre / Estruturas Cénicas José Gil
Co-Produção S.A.Marionetas e Museu da Marioneta de Lisboa

sexta-feira, setembro 23, 2011

VIAJANDO COM VIOLETA| destino:China - 24 Setembro


VIAJANDO COM VIOLETA| destino:China
teatro de marionetas

24 DE SETEMBRO | 16.30H
RECREIOS DA AMADORA

Violeta é uma viajante. E o Gato também.
Por vezes Violeta senta-se para comer uma maçã, ou curva-se na
margem de um rio para beber água...
É nestes momentos, nos entretantos, que podemos ouvir as histórias
das suas viagens, de países tão distantes e de outros, aqui tão perto.

Violeta leva-nos além. Ela, a sua mala e o Gato.
Desta vez, Violeta leva-nos até à China...

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Concepção, interpretação e construção de marionetas e cenários Ângela Ribeiro
Apoio Musical Daniel Morgado | Figurino: Umbelina Ribeiro/ Ângela Ribeiro
Produção O Mundo do Espectáculo/Ângela Ribeiro
Agradecimentos: Ana Gouveia, Jaime e Lina, Magda Moreira, Catarina Pé-Curto, Artes
Público Alvo: M/4
Duração: 40m (s/ intervalo)

Espectáculo integrado em SER MARIONETA: exposição de marionetas
evento organizado por ACASO

Limite Zero- estreia "ESTÓRIA DO TAMANHO DAS PALAVRAS" no FIMP


21 A 24 DE SETEMBRO, 11H00
21, 22, E 24 DE SETEMBRO, 15H00
TEATRO CARLOS ALBERTO
-ESTÓRIA DO TAMANHO DAS PALAVRAS
LIMITE ZERO
Numa Biblioteca onde os livros são as casas das palavras, vive uma família: a mãe Palavra, a filha Palavrinha e o pai Palavrão. Eles moram num livro antigo que, por ser já muito velho, está a cair de podre e necessita de obras. Mas os autores só fazem obras para livros novos. A novidade é que existe nessa Biblioteca um Papão, o Bicho-da-Prata, mais conhecido como o Papa-Livros, que se alimenta de palavras e devora todos os livros, fazendo a vida negra às palavras que lá vivem. Mas um dia, a bibliotecária recebe um telefonema de um autor muito famoso que anda a procura de palavras para o seu novo livro. É a oportunidade para a família de palavras mudar de vida. Só que o famoso autor, armado em vedeta, escolhe a Palavra e a Palavrinha, mas exclui o Palavrão do seu novo livro. Será que mãe e filha abandonarão o marido e pai Palavrão em troca da casa nova?
Contamos uma história onde os personagens principais são os habitantes de uma biblioteca.
As palavras, que vivem numa casa que é um livro, numa cidade que é a biblioteca, ganham vida, com os seus defeitos e qualidades, tal e qual como as pessoas, fazendo-nos ter vontade de as conhecer melhor.

TEXTO: THOMAS BAKK
ENCENAÇÃO E CENOGRAFIA: RAUL CONSTANTE PEREIRA
DESENHOS: SANDRA NEVES
DESENHO DE LUZ: PEDRO CARVALHO
MÚSICA E SONOPLASTIA: CARLOS ADOLFO
INTERPRETAÇÃO: TERESA ALPENDURADA, RAUL CONSTANTE PEREIRA
COSTUREIRA: ALEXANDRA BARBOSA
CONSTRUÇÃO CÉNICA: JOANA CAETANO, HERNÂNI MIRANDA, JOÃO LOUREIRO, ALEXANDRA BARBOSA, INÊS MARIANA
DESIGN GRÁFICO: SANDRA NEVES
PRODUÇÃO LIMITE ZERO

ESTREIA ABSOLUTA
DURAÇÃO APROXIMADA: 00:50
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M4 ANOS
PREÇO: BILHETEIRA DO TECA
Estória do Tamanho das Palavras – Limite Zero . Foto: Sandra Neves
www.limitezero.org
Foto Publicada de Susana Neves/FIMP

OUTUBRO NO MUSEU DA MARIONETA DE LISBOA


DE 6 DE OUTUBRO A 13 DE NOVEMBRO

Outros Olhares
Uma parceria Museu da Marioneta / Arteilimitada

EXPOSIÇÃO
No âmbito das comemorações do 10º aniversário do Museu da Marioneta, os alunos da escola Arteilimitada partiram do acervo da colecção e das memórias do Convento das Bernardas e da Madragoa para criarem novos objectos serão apresentados ao público nesta exposição.
Estarão presentes obras de:

Henrique Enes Marcelino
Maria Helena Paz Ferreira
Pedro Lupi Caetano

PÚBLICO-ALVO: Todo o público
HORÁRIO: Terça a Domingo, 10h-13h e 14h-18h
PREÇO: Gratuito
-----------------------------------------------------------
7 A 9 DE OUTUBRO
Fado Portugal: uma história de faca e alguidar
(estreia)
SA Marionetas
Integrado nas comemorações do 10º aniversário do Museu da Marioneta
TEATRO DE MARIONETAS

Fado Portugal - uma história de faca e alguidar é uma viagem ao ambiente boémio do início do século XX em Portugal onde o Fado começa a aparecer.
As personagens do quadro do pintor Malhoa ganham vida e a Adelaide da Facada e o Amâncio vão viver várias peripécias onde se retrata, o “sentir” e o “ser português” bem como o “FADO Português”. A saudade, a tristeza, a alegria, o amor, são os sentimentos que caracterizam o povo português e que se retratam neste espectáculo.
Do fado vadio às desgarradas as personagens preenchem o espaço onde o movimento e a música ocupam o lugar da palavra.

Texto Original: Sofia Olivença Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Construção das Marionetas: Natacha Costa Pereira e José Gil
Figurinos: Sofia Olivença Vinagre e Maria Luisa Valbom Gil
Marionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre
Cenografia: Sofia Olivença Vinagre
Estruturas Cénicas: José Gil
Pesquisa: Natacha Costa Pereira
Co-Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos e EGEAC Museu da Marioneta
Duração: 45 min.

PÚBLICO-ALVO: maiores de 12 anos
HORÁRIO: Sexta-feira, dia 7 e Sábado, dia 8, 21h30
Domingo, dia 9: 18h
PREÇO: 7€

---------------------------------------
21 DE OUTUBRO
A GARGALHADA DE YORICK
Teatro Instável
TEATRO
Uma inesperada versão de Hamlet para dois actores, que reconstituem a peça de Shakespeare perante um público imaginário que, afinal, está mesmo lá!... E a conversa com o público acaba por acontecer, rompendo a parede imaginária que os separa. O Espectro, o Actor, Ofélia, Polónio, um Capitão/Cavalo, Horácio, Laertes e o príncipe Hamlet são as várias personagens que desfilam nesta peça, a que não faltam as máscaras da Commedia dell'Arte, e que tanto provoca lágrimas de puro riso como de pura compaixão...

Concepção Geral e Encenação: André Gago
Interpretação: André Gago e Joaquim Nicolau
Máscaras: Renzo Antonello e Nuno Pino Custódio
Figurinos: Ana Borges e André Gago
Desenho de Luz: Tiago Laires
Direcção Técnica: Marinel Matos
Duração aproximada: 120 minutos (sem intervalo)

PÚBLICO-ALVO: maiores de 12 anos
HORÁRIO: 21h30
DURAÇÃO: 120 MINUTOS
PREÇO: 7€
---------------------------------------------------------
22 DE OUTUBRO
ATRÁS DAS MÁSCARAS
Teatro Instável
CONFERÊNCIA|DEMONSTRAÇÃO
André Gago apresenta as suas múltiplas máscaras, num espectáculo/conversa com o público: da Commedia dellʼArte à Máscara Neutra, passando pelas máscaras portuguesas e as máscaras inspiradas pela tradição clássica. Eis a promessa de duas intensas horas em viagem pelo mundo poético da pantomima, a irrisão dos textos cómicos clássicos e o tremendo e fascinante mistério do mundo da máscara.
PÚBLICO-ALVO: maiores de 12 anos
HORÁRIO: 21h30
DURAÇÃO: 60 MINUTOS
PREÇO: 7€
---------------------------------------------

26 A 30 DE OUTUBRO
A TERRA DOS IMAGINADORES
Próxima Estação Associação Cultural
TEATRO

A Terra dos Imaginadores é um espectáculo-oficina onde as crianças são desafiadas a habitar um mundo poético, desempenhando um papel activo no desenrolar da história.
Aqui exploramos sentidos, reinventamos narrativas, colorimos memórias. Uma viagem por um mundo a preto e branco onde antes as árvores eram da cor do arco-íris. Um narrativa visual que cria, sem moralismos didácticos, um espaço poético que personifica as grandes questões da actualidade: a justiça, a liberdade, o direito à diferença, o poder e a solidão.
Duas actrizes partem com o público para um mundo imaginário onde as ideias fazem dos nossos braços escorregas.
Onde, vemos objectos ganhar vida, onde sentimos medo e somos surpreendidos por uma história, tornamo-nos personagens dela. As crianças percorrem territórios que as levam a tomar posições e reflectir sobre o medo e a capacidade de imaginar, de inventar, de criar soluções. Um espectáculo intimista, que tem de ser visto quase dentro do palco, dentro da história, o espaço da nossa oficina. Um espectáculo cujas necessidades técnicas lhe permitem ser apresentado em qualquer espaço, desde uma sala a um pequeno auditório.
Numa terra onde desapareceram as ideias e os imaginadores, começa a nossa viagem…

CONCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO: CLÁUDIA ANDRADE E MARIA DE VASCONCELOS
ESPAÇO SONORO: FERNANDO MOTA
ESPAÇO CÉNICO: JOANA PATRÍCIO
CO-PRODUÇÃO COM O CPA (CENTRO DE PEDAGOGIA E ANIMAÇÃO DO CCB)
PRODUÇÃO: PRÓXIMA ESTAÇÃO ASSOCIAÇÃO CULTURAL

PÚBLICO-ALVO: maiores de 6 anos
HORÁRIO: dias 26, 27 e 28, 10h30
Sábado, dia 29, 16h
Domingo, dia 30, 16h
PREÇOS: grupos escolares, 3€; crianças, 5€; adultos, 7€
----------------------------------------------------------
1 DE OUTUBRO
Marionetas Musicais
Especial Dia Mundial da Música
OFICINA PARA FAMÍLIAS | MANHÃS CRIATIVAS
Gostas de música? De que tipo? Rock? Hiphop? Metal? Disco? Rap? Reaggie? Pop?
E se a partir de um instrumento musical fizesses uma marioneta?
Vamos criar uma personagem adaptada ao teu estilo de música que, ao mesmo tempo, é um objecto sonoro!
Junta-te à banda das Marionetas Musicais!

PÚBLICO-ALVO: 1 adulto + 1 criança com mais de 6 anos
HORÁRIO: 10h30-12h30
PREÇO: 5€
Marcação Prévia
---------------------------------------------
30 DE OUTUBRO
DOÇURA OU TRAVESSURA?
Especial Halloween
OFICINA PARA FAMÍLIAS | MANHÃS CRIATIVAS
--------------------------------------------------
Dia 31 de Outubro, Halloween, dia das bruxas… a noite que todos esperamos ansiosamente...
Já pensaste qual vai ser a tua partida?
Este ano convidamos-te a descer até ao submundo das marionetas e descobrir as criaturas mais arrepiantes! Lá irás encontrar fantasmas, bruxas, zombies, caveiras, gatos pretos e esqueletos assustadores!
Para os conheceres basta bateres à porta e gritares: - DOÇURA OU TRAVESSURA? E logo verás o que te espera! AH AH AH AH AH!

PÚBLICO-ALVO: 1 adulto + 1 criança com mais de 6 anos
HORÁRIO: 10h30-12h30
PREÇO: 5€
Marcação Prévia